Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Case Qualidade Fruki



Atuando há mais de 86 anos no setor de bebidas, a Fruki é uma empresa genuinamente gaúcha, que foca seus esforços no mercado do Rio Grande do Sul e no constante aprimoramento de suas relações com os clientes. Sua matriz e seu parque industrial estão instalados no município de Lajeado, onde produz os refrigerantes FRUKI, os repositores energéticos FRUKITO e engarrafa a água mineral ÁGUA DA PEDRA.


O parque industrial da Fruki possui aproximadamente 25 mil metros quadrados de área construída e uma capacidade de produção de 300 milhões de litros de bebidas por ano. Esses números distinguem a empresa como a maior indústria regional de refrigerantes do estado do Rio Grande do Sul.


As instalações da indústria destacam-se pela alta tecnologia em todos os setores. As sete linhas de engarrafamento montadas no parque fabril são completamente automatizadas e contam com tecnologia europeia de ponta, tornando a Fruki uma referência para todo o setor industrial de bebidas no país.
A produção da Fruki chega aos clientes e consumidores por meio de uma frota própria composta por 43 caminhões, 47 automóveis e 262 motocicletas, que diariamente percorrem várias localidades do Rio Grande do Sul. Os cinco Centros de Distribuição da empresa localizam-se nas cidades de Lajeado, Cachoeirinha, Osório, Pelotas e Santo Ângelo. Além disso, a Fruki dispõe de cinco Centros de Vendas espalhados pelo Estado. Aproximadamente 6 mil clientes da Fruki são visitados diariamente por uma equipe de vendas composta por mais de 250 profissionais próprios e qualificados.
O Programa de Qualidade Fruki (PQF) teve início em 2002, com a criação do Comitê PQF, formado por profissionais de setores diferentes da empresa, que instituiu o Dia da Qualidade, as reuniões setoriais, o programa de visitação à Fruki, o Programa 5S e o Comitê de Voluntariado. Atualmente a empresa conta com o Departamento da Qualidade que coordena e acompanha o desenvolvimento do PQF.
A Fruki dispensa atenção especial ao meio ambiente, investindo constantemente na modernização de sua estação de tratamento de efluentes, instalada em 1988. A implantação do Programa Tecnologias Limpa, veio fortalecer a busca por novas tecnologias voltadas ao aproveitamento de resíduos, conscientização dos funcionários na redução dos mesmos e no seu correto reaproveitamento. Desde 1999 a empresa coleta água da chuva para utilização nas torres de resfriamento e na caldeira, contando atualmente com uma capacidade de armazenagem de 1,5 milhão de litros. A empresa também reutiliza água do processo produtivo para estes mesmos fins.

Com o PQF a Fruki passou a utilizar o Planejamento Estratégico, o Orçamento Empresarial, a Pesquisa de Clima Organizacional, o Programa de Treinamento e Desenvolvimento e a Avaliação de Desempenho, entre muitas outras melhorias.  A empresa é certificada pelo PAS (Programa Alimento Seguro) desde 2008, após implantar na indústria os Programas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que contribuem de forma significativa para a garantia da qualidade do produto e da segurança do alimento.
Em 2007 foi assinado o Acordo de Acionistas, após dois anos de trabalho com a participação de todos os 21 acionistas, cônjuges e herdeiros, com o objetivo de implantar a Governança Corporativa na Fruki, através de regras claras de inter-relacionamento entre família, acionistas e empresa. Também foram definidos critérios para a sucessão e foi criado o Conselho Administrativo.

Nenhum comentário: