Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ANA e WWF-Brasil assinam acordo



      ANA e WWF-Brasil assinam acordo para conscientizar sobre preservação das águasANA e WWF-Brasil assinam acordo para conscientizar sobre preservação das águas

      Novo acordo de cooperação técnica prevê iniciativas conjuntas, como a criação de uma campanha de comunicação sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, a capacitação em gestão de recursos hídricos e a organização de atividades de informação e valorização do tema água e cultura.
      A Agência Nacional de Águas (ANA) e a organização não governamental WWF-Brasil assinam hoje às 17h30 um novo Acordo de Cooperação Técnica para ações de capacitação e comunicação na área de recursos hídricos. O objetivo do acordo, que terá vigência de dois anos, é difundir a importância dos recursos hídricos e sua preservação para a sociedade.
      O documento será assinado na sede da ANA, em Brasília, pelo diretor-presidente da ANA, José Machado, a secretária geral do WWF-Brasil, Denise Hamú Marcos de La Penha, e a superintendente de desenvolvimento organizacional do WWF-Brasil, Regina Amélia Cavini. Também participam do evento os diretores e superintendentes da Agência e do WWF-Brasil.
      O acordo prevê iniciativas, como: a criação de uma campanha nacional de comunicação sobre a importância da preservação dos recursos hídricos; a capacitação em gestão dos recursos hídricos nas bacias dos rios Paraguai e Acre, em parceria com os governos do Mato Grosso do Sul e do Acre; a organização de atividades de informação e valorização do tema água e cultura; e também a elaboração de um seminário para a discussão de temas sobre a gestão dos recursos hídricos e aquáticos no Brasil.
      Esta é a segunda parceria entre a ANA e o WWF-Brasil. Em agosto de 2005, as duas entidades assinaram um acordo de cooperação técnica, científica, de capacitação, educação e mobilização social com o objetivo de apoiar a implementação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Entre algumas das ações da antiga parceria, destaca-se a exposição itinerante “Água para vida, Água para todos”, que mobilizou 60 mil pessoas em nove estados nas cinco regiões brasileiras. Uma pesquisa feita pelo Ibope “Águas Brasil, a visão do brasileiro” para identificar o que o brasileiro pensa e faz para a conservação da água e avaliar o conhecimento sobre o sistema brasileiro de recursos hídricos revelou, por exemplo, um aumento de 74% para 78%, entre 2004 e 2006, no número de pessoas favoráveis à cobrança de uma taxa para quem polui ou desperdiça a água.
      Machado demonstra bastante otimismo com o novo acordo com o WWF-Brasil, pois a entidade é a maior do país que atua em frentes para a preservação e conscientização da importância dos recursos hídricos no país. Para ele, o acordo permitirá intensificar as iniciativas de capacitação e conscientização para ampliar o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “Acredito que poderemos ter uma maior mobilização em torno do tema água e sua preservação em várias frentes.”
Para Denise Hamú, a parceria com a ANA é estratégica, considerando que água é um recurso indispensável para o desenvolvimento do país. “Esse novo acordo de cooperação reúne esforços para aprimorar os mecanismos de conservação e gestão de água, por meio do intercâmbio técnico e científico, bem como em ações de mobilização junto à sociedade brasileira”, disse a secretária geral.

Sobre a ANA
A Agência Nacional de Águas tem como missão regular o uso da água dos rios e lagos de domínio da União, assegurando quantidade e qualidade do recurso natural para usos múltiplos, além de implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) – um conjunto de mecanismos, jurídicos e administrativos, que visam ao planejamento racional da água com a participação de governos municipais, estaduais e sociedade civil.

Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo como instituição de utilidade pública, com a missão de contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a proteção da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.
Mais informações:



ANA
Rosana Hessel – (61) 2109-5678 – rosana.hessel@ana.gov.br
Raylton Alves – (61) 2109-5495 – raylton.batista@ana.gov.br
WWF-Brasil
Gadelha Neto – (61) 8122-8770/ (61) 3364-7482



Nenhum comentário: