Total de visualizações de página

domingo, 27 de março de 2011

Ambev lança banco em que a moeda é a água

POR LEILA SOUZA LIMA


Rio - A Ambev — multinacional de bebidas — teve uma ideia que vai causar inveja. Lançou, na última terça-feira 22, Dia Mundial da Água, um banco em que a moeda circulante será... água. Mineral mais precioso do mundo, mas ainda longe do mercado financeiro, esse bem global foi apropriado como principal bandeira ecológica pela companhia. A água representa 95% do seu principal produto e motivou o lançamento, ano passado, do Movimento Cyan — ‘Quem vê a água enxerga seu valor’. A ação é voltada à conscientização sobre o risco de escassez já sentida em algumas regiões do mundo, como a Índia, onde especialmente pobres têm acesso restrito à água ou nenhum fornecimento.

“Agora, é o momento de engajamento (de todos)”, disse Ricardo Rolim, diretor de Relações Socioambientais da Ambev. Em parceria com a Sabesp (companhia de água e saneamento de São Paulo), o Banco Cyan permite que 6,2 milhões de domicílios em 364 municípios pontuem por economia de água, de acordo com medição da média de consumo de cada casa. Os pontos poderão ser usados em sites de compra.

Na primeira etapa, o Banco Cyan estará disponível para 23,6 milhões de pessoas atendidas pela Sabesp. Mas a meta é fechar parcerias com concessionárias de outros estados. A Ambev assumiu compromisso de reduzir para 3,5 litros o consumo de água usado na produção de 1 litro de cerveja em em 10% a emissão de CO2 (gás que provoca aquecimento global). “Desde 2002, conseguimos reduzir em 27% o uso de água”, contabilizou Milton Seligman, diretor de Relações Corporativas da AmBev.

Nenhum comentário: