O projeto ABIMAQ 2022 foi o primeiro trabalho elaborado pela atual diretoria da entidade, que tomou posse em 2007 e se reelege hoje (28) até 2014. De forma inédita, a ABIMAQ elaborou um trabalho que propõe resgatar a competitividade do setor, através da desoneração total dos investimentos; financiamentos; incentivo às exportações, inovação e desenvolvimento tecnológico.
Luiz Aubert Neto, presidente reeleito diz que as eleições se realizaram também de forma inédita, com a maior chapa registrada na história da entidade e o maior número de votos também, atingindo mais de 800 votos de um total de 1377 possíveis.
Outra inovação desta nova gestão foi a criação do CONIMAQ – Conselho Nacional da Indústria de Máquinas, cujo principal objetivo é estudar o setor e sugerir novas medidas para aumentar a competitividade das empresas fabricantes de máquinas e equipamentos.
A atual gestão coleciona conquistas obtidas nos últimos três anos, embora ainda exista muito trabalho a ser realizado. Dos pleitos conquistados até o momento, um dos mais significativos foi o PSI – Programa de Sustentação do Investimento, que garante:
- Taxas de juros competitivas em relação aos demais países - juros fixos de 4,5% AO ANO (representa juro real quase ‘zero’ ao ano);
- Prazo de pagamento competitivo em relação aos demais países - até 10 anos para pagar;
- Carência para pagamento competitiva em relação aos demais países - ZERO de entrada e 2 (dois) anos de carência;
- O PSI-FINAME terminaria em junho/10, mas foi prorrogado até dezembro/10. O PSI tem sido o grande responsável pela recuperação da indústria de máquinas.
Mais informações sobre o trabalho da ABIMAQ nesses últimos três anos, estão no arquivo em anexo.
Fonte: Panorama Rural – P&S
Nenhum comentário:
Postar um comentário