Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Palhoça é destaque no mercado de águas minerais



Texto e fotos: Ana Paula Flores
Empresas localizadas nos bairros Guarda do Cubatão e Pedra Branca preservam a saúde e o meio ambiente
$alttext
Um ranking realizado entre 16 águas minerais brasileiras realizado no ano passado colocou a Água Mineral Santa Catarina na segunda posição. A pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) comprovou a qualidade na produção da empresa que existe em Palhoça há 85 anos. Fundada em 1927 pelo empresário Jacob Vilain Filho, que dá nome a um das principais ruas da Guarda do Cubatão, a empresa possui uma carteira de mais de três mil clientes fidelizados no Estado e nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba.
Outro destaque é o fato de a empresa ser a única no Estado que ainda mantém o envase de água em garrafas de vidro. A atitude ecologicamente correta, de acordo com o gerente de produção, Sérgio Pires, atraiu a atenção de países europeus e da Austrália, cujos representantes este ano já visitaram a empresa com o objetivo de importar água para seus países de origem. Pires explica que o interesse desses países se justifica pelo vidro ser considerado uma embalagem mais sofisticada, além de reduzir a formação de lixo, já que se trata de uma embalagem retornável.
Situada em um terreno de cerca de 40 hectares, a fonte está localizada aos pés do Morro do Cambirela, em uma profundidade média de quase 100 metros. A área é ambientalmente protegida, por estar incluída no Parque da Serra do Tabuleiro.
Segundo o gerente de vendas, Paulo Marcos Stopassoli, os principais objetivos da empresa para 2012 são a ampliação da estrutura e a renovação do maquinário. Outra meta é ampliar a produtividade. Atualmente, 72 funcionários de Palhoça e da Grande Florianópolis atuam na empresa, sendo 44 deles na área de produção.
Antigamente vendida em farmácias por suas propriedades terapêuticas, de acordo com a química responsável Deisi Maria Valentim, a água mineral Santa Catarina possui 30 dos principais sais minerais necessários ao bom funcionamento do organismo, além de ser considerada uma água mesotermal, cuja temperatura na fonte chega a 34° Celsius.



Serviço: 

A sede da empresa, que possui jardins, gruta e capela, está aberta para visitação pública de quarta a domingo, das 8 às 17 horas. Contato: 3342-0172.




Água Mineral Pedra Branca investe em sustentabilidade:

Prestes a comemorar um ano de fundação, a Água Mineral Pedra Branca entrou no mercado engajada com o conceito de sustentabilidade. A engarrafadora criada em abril do ano passado faz parte do Grupo Pedra Branca, que nos últimos dois anos percebeu a oportunidade de investimento no mercado de água, cujo crescimento no consumo teve um aumento 10 % maior em relação a outras bebidas, como refrigerante e cerveja.
A empresa foi pioneira em degustação de águas na região, oferecendo aos clientes de uma rede de supermercados a oportunidade de escolher a água a ser ingerida, considerando, além de outros fatores, a composição química equilibrada.
De acordo com a diretora administrativa, Nádia Kristina Costa, o parque industrial da empresa é ecologicamente correto, já que a instalação de máquinas novas reduz o uso de energia e exige menos lubrificação.
Um exemplo é o uso de ventilador de ar ao invés de esteira para empurrar as embalagens ao longo do processo de envase, reduzindo o consumo de energia. Além disso, ela explica que a lavação dos garrafões de 20 litros acontece com reuso da água no último estágio, quando o mesmo é enxaguado com a própria água mineral. Nesse caso, a água retorna ao ciclo anterior, onde acontece a lavagem com produtos químicos. Essa ação reduz em até 30% o uso de água na lavagem dos garrafões.
Outra iniciativa que contribui para a sustentabilidade é a produção e rotulagem das garrafas: em uma linha independente, a fábrica produz suas próprias embalagens, por meio de um molde plástico que é submetido ao sopro com ar comprimido. Ao sair desse estágio a embalagem recebe o rótulo, que consome menos matéria-prima: ele não contorna toda a garrafa, ao contrário das embalagens comuns.
Com duas linhas de envase, uma para os descartáveis pequenos e outra para os maiores, de 6 e 20 litros, a fábrica conta com 45 funcionários, 30 deles atuando no setor de produção e expedição. Com isso, a empresa está preparada para envasar até 20 mil litros de água por hora, com base em uma garrafa de 500 ml.
O objetivo até o final de 2012 é envasar 1 milhão de embalagens por mês. Projetada com modernas técnicas de construção, a área de envase tem piso e paredes de vidro próprios da indústria farmacêutica, mais resistentes à contaminação em comparação aos exigidos na indústria alimentícia.



Projeto piloto nas escolas:

A empresa começa este mês um projeto piloto que prevê visitas guiadas com alunos de 8 a 11 anos de escolas de Palhoça. O objetivo é fazer com que as crianças entendam o processo de produção de água engarrafada e associem o consumo do produto à saúde e qualidade de vida. Informações pelo telefone: 3342-5500.

Nenhum comentário: