Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Angola produziu mais de um milhão de hectolitros de água mineral em 2010

Luanda - O director nacional do gabinete de estudos, planeamento e estatística do Ministério da Geologia e Minas e da Indústria, José Gonçalves, afirmou hoje, em Luanda, que o país produziu, no ano transacto, um milhão 231 mil e 911 hectolitros de água mineral, contra 481 mil e 365 hectolitros em 2009.

"A produção de água hoje já pode cobrir as nossas necessidades. Significa que o país tem uma produção considerável e que podemos prescindir das importações de água mineral", afirmou José Gonçalves em declarações à Angop.

“Por esta razão, estamos a propor que na nova pauta aduaneira que entra em vigor em 2012 se aumente a taxa de importação de água mineral”, referiu.

Este aumento, sugeriu, iria estimular o surgimento de mais unidades fabris de tratamento e engarrafamento de água, assim como permitiria aquelas que já funcionam aumentar a sua produção e consequentemente fazer surgir um maior número de postos de trabalho.

Informou que no ciclo de produção as empresas nacionais importam apenas as rolhas e o preformes (material plástico que por via do processo de sopro se transforma em garrafa em conformidade com o molde empregue).

A fonte adiantou para breve a entrada em funcionamento de mais quatro fábricas nas províncias da Huíla (duas), Kwanza Norte e Benguela.

"Existem muitas propostas de promotores nacionais e estrangeiros que pretendem construir fábricas de tratamento e engarrafamento de água. E quando se vê investidores neste segmento de produção significa que temos um bom mercado", frisou.

Esclareceu que o país possui actualmente muitas unidades de referência em Cabinda, Huíla, Bengo, Kwanza Sul, Benguela e Luanda.

Nenhum comentário: