Total de visualizações de página

sábado, 28 de abril de 2012

Límpida, água mineral que conquista o Brasil com modelo de sustentabilidade





A Límpida já conquistou vários prêmios no Ceará e no Nordeste em reconhecimento à sua forma sustentável de atuar, como o Sesi de Qualidade do Trabalho. Ao olhar para trás e vendo as conquistas  no presente, Vicente faz o balanço: “Comecei essa empresa com meu esforço. Já fui até pedreiro e servente no meu próprio negócio. Não acreditavam e ironizavam nosso trabalho. Hoje, gero empregos e somos uma empresa modelo”.
 Na região do Aquiráz, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, nasce a fonte Riacho Doce, onde brota uma das águas mineral mais pura do País. É a Límpida, produto que vem conquistando a preferência popular da Região, empresa mineradora que já conquistou vários prêmios no Ceará e no Nordeste, em reconhecimento à sua forma sustentável de atuar.
Conforme o seu proprietário, Vicente Guilherme Rios Aguiar, a empresa já planeja exportar água para países em várias regiões do mundo. Surgida há 10 anos, a Límpida é responsável por 150 empregos e envasa cerca de 100 mil garrafões por mês. O rio Riacho Doce atravessa o sítio Ue Ue, e dá nome a sede industrial da Fonte que produz a Água Mineral Natural Límpida.
Como surgiu
Uma pesquisa casual detectou lá um manancial abundante de água mineral da melhor qualidade. Foi esse descobrimento que fez que o proprietário desse sítio, Vicente Aguiar, iniciar um longo processo para conseguir com as autoridades competentes, a Lavra que oficializara e autorizara a exploração dessa importante reserva de água. Foram quatro anos de espera até a emissão da Portaria de Lavra No 9, emitida em 04/01/2002.
Vicente era até então um comerciante bem sucedido e criou um projeto em relação a esse descobrimento; ter uma marca de água mineral que fosse de encontro aos consumidores, levando um produto que tivesse como sinônimo a qualidade e que levasse garantias a um mercado já explorado nesse momento por muitas marcas e muitas dúvidas. A Límpida tem como uma meta importante, levar ao conhecimento do mercado a importância e a responsabilidade de velar pela sua própria saúde
Esforço pessoal
Vicente faz o balanço: “Comecei essa empresa com meu esforço. Já fui até pedreiro e servente no meu próprio negócio. Não acreditavam e ironizavam nosso trabalho. Hoje, gero empregos e somos uma empresa modelo”. O Parque industrial da Limpida é rodeada de verde, um ambiente natural há 45 km de Fortaleza.
Desde a sua chegada até a produção na fonte, as embalagens que chegam do mercado passam por um rigoroso processo de recepção e inspeção física.  E é feito uma lavagem com produtos químicos, conforme determinação do Ministério da saúde.
Em seguida é feito uma lavagem mecanicamente automática. Onde é feito uma lavagem completa para eliminar qualquer produto residual. E finalmente passa por uma camara de ozônio para completar a esterilização. Todo o processo de  enchimento dos garrafões é automático. A empresa possui um laboratório para analisar  e oferecer uma água de primeira qualidade.
Meio Ambiente
A direção da empresa tem uma preocupação intensa com o meio ambiente. Devido à sua política sócio-ambiental desenvolvido pela mineradora, a Limpida tem sido  destaque constante no mercado, recebendo reconhecimento de entidades sanitárias e governamentais com a entrega de  diversos prêmios e certificados.
Foi a primeira empresa do Ceará a receber o Selo Internacional de Qualidade.  Na operacionalização do seu negócio, a Límpida planeja desde o tratamento dos resíduos sólidos até o bem-estar de seus funcionários. O mundo, nos últimos anos, vem despertando para a sustentabilidade. Neste ano, em junho,será realizado no Rio de Janeiro, a Rio +20, evento que vai reunir autoridades  do mundo todo em torno da preservação do meio ambiente.
E o empresário destaca: “No nosso caso não poderia ser diferente. Precisamos ter todo o cuidado para lidar sustentavelmente com a água, sem contaminar as nascentes”. E acrescenta: “Acreditamos em empresas que cuidam da natureza e das pessoas”.Localizada em uma área onde não existem redes de esgotos, a empresa tem como preocupação prioritária não contaminar o solo. Nos banheiros da Límpida existem caixas de concreto onde se armazenam os resíduos sólidos. Depois de guardados, eles seguem para uma rede de tratamento.
A Límpida enfoca a economia e a reciclagem em seus processos produtivos. Como os galões de água são retornáveis, passam pela limpeza com produtos químicos antes de servirem novamente para o armazenamento de água. Funcionários da empresa desenvolveram em sua instalação uma estação de tratamento para livrar o líquido dos produtos químicos. Depois de tratada, a água serve para funções como limpeza e para regar plantas. “Essa operação nos permite uma economia em torno de 30% com água”, contabiliza o empresário.
A Límpida já conquistou vários prêmios no Ceará e no Nordeste em reconhecimento à sua forma sustentável de atuar, como o Sesi de Qualidade do Trabalho. Ao olhar para trás e vendo as conquistas no presente, Vicente faz o balanço: “Comecei essa empresa com meu esforço. Já fui até pedreiro e servente no meu próprio negócio. Não acreditavam e ironizavam nosso trabalho. Hoje, gero empregos e somos uma empresa modelo”.
Fonte: Jornal do Comércio do Ceará

Nenhum comentário: