Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Consumo de água mineral aumenta 65% com o calor

Entrega das bombonas de 20 litros exige novos profissionais para o setor

Crédito: Pedro Revillion

O consumo de água mineral aumentou 65% nos últimos dias no Estado. Os dados são da Associação dos Distribuidores de Água Mineral do RS (Adam-RS). Conforme o vice-presidente da entidade, Leandro Greff, as vendas podem chegar a 2,5 milhões de litros em fevereiro, superando a média mensal de 1,6 milhão de litros. Segundo ele, as distribuidoras ainda estão com estoque para atender às solicitações dos consumidores.

Mesmo com aumento de 10% no quadro de trabalhadores, o dirigente acredita que o elevado número de pedidos possa sobrecarregar a entrega. "Contratar novos profissionais não se faz em dois ou três dias. Isso exige treinamento", diz. Em todo o RS, há 1,5 mil empresas legalizadas na distribuição, gerando dez mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

Atualmente, a bombona de 20 litros custa entre R$ 5,50 e R$ 11,00. A venda de água mineral tem crescido no Estado. No verão, o aumento é de 30% nas distribuidoras. A estimativa é que o crescimento anual fique em 8%. Para 2010, a expectativa é de que a procura aumente 40% em relação ao ano anterior. O produto também tem bastante procura nos supermercados. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, os estabelecimentos reservam mais espaço para expor o produto. "O gaúcho tem preocupação com qualidade de vida e isso reflete nas vendas", diz. Assinala que a variedade de embalagens - de copos de 200ml a bombonas de 20 litros - facilita a comercialização.

Nenhum comentário: