Total de visualizações de página

domingo, 2 de dezembro de 2012

Lei define envase, armazenamento e distribuição de água mineral potável



OS ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM E DISTRIBUEM ÁGUA MINERAL DEVEM POSSUIR UMA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO EMITIDA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
OS ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM E DISTRIBUEM ÁGUA MINERAL DEVEM POSSUIR UMA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO EMITIDA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O armazenamento dos galões deve ser em paletes ou prateleiras, longe de produtos saneantes ou qualquer substância tóxica

Janyne Godoy

Com as altas temperaturas, aumenta a procura por água mineral de galão para consumo, porém é preciso que os consumidores tomem alguns cuidados, a fim de evitar comprar produtos clandestinos ou ainda que possam estar contaminados.

Segundo Samuel de Araújo Lima, proprietário de uma distribuidora de água, que atua há 16 anos no mercado, o problema está na falta de fiscalização dos clandestinos. “Aqui a Vigilância passa, o problema é que muita gente que vende água junto com botijão de gás não armazena de acordo e, esses locais, ela não fiscaliza”, fala.

Segundo ele, o transporte de água também deve atender a algumas exigências, como, por exemplo, o veículo deve ser fechado e não pode transportar outro tipo de produto.

“Cabe ao consumidor ver a procedência de onde compra, pois assim ele ajuda a fiscalizar os vendedores”, diz. Segundo ele, no calor as vendas de água praticamente triplicam.

Assim como os consumidores verificam a data de validade de outros produtos alimentícios, com a água não deve ser diferente, alguns cuidados podem evitar inclusive doenças intestinais ou intoxicações.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a Vigilância Sanitária fiscaliza os distribuidores de água duas vezes ao ano.

Entre os itens a que o consumidor deve ter atenção está o transporte desse produto e o veículo não deve transportar água mineral juntamente com outras cargas que comprometam a sua qualidade, tais como botijões de gás ou produtos saneantes.

Os estabelecimentos que trabalham nesse ramo devem possuir uma licença de funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária.

Ao adquirir o produto, o consumidor deve verificar se a empresa ou o veículo de transporte possui essa licença, que deve estar afixada em local visível para a comercialização de água. As indústrias produtoras e envasadoras de água mineral obedecem à legislação específica para a atividade, seguindo os parâmetros estabelecidos para a análise fiscal. Vários procedimentos devem ser adotados desde a captação até o envasamento do produto, para que se atendam às normas sanitárias.



Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

Nenhum comentário: