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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MPF Do DF Quer Que H2OH e Aquarius Fresh mudem de nome

ÁGUA MINERAL?

O Ministério Público Federal do Distrito Federal quer que os refrigerantes H2OH, da Pepsi Cola Indústria da Amazônia Ltda, e Aquarius Fresh da Coca – Cola do Brasil, mudem o nome para serem vendidos no país, alegando que são refrigerantes de baixa caloria, mas possuem nomes que remetem o consumidor a entender que seria água. Isto não é apenas um desvio de conduta, mas principalmente uma propaganda enganosa. Os próprios consumidores do H2OH e Aquarius, já não os consomem como refrigerantes, e sim como água mineral gasosa.
Verificando de outro ângulo, pode-se entender a “Jogada de Marketing” na atual movimentação publicitária. Tudo indica a verdadeira intenção dos organizadores, o que de fato expressa desvio de conduta. A própria jogada de marketing, no propósito de promover a boa venda do produto, apostando na “sede” do consumidor, exemplifica a insensibilidade e a ganância publicitária, que engana e ludibria para garantir um “suposto sucesso”. Esse tipo de comportamento fere vários princípios comerciais que garantem o êxito de uma marca. Foi este suposto “desvio de comportamento”, esta falta de caráter, que chamou a atenção do Ministério Público Federal.
A propaganda enganosa é a mais comum entre os meios publicitários; através dos rótulos, ela se beneficia da ingenuidade e da pouca informação do consumidor. Aproveitar-se da falta de conhecimento das pessoas, fere alguns tópicos do Código de Defesa do Consumidor, como também alguns princípios da própria cidadania.
A publicidade tem direito de avançar em seu próprio progresso, mas não tem o direito de violar o bom senso social. Todos sabem que H2O é a molécula da água. Existem garrafinhas de água mineral sem gás e também com água mineral gasosa. Uma das marcas de água mineral mais famosas é a São Lourenço, que vende produtos sérios. Na boa comercialização da H2O com ou sem gás, o próprio consumidor, por esta e outras boas marcas, talvez menos famosas, já tem em si que água é igual H2O. Foi uma péssima estratégia criar um refrigerante com nome de água. De fato a empresa está enganando muitos que pensam se tratar de uma nova marca de água mineral.
Parabéns ao Ministério Público por sua postura a favor dos consumidores da verdadeira H2O, em todo país, reconhecendo a veracidade publicitária dessas marcas enganosas, que sem nenhum constrangimento, pela força de sua posição capitalista comercial, e certamente da impunidade, devido a problemas na legislação brasileira, “jogam” pesado contra a sociedade.
Parabenizo, novamente, o Ministério Público, que não deixou “passar em branco”, antes reconheceu que a propaganda era enganosa, além de ferir o Código de Defesa do Consumidor e sua cidadania, também feria a Lei de Propriedade Industrial, que proíbe a indução, a falsa indicação quanto a sua origem, procedência, natureza, qualidade ou utilidade do produto ou serviço a que a marca se destina.

Osvaldo Luis Luciano Baptista
estudante de Comunicação Social
Facha, 01/10/2009
Fonte:http://blogdoprofadilson.blogspot.com

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