Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Pesquisa revela que gaúchos estão consumindo mais água mineral

Aumento da renda e calor estimulam demanda, mas o preço da bebida aumentou 7,14% no primeiro trimestre deste ano

Pesquisa revela que gaúchos estão consumindo mais água mineral Diego Vara/Agencia RBS
Consumidor na Capital apela para as garrafas, em parte pelo fato de a água da torneira ter gosto alteradoFoto: Diego Vara / Agencia RBS
Beber água mineral pode fazer bem à saúde, mas começa a pesar no bolso. 


O consumo aumentou entre 15% e 20% no Estado, em relação ao verão passado, o que demonstra a popularização do líquido, mesmo mais caro.



No primeiro trimestre deste ano, o preço da garrafa de dois litros subiu 7,14% , segundo o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (Iepe), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



A produção e o consumo de água mineral estão em alta. O Brasil é o oitavo no ranking mundial: expandiu o envase de 8,4 bilhões de litros, em 2010, para 9 bilhões de litros em 2011. 



A Associação Gaúcha de Supermercados calcula que em Porto Alegre a venda cresceu de 15% a 20%. Presidente da entidade, Antônio Longo informa que não houve risco de desabastecimento, mesmo quando a temperatura arranhou os 40ºC durante o verão.



— O consumo aumentou com o poder aquisitivo. As pessoas migram da água de bica para a mineral — avalia Longo.



A Capital vive uma situação diferenciada. Vice-presidente da Associação dos Distribuidores de Água Mineral (Adam) no Estado, Leandro Greff observa que o consumo dispara quando a população percebe alguma alteração no líquido da torneira – o que está acontecendo há algumas semanas. 



Em razão da estiagem prolongada, houve proliferação de algas no Guaíba, o que obrigou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) a reforçar o tratamento químico.



— Neste mês, o consumo está 25% maior do que em abril do ano passado — constata Greff.



A cada semana sem chuva, o que reduz o nível do Guaíba, as vendas de água mineral crescem 5%, pelas estimativas da Adam. Greff nota que, além dos clientes habituais, apareceram outros que se dizem insatisfeitos com o cheiro da água encanada.



Qualidade do líquido é garantida pelo Dmae



O Dmae admite a interferência das algas, em razão da estiagem, mas assegura que a água da torneira é potável. O departamento não sabe quando a situação será normalizada, porque depende do tempo.



O que também chama a atenção é o preço da água mineral. O economista José Antonio de Seixas Villanova Filho, do Iepe, destaca que o reajuste de 7,14%, no primeiro trimestre, supera o acumulado de 1,43% do Índice de Preços ao Consumidor. No mesmo período, um dos refrigerantes mais vendidos subiu 0,8%.
ZERO HORA

Nenhum comentário: