Empresa fica localizada em zona rural do município.
São produzidas 30 mil garrafas de água mineral por mês.
1 comentário
Uma fábrica sustentável situada na região de Macaé de Cima, zona rural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, produz 30 mil garrafas de água mineral por mês. A empresa foi erguida em uma área de mata atlântica e tem como premissa a sustentabilidade. Em quatorze anos o proprietário se tornou referência internacional em produção sustentável. Atualmente, o local possui 600 mil metros quadrados de área verde, mas quando o proprietário, Ricardo Freitas, adquiriu a propriedade, há 14 anos, o local estava todo desmatado. Ele, então, fez um reflorestamento plantando 50 mil árvores e, com isso, conseguiu preservar as nascentes.
O empreendedor explica que a ideia inicial era montar um espaço terapêutico para pessoas com problemas causados por estresse. Só que observando melhor a região, ele encontrou um manancial e resolver abrir o negócio.
O sítio tem nove nascentes. Quatro delas com água classificada como mineral, mas apenas uma tem o registro para o aproveitamento industrial. Nela, é possível captar 36 mil litros de água por hora. Mas a empresa utiliza apenas um sexto dessa capacidade com o objetivo preservar a capacidade de renovação da fonte.
A sustentabilidade está presente em cada detalhe da propiedade, desde o projeto arquitetônico até a forma de captação da água. Na área de produção, as paredes são de vidro - uma forma de aproveitar a iluminação natural - as poucas lâmpadas que existem são de led, entre o teto e o telhado há um espaço aberto, por onde o vento passa, equilibrando a temperatura do local e a água é aquecida com energia solar.
A empresa, criada em 2004, tem clientes em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro. "Lucro e preservação ambiental podem caminhar lado a lado é só ter vontade e atitude", diz Ricardo.