Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Água mineral em garrafa PET tem desreguladores endócrinos

Pesquisa da Universidade de Frankfurt comprova que 61% da água engarrafada em plástico estava contaminada; químico pode causar distúrbios hormonais


O Departamento de Ecotoxicologia Aquática da Universidade Goethe de Frankfurt divulgou recentemente estudo que constata a presença de desreguladores endócrinos na água mineral engarrafada em embalagem plástica. Os desreguladores são substâncias químicas que agem dentro do sistema endócrino, podendo causar distúrbios na síntese, secreção, transporte, ação ou na eliminação de hormônios, além de interrupção do próprio mecanismo hormonal. A pesquisa usou amostras de água engarrafada na França, Alemanha e Itália. Das 18 águas analisadas, 11 delas (61,1%) apresentaram uma resposta estrogênica significativa no ensaio biológico.

O resultado, de acordo com os pesquisadores, comprova que a embalagem PET é uma fonte de substância que age como estrogênio. Ainda segundo a pesquisa, a mesma água engarrafada em vidro apresentou 3x menos atividade estrogênica. Os resultados estão de acordo com estudos anteriores e indicam que a contaminação de água mineral engarrafada com desreguladores endócrinos é um fenômeno transnacional.


Fonte: Science Direct


Nenhum comentário: