Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

De olho no copo


De olho no copo

Qual é a melhor água: mineral, de torneira, filtrada ou de poço?
Fotos: Katiane Beal Cardoso
De olho no copo
Todos sabem a importância da água para a vida e também para se refrescar e matar a sede, principalmente durante o verão. Porém, muitas pessoas têm receio de consumir água diretamente da torneira, por não saber se é de boa qualidade. Se a decisão for pela água mineral, há outras dúvidas em jogo: qual marca escolher diante das dezenas expostas nas prateleiras dos supermercados?
Para ajudar a esclarecer qual tipo de água é o mais indicado, o SERRANOSSA procurou a nutricionista Joceli Carrard. Ela recomenda o consumo de água mineral, alegando que, o líquido só pode ser comercializado depois de análise e regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Água mineral (com e sem gás): A nutricionista indica que na hora da escolha, sejam comparados os rótulos dos produtos. “É indicado optar pela marca que contenha o menor índice de sódio e o nível de PH menor, ou seja, com menos acidez”, comenta. Quanto à presença de gás, vai de acordo com o gosto de cada um, pois segundo a nutricionista, os gases são liberados pelo organismo e assim não causam dano à saúde.
Água de torneira: Joceli diz que, quando houver necessidade de consumir água de torneira, o ideal é fervê-la para matar as bactérias.
Água filtrada: Quem utiliza a água filtrada deve estar atento ao prazo de validade do filtro, pois depois de vencido ele acumula sujeiras maléficas ao organismo.
Água de poço: Outra alternativa é a água de poço, mas é preciso verificar se ela não está poluída. “Os poços artesianos são mais recomendáveis, pois são profundos e dificilmente poluem”, recomenda a nutricionista.
Bombonas
Uma alternativa viável economicamente para as famílias é a compra de bombonas. Atualmente estão disponíveis no mercado versões de diferentes tamanhos, sendo as mais consumidas as de cinco e 20 litros. Mas engana-se quem pensa que, por ser água mineral, a bombona dispensa cuidados. É preciso limpar muito bem a parte interna do suporte para não acumular algas e bactérias. Também é necessário verificar a data de validade. Famílias que consomem pouca água devem procurar outra alternativa, pois o líquido parado durante muito tempo pode ser prejudicial.
Como limpar:
* Bombona: Retire o lacre da bombona. Lave a parte externa com detergente neutro ou passe um pano embebido em álcool (sem perfume), deixando-o evaporar e enxaguando com água mineral.
* Suporte: Retire toda a água do reservatório do bebedouro. Lave bem a parte interna com uma esponja. Prepare uma solução com bicarbonato de sódio (um copo de água mineral e uma colher de chá de bicarbonato). Lave todo o bebedouro, inclusive os acessórios (remova a torneira e limpe as guarnições de borracha) escoando o restante da solução pela torneira; Enxágue bem o reservatório com água mineral e depois enxágue com água quente, deixando escoar pela torneira. O ideal é repetir esse processo uma vez por semana.
Malefícios 
A bebida de má qualidade faz mal à saúde, pois entra direto na corrente sanguínea e pode causar gastroenterite, viroses, diarreia, vômito, entre outros. Ao contrário, a água potável e de boa qualidade é essencial para todas as funções do corpo, tais como digestão, absorção e transporte de nutrientes. Devem ser consumidos, no mínimo, oito copos diariamente, considerando que os esportistas devem hidratar o corpo antes, durante e após os exercícios.
 Fonte: SerraNossa!
Facebook: Grupo SerraNossa

Nenhum comentário: