Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Congresso de água Mineral Realizado

Written by inthemine in News
        A décima oitava edição do Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais foi realizado no período de 29 de setembro a 02 de outubro, na cidade de São Pedro (SP),paralelamente ao evento, aconteceu o 1º Simpósio Brasileirode Crenologia e Hidrologia Médica, organizados pela Comissão Permanente de Crenologia do DNPM e pela Associação Brasileira da Indústria e Águas Minerais - ABINAM.
         A abertura contou com a presença do diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, que proferiu a palestra inaugural, abordando o tema “Gestão das Águas Minerais e o Papel da Comissão Permanente de Crenologia no Brasil”. O congresso é voltado aos empresários, executivos, técnicos, pesquisadores, cientistas, estudantes e profissionais que atuam no setor de águas minerais, termais e potáveis de mesa.
          O tema central do evento foi “A Indústria de Águas Minerais e sua Tradição na Sustentabilidade Ambiental”. Vale destacar a tradição da indústria de águas minerais na sustentabilidade dos recursos hídricos minerais, particularmente com relação à reciclagem de embalagens plásticas, aos novos sistemas de qualidade, às questões comerciais, às inovações que estão ocorrendo no mercado de águas minerais e potáveis de mesa nos âmbitos nacional e internacional, dentre outros aspectos.
           Em relação ao Simpósio de Crenologia seu principal objetivo foi o de contribuir para a difusão da cultura crenológica e de hidrologia médica no país, em conformidade com o disposto no Código de Águas Minerais, Decreto-Lei nº 7.841, de 1945. No Simpósio, contou-se ainda com a realização de conferências, cursos, debates e mesas redondas envolvendo a participação de especialistas de reconhecido saber de expressão nacional e internacional.
          O DNPM participou das duas ações com delegação de 35 técnicos que trabalham com a substância água mineral nos vários Distritos e Sede em Brasília. Miguel Nery, durante o congresso, assinou a Portaria nº 374, de 2009, que aprova a Norma Técnica nº 001/2009, que dispõe sobre as “Especificações Técnicas para o Aproveitamento das Águas Minerais e Potáveis de Mesa e destinadas ao envase, como ingrediente para o preparo de bebidas em geral ou para fins de balneoterapia”, considerando a necessidade de disciplinar e uniformizar os procedimentos a serem observados na outorga e fiscalização dos títulos minerários.
              Esta revoga a Portaria nº 222, de 1997.
          Além disso, a autarquia também foi homenageada, duplamente no evento. Na pessoa do seu Diretor-Geral, foram-lhe concedidos a Comenda “Benedictus Mário Mourão” e o ‘Prêmio Waldemar Junqueira – 2009’, pelos relevantes serviços prestados à Crenologia brasileira e pela contribuição à sustentabilidade do aproveitamento das águas minerais em nosso país, respectivamente.
          Durante o Congresso, foi realizada a 20ª Reunião da Comissão Permanente de Crenologia, a qual foi determinante para o fechamento da Portaria DNPM nº 374, de 2009. O DNPM também realizou uma reunião com todos os seus técnicos presentes aos eventos, sobre a questão da fiscalização dos balneários e indústrias de envase de Água Mineral, bem como a EXPOABINAM 2009 – Exposição que contou com 54 estandes. O DNPM participou com um estande montado na Exposição, com o objetivo de demonstrar seus produtos e serviços aos visitantes, tirar dúvidas dos mineradores.
FONTE: Boletim DNPM

Nenhum comentário: