Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de abril de 2012

Secretaria divulga lista de águas envasadas autorizadas


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga mensalmente as águas envasadas autorizadas a serem comercializadas no Estado. Na última atualização, de 6 de março de 2012, constam 13 marcas de água mineral e 23 águas adicionadas de sais liberadas para o consumo.

São águas que passaram por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará (Lacen), unidade da rede estadual de Saúde, e estão de acordo com padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Temos um controle e monitoramento. Todos os meses, quatro ou cinco empresas são monitoradas de cada categoria. Vamos ao poço, vamos à empresa no envasamento e colhemos as amostras, que são encaminhadas para o Lacen. Quando o resultado dá insatisfatório, não quer dizer que a empresa vai fechar, não. A gente notifica a empresa e recolhe todo o lote do comércio. Não é frequente, mas acontece. A questão é a manipulação e boas práticas”, explicou Gerarda Cunha da Silva, supervisora de Vigilância Sanitária da Sesa.

O coordenador de Promoção e Proteção da Saúde da Sesa, Manoel Fonseca Neto, destaca os cuidados que a população deve ter com as águas envasadas. “A água da Cagece é tratada. Essas águas envasadas surgiram no período de uma seca enorme, na epidemia de cólera, há mais de 10 anos. O certo seria usar a água da Cagece e as águas naturais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu autorizar a comercialização de águas adicionadas de sais e isso criou um mercado”, explica. (AJ)

O POVO Online
Veja a lista de águas envasadas que podem ser comercializadas no Ceará www.saude.ce.gov.br/index.php/lista-de-aguas-envasadas.

Nenhum comentário: