Total de visualizações de página
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Smic realiza Ação Água Mineral
A equipe da Seção de Fiscalização de Atividades Localizadas efetuou, nessa segunda-feira, 22, a Ação Água Mineral. A operação, que passou pelos bairros Partenon, Bom Fim, Floresta, São Geraldo, Navegantes e Santana, consiste em verificar a regularidade administrativa dos estabelecimentos que comercializam água mineral natural, água natural e acessórios com depósito destes produtos, de acordo com à Lei 12/75. Para a regulamentação do comércio de água mineral no município de Porto Alegre.
Ocorreram 15 vistorias e três notificações de irregularidade foram emitidas pela equipe de fiscalização. Os demais comércios da região estavam dentro da Legislação Municipal, e, também adequados as normas estabelecidas para armazenamento dos produtos.
Governo investigará maquiagem em embalagem de água mineral
BRASÍLIA - Após uma averiguação preliminar, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) abriu nesta terça-feira um processo administrativo sobre possível maquiagem na garrafa de água mineral Minalba de 610 ml. Segundo a assessoria de imprensa do DPDC, a empresa reduziu a quantidade do produto para 510 ml em uma de suas embalagens sem o aviso adequado ao consumidor.
Qualquer mudança pode ser feita em qualquer produto que chega ao mercado, seja na embalagem, seja no conteúdo, desde que haja informação clara aos compradores.
O DPDC apurou que, apesar de alteração na quantidade, o preço da garrafa de água foi mantido pela companhia. A Minalba tem 10 dias para se defender da acusação, que foi feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Segundo despacho do diretor Amaury Martins de Oliva publicado hoje no Diário Oficial da União, a Minalba foi notificada da ação. O DPDC faz parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que está submetida ao Ministério da Justiça.
A Agência Estado entrou em contato com a empresa há pouco, mas não encontrou ninguém para comentar o tema. No site da companhia, não há qualquer menção à existência de garrafa de água mineral de 610 ml.
Atualizada - Câmara dos Deputados aprova projeto que define características da água mineral
Karine Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Qual a diferença entre a água mineral e as saborizadas, preparadas com adição de sais ou de vitaminas? Os parâmetros para diferenciar esses produtos foram definidos hoje (17) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, que aprovou o Projeto de Lei 1.014/03, do deputado Ricardo Izar (PTB-SP), que trata do tema.
De acordo com o texto do projeto, que segue agora para sanção presidencial, pode ser considerada "água adicionada de sais" ou "água adicionada de vitaminas e minerais" a bebida que tenha sido processada artificialmente com a adição de produtos químicos.
A água mineral, de outro lado, é aquela retirada diretamente da fonte natural e envasada sem o acréscimo de quaisquer substâncias. No caso das águas com sabor de frutas, os teores máximos de vitaminas e minerais adicionados não deverão ultrapassar os limites definidos para os chamados alimentos enriquecidos com nutrientes essenciais.
Edição: Davi Oliveira// Atualizado às 22h31 para mudança do partido do deputado Ricardo Izar
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Viena no calor do verão
Norbert Kettner, CEO do Vienna Tourist Board, apontou o crescimento do número de turistas brasileiros em julho: 84% em relação ao ano passado
27/08/12 às 12:52 atualizado às 12:52 Dayse Regina Ferreira
MuseumsQuartier um dos maiores complexos de arte do mundo, principal ponto de encontro dos vienenses (foto: Dayse Regina Ferreira)
Norbert Kettner, CEO do Vienna Tourist Board, apontou o crescimento do número de turistas brasileiros em julho: 84% em relação ao ano passado. Nos primeiros seis meses, um aumento de 42%. E afirmou: os velhos prédios históricos não são apenas museus: devem ser vivenciados como cenários de eventos, festas, incentivos. Porque “ quem não aproveita sua herança histórica, não a merece”.
Quem sempre conheceu Viena no outono ou inverno, leva um susto com o calor de 37º centígrados, que torna a cidade mais alegre, mais colorida, mais movimentada. Cheia de surpresas, Viena festeja neste 2012 os 150 anos do nascimento de Gustav Klimt, pintor que revolucionou a arte, libertando-se dos cânones do classicismo. São inúmeros os museus com exposições especiais, mas é no Belvedere que estão sempre reunidos seus principais trabalhos. Inclusive o mais famoso de todos, “O Beijo”, que aparece até em bolos, como obras primas dos confeiteiros.
Klimt vai ser tema de um musical em sua homenagem, que inicia no dia 1º de setembro,com temporada até outubro.
A modernidade agora está nos prédios de muitos andares, coisa antes impensável na capital austríaca, que é quatro vezes maior do que Paris . O francês Jean Nouvel assinou projeto do Hotel Sofitel ; está surgindo um Grand Hyatt e, já considerado “seis estrelas”, inaugura hoje, dia 27 de agosto, o primeiro hotel da rede Ritz Carlton na Áustria, ocupando 4 palácios históricos do século XIX, bem no centro do Ring Boulevard. A cidade está cheia de gruas nas novas edificações, o asfalto mostra marcas de renovações e há também reconstrução de linhas do metro. O luxo se instala em novas dimensões.
Um dos destaques de Viena é a sua água encanada, proveniente de fontes naturais.É a única capital no mundo com água mineral encanada, sem tratamentos, originada na Baixa Áustria e nos Alpes da Estíria. Há 140 anos a água é distribuída em Viena através de canalização, hoje com uma rede de 3 mil quilômetros.
O QUE FAZER EM QUATRO DIAS
Já que a permanência será curta, dá para fazer uma extravagância e aproveitar o lado sofisticado de Viena, escolhendo hospedagem no Hotel Imperial. O mesmo hotel palácio que recebeu no passado o imperador brasileiro Dom Pedro II, a rainha da Inglaterra, todos os grandes intelectuais e cientistas do passado. Foi construído em 1863 para ser residência do príncipe de Württemberg, no Wiener Ring. Foi transformado em hotel para a Exposição Universal de Viena. Outras opções igualmente luxuosas: o Bristol, centenário (1892) e o Sacher, inaugurado em 1876 pelo filho do criador da famosa Original Sacher-Torte.Terminou em 2011 uma completa restauração e modernização de seus espaços, incluindo o Sacher Spa, com tratamentos à base de chocolate.Ao lado da Ópera, sempre foi o endereço da realeza, personalidades e artistas internacionais.
Se chegar à capital austríaca em um sábado, comece o roteiro com um aperitivo no Schwarzes Kameel, que existe desde 1618. Os canapés com recheios variados e o Aperol com vinho espumante são a pedida certa. Depois vá assistir a um concerto de verão na Catedral de St. Stephans com os solistas da Wiener KammerOrchesters tocando Bach, Mozart, Schubert e Handel. Siga então até o restaurante Plachutta, para experimentar o melhor Wiener Schnitzel da cidade. Para terminar a noite na balada,incluindo a Pratersauna, clube de Techno e Electro.
Este é o ano de festejar Gustav Klimt. Então visitar o Belvedere , palácio que abriga a maior coleção de trabalhos do pintor é coisa indispensável de se fazer . É um dos muitos locais onde Klimt está sendo homenageado pelos 150 anos.
Olivia Divjak (Vienna Tourist Board) aconselha um passeio até o Velho Danúbio, se o dia for de sol, para almoço na beira do lago e passeio de barco com direito a mergulhos. O passo seguinte é um tour no Ring-Tram até Nussdorf , prosseguindo com o trenzinho Heurigenexpress pelos vinhedos em torno de Viena. O jantar, para fechar o domingo, tem que ser na casa onde morou Beethoven, hoje a Mayer am Pfarrplatz, taverna de vinhos com fabricação própria premiada várias vezes, que tem até um rótulo “9ª. Sinfonia”, o preferido dos turistas japoneses.
INOVADORA E CRIATIVA
A capital austríaca foi classificada pela terceira vez consecutiva como a cidade com melhor qualidade de vida do planeta: muito verde nos parques ( metade da cidade), vinhedos a dez quilômetros da cidade (700 hectares de videiras), infra estrutura urbana excelente, segurança para os habitantes e visitantes: fatores básicos para tal resultado.A capital federal é a menor entre as nove províncias austríacas e está dividida entre 23 distritos, onde vivem 1.7 milhões de pessoas, sendo que a grande Viena já tem um quarto da população da Áustria, com 2.4 milhões de habitantes.
Capital da música, da cultura, do pensamento e das inovações, permite a descoberta de dezenas de palácios reais, mais de 150 palacetes e um centro histórico patrimônio mundial da UNESCO. Tem a maior coleção das pinturas de Bruegel (Museu de História da Arte) e guarda o quadro mais famoso do mundo, “O Beijo”, de Gustav Klimt (no Palácio Belvedere).
No dia 30 de setembro será inaugurado a Klimt Villa, no 13º distrito, onde o pintor tinha seu estúdio entre 1911 e 1918, agora reconstruído como museu.
Até o final deste ano, a nova Hauptbahnhof (estação central) estará entrando em funcionamento, para ser completada em 2015 como o mais moderno hub das redes ferroviárias da Europa.
De 12 a 16 de setembro acontece a MQ Vienna Fashion Week, no MuseumsQuartier. Aberto em 2001, é uma das maiores áreas de arte e cultura contemporânea do mundo, com opções de artes visuais, espetáculos, arquitetura, música, moda, teatro, literatura, cultura infantil e digital. Não é apenas um aglomerado de museus, mais um espaço de vida urbana, ponto de encontro de amantes de arte, com pátios, lojas, cafés e restaurantes ao ar livre. Os edifícios históricos dos séculos XVIII e XIX , com uma fachada barroca de 400 metros, ficam ao lado de arquitetura moderna. O sucesso é comprovado pelos 3,8 milhões de pessoas que visitam o MuseumsQuartier Wien. A Semana de Moda de Viena vai mostrar as últimas coleções selecionadas por designers internacionais e da Áustria durante 50 desfiles, complementados por filmes e campanhas fotográficas.
Entre 20 e 23 de setembro, a Viennafair – Messe Wien acontece pela oitava vez em Viena, congregando aficionados internacionais de arte contemporânea, focalizando especialmente a Europa central e ocidental. 110 galerias de arte de 20 países estarão participando com pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e instalações.
Quem estiver em Viena entre 27 de setembro e 7 de outubro vai poder conhecer o Wiener Wiesn Festival – Kaiserwiese Prater. É a Oktoberfest de Viena, em três espaços junto da Roda Gigante do Parque Prater. As atrações começam com muita comida regional, grandes marcas de cervejas e de vinhos e cerca de 99 shows com os principais astros da música popular austríaca. Nos dias 29 e 30 de setembro o Wiener Weinwandertag é a melhor oportunidade de explorar os vinhedos e adegas da região, fazendo degustação do vinho novo, experimentando a boa cozinha local e tendo uma das melhores vistas para a cidade.
No dia 6 de outubro, a Longa Noite dos Museus permite um mergulho nas principais atrações culturais de Viena. Neste 2012, mais de 100 dos museus da capital estarão participando do evento, com exposições especiais, exposições permanentes e acontecimentos únicos. Muitas das atrações podem ser vistas com apenas um ticket, válido também para os shuttle buses e a rede de transportes públicos. O roteiro inicia às 18 horas do dia 6 de outubro e continua até 1 hora da manhã seguinte. Saiba mais no www.langenacht1.orf.at
E no dia 22 de outubro, o destaque é o Hollywood in Vienna, na Konzerthaus. A ORF Radio Symphony Orchestra e o compositor americano David Newman estarão apresentando músicas de filmes clássicos como The Godfather, All the President´s Men, Basic Instinct e vários filmes de Alfred Hitchcock, além de uma homenagem a Lalo Schifrin , ganhador do prêmio Max Steiner neste 2012 (www.hollywoodinvienna.com)
2013 anuncia a inauguração dos tesouros dos antigos Wunderkammer ( Gabinete de Curiosidades) dos imperadores Habsburgos no renovado Kunstkammer (Gabinete de Arte) do Kunsthistorisches Museum (Museu de História da Arte); os Wiener Sängerknaben (Pequenos Cantores de Viena) no novo Musikzentrum ( Centro de Música Augarten) ; objetos de arte e ofícios dos períodos Biedermeier – primeira metade do século XIX – no Palácio Liechtenstein, no centro histórico.
PALÁCIO SCHÖNBRUNN E O STRUDEL
Palácio Schönbrunn, com suas 1.441 salas, é considerado um dos suntuosos palácios barrocos. O parque e a estufa de palmeiras, o jardim zoológico,- o melhor da Europa-, atraem turistas do mundo inteiro, o ano todo. Claro que os visitantes procuram a aura de Sissi e do Imperador Franz Joseph nos salões e quartos cheios de obras de arte, cristais, dourados, veludos e sedas. E era apenas o palácio de verão, já que a residência oficial era o Hofburg de Viena. É em Schönbrunn que dá para descobrir a receita do sucesso do folhado Apfel Strudel, com aula no Hofbackstube, onde a chef homenageia aos brasileiros cantando Orfeu do Carnaval em português. Ali também se compram acessórios de cozinha, lembranças, conservas e compotas. E se prova o doce Strudel com o melhor café vienense.
A véspera do Natal, 24 de dezembro de 2012, marca o 175 aniversário de nascimento da Imperatriz Elisabeth, - Sissi – que será comemorado com exposições e um musical, a partir de 5 de setembro, no Raimund Theater. Até a confeitaria Demel, fornecedora dos doces da Corte Imperial na época, vai preparar especialmente as violetas confeitadas, que Sissi gostava tanto.
SECESSION E NASCHMARKT
Também para saber mais sobre a culinária local e a de outros tantos países, é preciso conhecer o Naschmarkt, onde é possível comprar caviar, vegetais, flores e provar nos restaurantes , -que são muitos -, o sushi japonês, o kebab turco, a galinha tandoori indiana, as ostras frescas e o Leberkäse, ou a boa cozinha italiana. O melhor de tudo: o Naschmarkt fica ao lado o prédio da “Secession”, construído por Josef Maria Olbrich para abrigar as obras dos artistas rebelados contra o classicismo, entre eles Gustav Klimt. O lema na fachada diz tudo: “A cada época sua arte – a cada arte sua liberdade”.Foi o primeiro espaço na Europa Central dedicado à arte moderna. A famosa frisa de Beethoven, de Klimt (1902), agora ficou mais fácil de ser apreciada, com a “Plattform” de 3 a 5 metros de altura, criada pelo artista Gerwald Rockenschaub, que coloca as pinturas murais na altura dos olhos, pela primeira vez. A loja, na saída, tem boa variedade de objetos inspirados nos artistas da Secession.
CONCERTO DE MOZART
Nem dá para pensar em passar por Viena sem assistir a um concerto de Mozart, com músicos vestidos com roupas da época. São muitas as ofertas, mas o melhor espetáculo é o concerto da Wiener Mozart Orchester, na Goldener Saal (o Musikverein foi inaugurado pelo Imperador Franz Joseph I em 1870) . A Wiener Mozart Orchester foi fundada em 1986, conta com 30 musicos membros das melhores orquestras e grupos de música de câmera da cidade. E tem como diretores a brasileira do Piauí, Maria, há 30 anos morando na Áustria, e seu marido Gerald Grünbacher, clarinetista e colega desde os tempos da Academia do maestro Ernst Ottensamer. A Sala Dourada da Musikverein é considerada a de melhor acústica no mundo. Para terminar a noite dentro da sofisticação, jantar no Jo&Co, restaurante no museu Albertina.
É bom saber que os museus e salas históricas podem ser alugados para eventos, reuniões, jantares. O Museu de História Natural, que guarda uma das maiores coleções de animais e minerais coletados por Pohl u. Johann Natterrer entre 1817 e 1831, é um dos belos prédios disponíveis. E os convidados podem chegar até seus salões em carruagens, as mesmas que ficam disponíveis o dia inteiro nos principais pontos da cidade, principalmente junto Catedral de St. Stephan.
COMPRAS
Todos compram a Sacher Torte, que pode vir dentro de uma caixa de madeira com cantoneiras douradas, como uma jóia. E se o gosto pela jóia – ou bijuteria – o endereço mais procurado é a loja da Swarovski, com seus cristais em todas as formas. As grandes marcas ficam em torno do Hofburg e da Confeitaria Demel. Mas é no 7º distrito que o comércio ferve, com uma enorme loja Zara. O atrativo maior são as boutiques de designers e artesãos, que fazem chapéus (Mühlbauer Hutmanufaktur), Lena Hoschek, que faz Dirndls (trajes típicos austríacos) e as bolsas de Iná Kent, caras mas bonitas.
Na Lindengasse a moda é jovem. As opções para todos estão na Neubaugasse, Kirchengasse e Zollergasse. A região é cheia de restaurantes e cafés com jardins internos e casas da antiga Viena.
MODERNIDADE
No último andar do hotel Sofitel, assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o bar e restaurante Loft ( dois “toques” Gault Millau) com paredes envidraçadas, garante visão única de 360º sobre a paisagem. Além de ter um teto de grande beleza, que representa as estações do ano no afresco da artista suíça Pipilotti Rist.Logo na entrada, outro bar com jardim vertical criado pelo paisagista francês Patrick Blanc, tem muro vivo com mais de 20 mil plantas diferentes. Ao nível das águas do Danúbio, o Motto am Fluss é um restaurante em forma de barco, arquitetura arrojada que enfeita o rio. Tudo mostrando a renovação da Cidade dos Habsburgos em nova fase.
OBSERVAÇÃO:
Hitler morou em Viena na sua adolescência, na fracassada tentativa de entrar para a faculdade de Belas Artes de Viena. Pensava ele ser um grande artista e para sobreviver pintava e vendia para Judeus cópias mal feitas de quadros... sim , ele dizia gostar de negociar com judeus pois os julgava melhores pagadores....
Wood’s lança água mineral com marca própria
Foto: Divulgação
Água com marca própria em casa noturna
Embalaweb
O Wood’s, grupo casas noturnas com seis unidades no país (e mais quatro em construção), lança uma marca própria de água mineral, produzida pela empresa paranaense Águas Ouro Fino e envasada em embalagem da Tetra Pak.
A água mineral Wood’s será comercializada no Wood’s Bar Curitiba durante dois meses. Depois, será disponibilizada em todas as casas do grupo: Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).
domingo, 21 de outubro de 2012
Santa Maria lança produto para restaurantes
Água Mineral
A Água Mineral Santa Maria, uma das marcas mais forte do segmento no Rio Grande do Norte, lançou uma novidade que vai agradar ao mercado gourmet, a garrafa de água mineral de vidro, em um layout mais bonito, em 300ml, que harmoniza melhor com as requintadas mesas dos melhores restaurantes de Natal.
Segundo o dono da empresa, Roberto Sequiz, o layout da nova garrafa agrada ao público de um modo em geral e principalmente aquele que frequenta bons restaurantes, mas outro diferencial torna o produto muito bem aceito no mercado, o fato de ele estar sintonizado com as boas práticas pelo meio ambiente. O uso da garrafa de vidro diminui o o descarte das tradicionais garrafas plásticas no ambiente.
Por trás da nova garrafa de vidro, que entrou no mercado no começo do mês passado em vários restaurantes, entre eles Temaki Lounge, Guinza, Reis Magos e Sal e Brasa, está toda uma estrutura de logística para o recolhimento dos vidros nos restaurantes. Após o uso pelo cliente, a garrafa volta para as caixas especiais nas quais são entregues pela Santa Maria, que faz o recolhimento dos vasilhames na próxima entrega.
Entre as grandes marcas do mercado de água mineral no RN, a Santa Maria é a mais antiga, com 45 anos de existência. Foi criada pelo empresário natalense Pedro Alberto Serquiz Elias, que morreu com 89 anos, dois anos atrás. Há 30 anos, porém, a marca é controlada pelo filho dele, Roberto Sequiz.
Água Mineral Santa Maria
Rua Dr. Luiz Antônio
Zona Rural – Parnamirim/RN
Fone: (84) 3222-8832
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Água Mineral em lata será novo produto mineiro
Última das três marcas do Sul de Minas resgatadas pela Copasa, Lambari volta ao mercado em março, depois da reformulação completa da fábrica. Próximo passo vai ser a exportação
Última representante do famoso Circuito das Águas, no Sul de Minas Gerais, a ser resgatada pelo programa de revitalização das águas minerais conhecidas na região desde o século 18, a marca Lambari voltará a ser produzida em março de 2013.
Além das versões de 310 e 500 ml na garrafa PET, a bebida poderá surpreender os concorrentes embalada em latas de alumínio, projeto em estudo na Copasa Águas Minerais de Minas Gerais, subsidiária da companhia mineira de saneamento que assumiu as fontes e as unidades de envase há cerca de sete anos. A reestruturação da fábrica de Lambari começou duas semanas atrás, com conclusão prevista para dezembro de um investimento de R$ 3 milhões, informou ontem o presidente da Copasa, Ricardo Simões.
Toda a planta industrial será revisada e readequada conforme as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e receberá equipamentos, boa parte deles já adquirida. Do recurso orçado, resta um aporte de R$ 900 milhões, que será destinado à adequação física das instalações, com capacidade para envasar 8 mil litros por hora. A montagem mecânica deverá se estender de janeiro a meados de fevereiro para que o primeiro carregamento chegue no mês seguinte aos consumidores de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo Ricardo Simões, o foco principal das vendas é o mercado paulista, onde as outras marcas já são comercializadas. A água mineral Caxambu foi a primeira a ser repaginada e retornar ao consumo, em 2008, seguida da Cambuquira, em 2011, e da Araxá, em julho deste ano. A Copasa vai completar um desembolso de R$ 30 milhões, iniciado em 2006, na revitalização das fontes e relançamento das bebidas. A partir de 2013, revela Ricardo Simões, o desafio será mirar o mercado externo, especificamente as vendas na América do Sul. “Concluídos os projetos de revitalização e diante da boa aceitação do mercado, aí então vamos partir para avaliar a viabilidade das exportações”, disse o presidente da Copasa.
A companhia aposta na qualidade das águas minerais de Minas como mote frente à concorrência, tendo em vista se tratar de um negócio pequeno. Afinal, a capacidade total de envase alcança 36 mil litros por hora. Na engarrafadora da marca Araxá, a empresa poderá trabalhar com um acréscimo de 4 mil litros por hora.
Oportunidade “Os nossos objetivos nesse negócio sempre foram recuperar um patrimônio que faz parte da história de Minas Gerais e atrelar as marcas às oportunidades que a Copasa pode ter fora do estado”, disse Ricardo Simões. Naturalmente gasosa, a água Lambari tem características físico-químicas associadas à bebidas energéticas.
Entre as histórias reproduzidas por gerações no Circuito das Águas, as cidades de Lambari e Caxambu disputam o mérito de suas fontes terem curado a princesa Isabel, em 1868, de uma suposta infertilidade. Ela e o marido, Louis Philippe Marie Ferdinand Gaston, o conde d’Eu, teriam desfrutado durante quatro meses das águas do Sul de Minas.
As fontes de Lambari foram descobertas em 1780 e, conforme a lenda local, seus poderes energéticos atraíram figuras ilustres como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Wenceslau Braz e Hermes da Fonseca. Dentro do programa de reativação da produção das águas, a Copasa passou a produzir em janeiro as garrafas PET usadas no envase das marcas Araxá e Caxambu. Fonte: Estado de Minas |
Produto de Araxá :: ACIA defende a venda da Água Mineral Araxá em todo o comércio araxaense
Contrato de exclusividade com a Uberlândia Refrescos, representante da Cola-Cola na região, impede a venda da Água Araxá no comércio local
Publicada em 27/9/2012
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid, afirma que a ACIA defende o direito dos comerciantes araxaenses de oferecerem aos seus clientes a Água Mineral Araxá
|
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid, afirma que a ACIA defende o direito dos comerciantes araxaenses de oferecerem aos seus clientes a Água Mineral Araxá que além de ser um produto de alta qualidade também representa a tradição da cidade que tem entre as suas atrações turísticas o seu potencial das suas águas minerais e termais. Segundo ele, o cidadão araxaense deve dar preferência para a Água Mineral Araxá para valorizar ainda mais este produto tão famoso e importante para a cidade.
“ACIA sempre buscou defender os interesses de Araxá e de seus empresários, trabalhando pelo desenvolvimento econômico do município. Dentro desta proposta a Associação Comercial e Industrial de Araxá está se movimentando no sentido de contribuir para a oferta da Água Mineral de Araxá em todos os restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e supermercados da cidade”, afirma Farid.
O presidente disse ainda que a ACIA está enviando um terceiro ofício endereçado aos diretores da Uberlândia Refrescos com o objetivo de sensibilizá-los da importância da Água Mineral de Araxá para toda a comunidade araxaense e solicitando uma liberação que permita também a comercialização da Água Mineral Araxá nos estabelecimentos comerciais onde possuem contrato de exclusividade.
Márcio Farid revela que ainda não recebeu nenhuma resposta por parte da referida empresa e que aguarda por mais alguns dias antes de tentar outros caminhos para buscar uma solução para o impasse.
Água mineral tem alíquota zero de PIS/Cofins
Código | Produto |
22 | BEBIDAS, LÍQUIDOS ALCOÓLICOS E VINAGRES |
2201 | Águas, incluindo as águas minerais, naturais ou artificiais, e as águas gaseificadas, não adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes nem aromatizadas; gelo e neve. |
2201.10.00 | Águas minerais e águas gaseificadas Ex 1 (IPI) - Águas minerais naturais comercializadas em recipientes com capacidade nominal inferior a 10 (dez) litros Ex 2 (IPI) - Águas minerais naturais comercializadas em recipientes com capacidade nominal igual ou superior a 10 (dez) litros |
A venda de água mineral natural recebeu isenção fiscal do PIS/Cofins, contribuições recolhidas pela Receita federal. A medida consta na Lei nº 12.715/2012, que faz parte do Plano Brasil Maior. O programa trouxe diversos benefícios fiscais a empresas e algumas alterações à legislação vigente.
A alíquota zero das contribuições para o PIS-Pasep e para a Cofins vale sobre a receita de venda de água mineral natural comercializada em embalagem com capacidade nominal inferior a 10 litros ou igual ou superior a 10 litros, classificada no código 2201.10.00, como consta nos exemplos 1 e 2 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), reproduzida ao lado.
Cabe lembrar que as demais águas, classificadas nas posições 22.01 e 22.02 da TIPI, têm incidência das contribuições para o PIS e para a Cofins sobre a importação e sobre a receita de venda no mercado interno com alíquota devida pelos importadores e pelas pessoas jurídicas que procedam à industrialização desses produtos.
As alíquotas das contribuições são de 2,5%, para o PIS/Pasep, e de 11,9%, para a Cofins, sendo que o preço de referência será apurado por marcas comerciais, por litro, utilizando, na apuração, o valor-base para cálculo de seus preços médios de venda. A tabela com os valores das referidas contribuições é divulgada pela Receita Federal do Brasil.
As contribuições para o PIS/Pasep e a Cofins sobre a receita de venda das águas classificadas nas posições 22.01 e 22.02 realizadas por comerciante atacadistas e varejistas têm alíquota zero. Esta alíquota não se aplica na venda a consumidor final pelo importador ou pela pessoa jurídica industrial de produtos por ela fabricados e para as pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional.
Aprovado projeto de lei que define características da água mineral
Redação SRZD | Nacional | 17/10/2012 17h27
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que determina as características da água mineral. A intenção do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), autor do projeto, é separá-la das demais saborizadas.
De acordo com o texto, poderá ser classificada como água mineral somente aquela retirada da fonte natural e envasada sem o acréscimo de quaisquer substâncias.
Já as águas que tiverm adições de produtos químicos para a produção de sabores serão consideradas "água adicionada de sais" ou "água adicionada de vitaminas e minerais".
No caso das com sabor de frutas, os teores máximos de vitaminas e minerais não poderão ultrapassar os limites definidos para os chamados alimentos enriquecidos com nutrientes essenciais.
Com o aval da comissão, o projeto agora segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Marca de água mineral vai apoiar futebol espanhol
Atual campeã mundial e bicampeã europeia, a seleção espanhola de futebol anunciou nesta semana um novo patrocinador. A equipe nacional fechou com a Cabreiroá, que será a marca oficial de água mineral do time até o fim de 2014.
O contrato inclui, portanto, fornecimento de água mineral para a delegação espanhola na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Além disso, a Cabreiroá poderá explorar comercialmente o selo de patrocinadora oficial da seleção.
“Nós nos sentimos muito orgulhosos. É uma empresa que tem muito em comum conosco, como exemplos de luta e um ambiente familiar”, declarou Jorge Carretero, porta-voz da real federação espanhola de futebol (RFEF), em evento de apresentação do novo contrato.
No evento, que também contou com o técnico Vicente del Bosque e jogadores da seleção espanhola, a Cabreiroá mostrou uma edição especial da água mineral. A garrafa tem uma imagem do time campeão da Eurocopa de 2012.
Foto: Divulgação
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Atrasada, Minalba decide enfrentar a Danone em SP
No interior, o povo costuma dizer que quem chega primeiro à fonte bebe água limpa. O recado de quem lança mão desse ditado popular - nem sempre verídico - é bem claro: quem sai na frente se dá bem.
Pois foi exatamente o que não fez o grupo cearense Edson Queiroz, dono da marca de água mineral Minalba. Líder do segmento, com 12% de participação, a fabricante tem 14 fontes espalhadas pelo País - de onde jorra água com propriedades minerais super cobiçadas por quem disputa esse mercado: ela tem baixa quantidade de sódio, o que a deixa mais leve. Como a Bonafont, da Danone? Na verdade, com uma quantidade ainda inferior, conforme indica o rótulo da bebida produzida pelo grupo Edson Queiroz. A Bonafont tem 1,2 miligrama de sódio por litro e a Minalba, 0,9. O problema é que até pouco tempo atrás a marca cearense não tinha contado isso para ninguém.
A informação estava ali, no rótulo, mas sem ganhar publicidade. Na falta de uma estratégia de marketing agressiva como a da concorrente, a marca perdeu espaço em um de seus principais mercados. ?Enquanto a venda de água mineral subiu, nos últimos anos, 10% em São Paulo (mercado onde a Bonafont é vendida), nós ficamos estagnados?, afirma Rogério Tavares Fernandes, ex-executivo da Ambev que hoje é diretor comercial da Minalba.
A marca da Danone, lançada em 2008, mexeu com o mercado de água mineral ao colocar na prateleira do supermercado ou na mesa do bar um produto que conseguia ser mais do que simplesmente ?água?. ?Ela criou uma identidade com o consumidor ao mostrar que água não é tudo igual?, diz Adalberto Viviani, especialista no mercado de bebidas da consultoria Concept. Passados quatro anos do lançamento da Bonafont, a Minalba decidiu se mexer.
A empresa está investindo R$ 25 milhões em campanhas publicitárias em revistas femininas e em pontos de venda. Desde o início do ano, a fabricante montou uma operação de guerra em São Paulo para treinar vendedores e estreitar relacionamento com atacadistas. Fernandes, que mora em Fortaleza, teve de se mudar para a capital paulista por cinco meses para comandar a operação. ?Em 12 meses, conseguimos dobrar a carteira de clientes em São Paulo e aos poucos estamos nos recuperando na região.? Mas por que a Minalba não chegou primeiro à fonte, como diz o ditado? Segundo Fernandes, porque a empresa queria aumentar a capacidade produtiva antes de alardear as qualidades de seu produto, correndo o risco de não ter como atender a demanda. No ano passado, a empresa concluiu a expansão de sua planta em Campos do Jordão (SP). A capacidade foi ampliada em 35%.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo
Parceria incentivar o consumo de água mineral com marcas de clubes de futebol
O Figueirense inseriu mais um item na vasta lista de produtos licenciados que atende à maior torcida catarinense. Ontem, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) firmou parceria com a empresa Golstore, detentora dos direitos de licenciamento de produtos de clubes de futebol, para divulgação e apresentação aos supermercados catarinenses de água mineral em vários formatos com embalagens personalizadas de times de futebol. Além do Figueirense, licenciaram o produto os catarinenses Avaí e Criciúma e os gaúchos Grêmio e Internacional, cujas marcas estão disponíveis para comercialização em vários formatos de embalagens.
Representando o Figueirense, o vice-presidente Dario Ferreira da Silva prestou uma homenagem aos 40 anos da ACATS, entregando uma camisa alvinegra com o número 40, ao presidente daquela entidade, Atanazio dos Santos Netto.
O produto
A Golstore é a fornecedora aos supermercados associados ou não associados da ACATS de água mineral com marcas de times de futebol. A parceria integra o projeto de Responsabilidade Social da Associação Catarinense de Supermercados e de todo o segmento supermercadista, sendo que parte dos recursos decorrentes da comercialização dos produtos nos supermercados será destinada à Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD).
A parceria firmada pela ACATS com os clubes de futebol vai de encontro a um dos novos pressupostos de atuação da entidade, focada na Responsabilidade Social, pois significa a união e os esforços de vários setores, tudo canalizado para o apoio ao trabalho da ARCD.
O produto já está à disposição dos consumidores nos supermercados, com garrafas de 500ml e 1,5 litro de água mineral com ou sem gás.
Representando o Figueirense, o vice-presidente Dario Ferreira da Silva prestou uma homenagem aos 40 anos da ACATS, entregando uma camisa alvinegra com o número 40, ao presidente daquela entidade, Atanazio dos Santos Netto.
O produto
A Golstore é a fornecedora aos supermercados associados ou não associados da ACATS de água mineral com marcas de times de futebol. A parceria integra o projeto de Responsabilidade Social da Associação Catarinense de Supermercados e de todo o segmento supermercadista, sendo que parte dos recursos decorrentes da comercialização dos produtos nos supermercados será destinada à Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD).
A parceria firmada pela ACATS com os clubes de futebol vai de encontro a um dos novos pressupostos de atuação da entidade, focada na Responsabilidade Social, pois significa a união e os esforços de vários setores, tudo canalizado para o apoio ao trabalho da ARCD.
O produto já está à disposição dos consumidores nos supermercados, com garrafas de 500ml e 1,5 litro de água mineral com ou sem gás.
Assinar:
Postagens (Atom)