Anastasia garantiu que Governo do Estado está trabalhando para atender todas as reivindicações de Araxá
As principais lideranças políticas de Araxá foram recepcionar o governador do Estado no Aeroporto Romeu Zema
O governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia está em Araxá onde participou da abertura do 11º Congresso Internacional do Rotary Clube, no Tauá Grande Hotel nesta quinta-feira, 28. Na sua chegada a cidade ele reuniu no Aeroporto Romeu Zema todas as autoridade políticas do município.
Foram recepcionar o governador, que veio a Araxá pela primeira vez depois das últimas eleições, o prefeito Jeová Moreira da Costa, o deputado estadual Bosco, o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos Oliveira e representando o deputado federal Aracely de Paula, a sua filha e ex-secretária de Educação Giovana de Paula Mesquita. Lideranças empresariais e sindicais de Araxá, além de alguns vereadores e representantes da comunidade também estavam presentes no aeroporto durante o desembarque de Anastásia.
Em entrevista coletiva a imprensa araxaense o governador destacou a importância de ter todas as lideranças do município ao seu lado e também falou sobre algumas reivindicações de Araxá junto ao Governo do Estado.
“Quero aproveitar esta minha vinda a Araxá, que é uma das cidades que mais visito no Estado e sempre com muita alegria, para agradecer o prefeito Jeová Moreira, o ex-prefeito Antônio Leonardo, o deputado estadual Bosco e o federal Aracely de Paula que são lideranças políticas que me deram uma vitória tão expressiva junto com o povo de Araxá. É claro que nós sabemos que as pessoas politicamente são distintas em relação às eleições estaduais e depois as municipais. São questões locais, mas eu fico muito orgulhoso de ter neste momento o apoio para o meu governo de todas as forças políticas que atuam em Araxá e que querem o bem da cidade”, destacou.
Ele comentou sobre a escolha do nome de Antônio Leonardo para assumir a vice-presidência da Codemig. “Nós tínhamos assumido o compromisso com Araxá de levarmos para a direção da Codemig um filho da terra. O ex-prefeito Antônio Leonardo tem uma grande experiência administrativa e tenho certeza que vai colaborar muito na administração desta empresa. Estou muito feliz de ter este araxaense ao meu lado. Assim como também a vereadora Edna Castro que vai nós assessorar em Belo Horizonte”, complementou.
Anastasia disse que em breve a Água Mineral de Araxá deverá ser relançada no mercado. “Já estamos em pleno envasamento das águas de Caxambú, estamos agora ultimando o lançamento da água de Cambuquira, depois será a vez de Lambari e Araxá. Acredito que entre o final deste ano e os três primeiros meses de 2012 teremos as quatro principais águas minerais de Minas sendo comercializadas”.
O governador falou também sobre a questão da mineração no Estado. “Estamos nos empenhando muito junto ao governo federal para mudarmos o Marco Regulatório da Mineração que permitirá ao Estado e aos municípios mineradores receberem mais recursos oriundos dos chamados royalties da exploração mineral. A presidenta Dilma Rousseff assumiu conosco publicamente um compromisso de encaminhar a proposta de modificação o que será fundamental para o futuro de Minas Gerais e é claro de Araxá também”, garantiu.
Em relação às reivindicações apresentadas pelo deputado estadual Bosco pedindo a instalação em Araxá da Superintendência Regional de Ensino e a construção de um novo trevo no Distrito Industrial o governador afirmou que são necessidades importantes do município e que o seu governo vai atender dentro de um critério de prioridades. “Estamos recebendo diversas reivindicações e estas que nos foram apresentados pelo deputado Bosco são importantes. Vamos analisá-las porque elas e várias outras dependem de recursos financeiros e os investimentos são graduais. Tratam-se de obras importantes e no caso do trevo do Distrito Industrial já fizemos inclusive todo o projeto e agora iremos estudar recursos para sua execução”.
Antônio Anastasia encerrou a coletiva falando sobre as possibilidades de Araxá participar da Copa do Mundo de 2014 recebendo alguma seleção. “Araxá tem todas as condições para ser uma sub-sede da Copa do Mundo do Brasil. É uma cidade com um belo aeroporto feito pelo nosso governo, tem uma excelente rede hoteleira e um povo muito hospitaleiro. Araxá ainda tem o seu estádio de futebol, tem tradição de hospitalidade e, portanto, tem todas as condições para ser uma forte candidata. E claro que isso dependerá não do Estado, mas sim do interesse da Fifa e das seleções estrangeiras. No momento em que houver a primeira fase destas escolhas o governo do Estado será parceiro da Prefeitura para o que for preciso no que tange aos melhoramentos necessários”, completou.