Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Associações comerciais precisam de planejamento


Janaína zilio/ag. assmann Christine: receita não pode vir só de mensalidades

A receita para o crescimento e o desenvolvimento das associações comerciais está ligada à união de seus associados.

Em uma palestra ontem à tarde sobre gestão autossustentável, a coordenadora da área de atendimentos às filiadas da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Christine Gehring, defendeu o comprometimento e a união dos empresários. “A própria Federasul estimula isso. Temos vice-presidentes regionais que cuidam dessa unificação, fomentando os encontros para que elas, juntas, possam levantar dificuldades e demandas e, depois, encontrar soluções”, destaca.

Atualmente, 230 associações estão filiadas à Federasul. Segundo Christine, algumas enfrentam dificuldades por causa da falta de planejamento. “Elas simplesmente vivem no presente, sobrevivem, e quando as questionamos sobre onde pretendem chegar daqui a um ou cinco anos, não obtemos resposta nesse sentido”, lamenta.

Outro aspecto é a dependência dos recursos, que muitas vezes são oriundos das mensalidades. “Isso ocorre justamente por não haver um planejamento de produtos, de serviços e de tantos outros benefícios que seriam importantes para as entidades e os associados”, aponta a coordenadora. Segundo Christine, a federação tem condições de dar o norte em relação a questões de gestão, criação de projetos e identificação das necessidades das regiões.

“Tudo isso seriam apenas assessoramentos que poderíamos trazer, além de produtos e serviços que contribuiriam para o crescimento, geração de renda e autossustentabilidade das entidades”, diz. A palestra ocorreu no Centro de Eventos do Charrua Hotel.

Nenhum comentário: