Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Conhecimento do SENAI ajuda empresas a desenvolver produtos


Florianópolis,
          A unidade do SENAI em Florianópolis oferece serviços tecnológicos e de consultoria na área de automação e eletrônica, que ajudam empresas de todos os portes a melhorar produtos e processos. Um exemplo de solução para a indústria está sendo desenvolvido no Núcleo de Automação Industrial: um equipamento que vai melhorar a qualidade da água mineral.


         O princípio do equipamento é isolar o garrafão de água (bombona) do conteúdo engarrafado, evitando assim o contato com os resíduos que podem ficar na parte interna de sua parede. O desenvolvimento da máquina foi encomendado por um laboratório de análise de água, que percebeu que apenas a lavação dos garrafões não é suficiente para retirar resíduos químicos. Como o equipamento não tem similares no mercado, seu funcionamento está sob segredo industrial. O projeto foi financiado pelo programa SENAI SESI de Inovação 2009, que concedeu subvenção nos custos de pesquisa.

        O Núcleo de Automação Industrial, assim como outros núcleos do SENAI, atua no desenvolvimento de soluções de curto e médio prazo. "Diferente das universidades, que fazem pesquisas de base e às vezes sem um fim específico, fazemos pesquisa aplicada, que parte das necessidades das empresas", explica o coordenador de Pesquisa Aplicada do núcleo e professor do SENAI de Florianópolis, Roberto Philippi Fullgraf.
        Segundo o especialista, uma das vantagens dos serviços oferecidos é a disponibilidade de uma equipe multidisciplinar, o que ajuda no desenvolvimento das soluções tecnológicas. "Para muitas empresas, ter uma equipe qualificada como a que dispomos seria economicamente inviável", explica Fullgraf. Mesmo grandes empresas, que possuem equipes de pesquisa e desenvolvimento, recorrem aos serviços do SENAI quando um projeto exige mais pessoal ou competência específica. Um exemplo recente foi um equipamento desenvolvido para a empresa Intelbras. A bancada de testes, criada pela equipe do SENAI de Florianópolis, agiliza o processo de conferência dos aparelhos telefônicos.

        Além de uma equipe qualificada, outro diferencial dos serviços oferecidos pelo SENAI é a atuação em rede. Com ela, uma equipe de uma cidade pode mobilizar o conhecimento e os serviços de outras 32 unidades do SENAI em Santa Catarina. Essa integração ajuda a superar etapas críticas do projeto, que exigem esforços de mais pessoas. Foi o caso do projeto da bancada de testes da Intelbras, cujo protótipo da placa de circuitos foi produzido em Jaraguá do Sul, usando equipamentos que a unidade de Florianópolis não dispõe.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Nenhum comentário: