Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

Saúde reforça importância do selo fiscal e sanitário da água mineral

As boas práticas de engarrafamento de água mineral em garrafões de 10 e 20 litros são uma preocupação do Governo do Estado. Para garantir procedência do produto, as secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Fazenda (Sefaz) implantaram o selo fiscal e sanitário, localizado no lacre do garrafão.
Desde a criação do selo fiscal e sanitário da água mineral, as empresas tiveram o prazo até abril para esgotar os estoques de garrafões sem o selo. Nenhum galão de 10 ou 20 litros pode ser comercializado sem o selo afixado no lacre do garrafão. O descumprimento desta norma caracteriza infração sanitária e os produtos devem ser apreendidos e inutilizados, afirmou Antônio de Pádua Pereira Pombo, coordenador de Vigilância Sanitária da SES.
A procedência da água mineral deve ser conferida pelo consumidor ao recebê-la em casa:
1- Acesse o site da Sefaz;
2- Clique no banner amarelo escrito Água Mineral na parte superior direita da página;
3- Clique no link "consulta ao selo fiscal";
4- Digite o número do selo no campo correspondente e clique para consultar;
5- As informações sobre a empresa envasadora devem coincidir com os dados da mesma constante do rótulo grande afixado no corpo do garrafão;
6- Em caso de discrepância, o consumidor deve comunicar à Vigilância Sanitária, pelo e-mail covisases@saude.se.gov.br , ou à Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 0800-286-3000 ou e-mail ouvidoria@saude.se.gov.br. A Sefaz também deve ser avisada através do número 0800-284-7579.
O selo fiscal e sanitário da água mineral foi criado para que o consumidor conheça a procedência e a qualidade do produto que está consumindo. Ele tem um importante papel na garantia da qualidade da água, ressaltou Silvio Santos, secretário de Estado da Saúde.
"É importante alertar que este selo vale não somente para a água produzida e envasada em Sergipe, mas toda água comercializada aqui, mesmo que produzida e envasada em outros estados", alerta Pádua Pombo.
Boas práticas de higienização e consumo
Além de conter o lacre e o selo fiscal e sanitário, o garrafão deve estar dentro do prazo de validade, observado na parte inferior, não pode ficar exposto à luz solar, produtos químicos ou a fortes odores. O estoque deve ser feito em local seco, fresco e não pode estar diretamente no chão. O garrafão é de uso exclusivo da água mineral e não pode acondicionar qualquer outro tipo de produto, alertou Rosana Barreto, gerente de alimentos da Vigilância Sanitária Estadual.
O garrafão ainda deve ser higienizado antes que a água seja consumida: lave bem as mãos com água e sabão antes de manipular o garrafão, lave o galão com água e detergente neutro, retire totalmente o lacre, passe um pano limpo embebido em álcool 70% na parte externa do garrafão, aguarde até que a solução de álcool 70% evapore, evite colocar as mãos no gargalo após a limpeza e no momento de colocar o galão no bebedouro. O bebedouro também deve ser limpo com água fervente, sabão e água sanitária a cada 15 dias.

Nenhum comentário: