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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fruki na Califórnia: Tem mais onde ­Beckham bebeu a primeira



Los Angeles (Estados Unidos) - Após a repercussão da foto no mundo, ao aparecer segurando uma latinha de Fruki, o jogador David Beckham voltou ao Café Brasil, em Los Angeles, e pediu mais. Na terça-feira, bebeu três latinhas de guaraná e levou seis para casa. A informação partiu da fonte: o dono do restaurante é o brasileiro Marcelino Filho. Ele confirmou ao amigo lajeadense Denis Viegas que o astro inglês adora guaraná, assim como comida brasileira. Beckham é apenas um dos clientes famosos que frequentam o café, e o refrigerante gaúcho é o único comercializado no local. A marca com o logotipo da empresa figura na porta de entrada: “Fruki licious” é o mote da chamada.

Mas como a Fruki chegou à terra das celebridades? Viegas é importador e reside em Los Angeles há 26 anos. No final de 2010, concretizou um projeto que há muito estava em sua cabeça: levar o refrigerante gaúcho aos EUA. “Negociamos com a direção os requisitos necessários e, em dezembro, chegou o primeiro contêiner com o produto.” Viegas começou a distribuição em restaurantes brasileiros, e gaúchos que moram na Flórida logo demonstraram interesse. O Café Brasil se tornou um de seus principais clientes. O lajeadense e o dono do restaurante ficaram amigos a ponto de Viegas sempre dar uma passada por lá. Como na quarta-feira, quando fotografou com o conterrâneo e clicou a apresentadora paraibana Giselle Claudino, reconhecida em Los Angeles por entrevistar celebridades. Ela também tomava Fruki. O jogador de basquete Anderson Varejão (do Cleveland) já levou para casa um pacote do refrigerante. Dado, é claro, por Viegas, que não perde a chance de fazer marketing. “O produto fala por si só”, defende o importador. Ele lembra que, nos Estados Unidos, o guaraná é um produto muito apreciado. A planta é nativa da Amazônia; o fruto, portanto, inexiste na terra de Obama.

“Beckham deu uma força indireta à Fruki. Algo que ninguém esperava. Mas a empresa está com os pés no chão. Existem muitos desafios a serem vencidos”, esclarece Viegas, que acredita que o fato impulsionará as vendas e ajudará a introduzir o refrigerante na Carolina do Sul, outro mercado em que o importador quer entrar, além da Califórnia e da Flórida.



Promoção relâmpago

Apesar da exposição da marca gaúcha, a empresa conduzida por Nelson Eggers, em parceria com a filha Aline Eggers Bagatini, prefere cautela à ousadia. Não são da característica da Fruki megapropagandas, mas a empresa aproveitou a oportunidade para lançar uma promoção bem-humorada e divertida para cativar clientes e internautas. A iniciativa premiará as três fotos mais criativas segurando um produto Fruki. Os vencedores ganham 12 latas de guaraná Fruki e uma câmera fotográfica. A campanha está no site da empresa e é uma forma de agradecer ao jogador e aos consumidores por colocar a marca entre os tópicos mais comentados do Twitter na segunda-feira. “A sua foto pode não fazer tanto sucesso quanto a dele, mas quem pode ganhar um superprêmio é você”, diz a publicidade. A promoção lançada terça-feira será curta: dez dias de campanha. “É uma forma de festejar a repercussão, já que os comentários foram vistos como uma forma de comemoração”, explica a diretora adminstrativa Aline Eggers Bagatini.

A Fruki detém 12% do mercado gaúcho de refrigerantes, e deve expandir a empresa para Santa Catarina. A fábrica atende 30 mil clientes por semana. Para a diretora, o astro inglês ajudou a quebrar barreiras, em torno das quais a juventude se espelha. Premissas como “não consumo refrigerante regional”. Uma celebridade que recebe US$ 18 milhões anuais em publicidade não ganhou nada para provar um produto gaúcho. E continua bebendo. Essa é a propaganda que realmente interessa.



Andréia Rabaiolli
andreia@informativo.com.br

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