Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Congresso de águas minerais é realizado em Natal

Sobre o tema “Potencialidades e desafios: Novos tempos, Novos Consumidores, aconteceram na capital do Rio Grande do Norte, Natal, o 19° Congresso Brasileiro da Indústria de Águas minerais e o 2° Simpósio Brasileiro de Crenologia e Hidrologia Médica, de 13 a 15 outubro. Os eventos foram organizados e realizados pela Associação  Brasileira da Industria de Águas Minerais (Abinam), pelo DNPM e pela Comissão Permanente da Crenologia (CPC).
A solenidade de abertura, realizada na manhã do dia 13, contou com as presenças do presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia; do diretor-geral do DNPM, Miguel Nery; do senador Neuto de Conto; da presidente de la Asociacíon  Espanola de Amigos de las Termas,  Professora Maytê Suárez Santos;  do presidente da Zenith International, Richard Hall;  além do presidente do SICRAMIRN-RN,  Roberto Pinto Serquiz Elias e do superintendente da Abinam, no Rio Grande do Norte, Djalma da Cunha Jr., dentre outras autoridades.
Em sua saudação aos presentes, o presidente da Abinam, Carlos Lancia, fez um balanço da evolução do segmento das águas minerais nos últimos oito anos.  Segundo Lancia, esse fortalecimento é resultado de atos normativos emitidos pela atual gestão do DNPM. Lancia citou a importância da reorganização da Comissão Permanente de Crenologia (CPC), e o quanto ela tem contribuído para assessoramento Técnico – Cientifico do DNPM, no processo de formulação de diretrizes do setor de águas minerais e por fim solicitou à platéia uma salva de palmas em agradecimento.
Lancia fez ainda referências às portarias do DNPM Nº 374/2009 que trata da imposição  de Normas Técnicas,  da metodologia de  águas minerais,  que trata a portaria 389/2008, que define padrões para garrafões de 10 a 20 litros, da portaria 389/2008,  que regulamentou o uso de embalagens cartonadas para envase de água mineral.
O diretor-geral do DNPM, Miguel Nery também fez uma avaliação da atual gestão. Comentou que era a sua oitava participação sucessiva naquele evento e o quanto o seguimento de água mineral tem tido a atenção do DNPM.  Nery enfatizou o processo de modernização institucional que a Autarquia vem passando nos últimos anos e o seu fortalecimento, com ênfase na valorização funcional, com a realização de concursos públicos para contratação  de mais de 600 servidores. O último realizado em março deste ano. De acordo com Miguel Nery, os trabalhos do CPC têm sido extremamente relevantes, em seis anos realizou 25 reuniões, tendo sido adotadas resoluções do mais alto teor técnico-cientifico.
Em seu discurso, Nery citou a importância das medidas do governo durante  crise financeira, que foram determinantes para a sua superação no Brasil. “ A desoneração fiscal e do IPI para diversos bens de consumo, o PAC e o Programa ‘ Minha casa, minha vida’, dentre outras medidas, foram essenciais  para o País enfrentar e sair da crise”, afirmou Nery.  Segundo o diretor-geral, o seguimento da indústria de águas minerais assim como as demais setores da economia “reagiram e votaram a crescer, beneficiados pelo nível de emprego da população, que teve elevado o seu poder aquisitivo, e conseqüentemente, aumentando o consumo”.
Após a dissolução da mesa, ainda na seção de abertura, o diretor-geral do DNPM proferiu uma palestra sobre “O novo marco regulatório da mineração e o setor de águas minerais”. Além de apresentar os novos dispositivos em discussão no governo, em vias de ser encaminhado para o Congresso Nacional, Nery  falou do crescimento da indústria de águas minerais que já consta com 983 concessões,  até setembro de 2010. Segundo dados da Abinam a produção  em 2009, atingiu  7,2 bilhões de litros.

Setor Mineral , Assessoria de Comunicação Social .

Nenhum comentário: