Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dá água na boca


Publicado na revista Pense Leve - Mar/09
por Leonardo Andolini

O alerta é antigo, mantenha-se sempre hidratada! Mas atenção ao que se bebe. Tem muito refrigerante por aí disfarçado de água

Vcê deve ter passado a vida inteira ouvindo a máxima “beba dois litros de água por dia”. Pois é, o que sempre escutou dizer, na verdade, não passa de especulação. Estudo da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que os tais oito copos diários são, de fato, mais famosos que eficientes. E até mesmo a informação de que é camarada na perda de peso foi colocada em xeque pelos profissionais. Se a esta altura você já está encarando a água como vilã, calma! Ela é, sim, essencial ao corpo, como explica a nutricionista clínica Roseli Rossi, de São Paulo. “A água é o principal veículo que nutre as células. Além disso, garante o bom funcionamento renal e intestinal”

Blábláblá à parte, o que tudo isso significa? Em resumo, a água afasta para beeem longe o risco de se desenvolver cálculo renal e prisão de ventre (neste caso, trabalha em parceria com as fibras dos alimentos). Outros benefícios associados ao líquido são o de hidratar, eliminar toxinas e, acredite, manter a pressão estável. “O corpo é composto por 70% de água. Ela equilibra a concentração de sódio, fazendo com que o mineral não se acumule, o que pode aumentar a pressão”, detalha a especialista.

Um, Três, Cinco... copos

Da mesma maneira que cada pessoa possui uma impressão digital específica, a ingestão ideal de água também varia a cada uma, portanto, é um jogo perigoso estabelecer uma quantidade “x” para todos. Na dúvida, beba o líquido quando sentir sede – aumente o consumo em temperaturas quentes ou com a prática de atividades físicas. “Porém, uma forma de saber de está bebendo a dose adequada é observar a urina, que deve ser incolor. Do contrário [escura], significa ingestão de água insuficiente”, esclarece a nutricionista Maria Claudia Ortolani, do Ganep Nutrição Humana, da capital paulista. É bom avisar: diferente do que dizem por aí, a água tem, sim, prazo de validade. Quando é engarrafado, o líquido fica suscetível a contaminações externas. Portanto, nada de matar a sede e, com ela, a saúde, hein?

Entre uma garfada e outra...

Sinal amarelo por aqui. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, o líquido até está permitido nas refeições, mas apenas um copo (200ml). “Em quantidades elevadas, a água dilui o suco gástrico, responsável pela digestão. Com isso, o processo torna-se mais lento e aumenta-se o volume abdominal”. Viiixi. Quando beber o que quiser, então? Consuma 30 minutos depois do almoço ou jantar. “Esse período é o suficiente para o bom funcionamento da digestão”, diz a nutricionista Maria Claudia Ortolani, do Ganep.

De tudo um pouco

Basta olhar nas gôndolas para se chegar à seguinte conclusão: com tanta variedade, fica difícil saber qual é o produto ideal, especialmente, se o que está no carrinho é um refrigerante disfarçado ou água de verdade. Enfim, saborear uma novidade aqui ou acolá não é proibido, mas para não cair em ciladas, a mineral é a escolha certeira. “Não passa por processos químicos da indústria, logo, é mais fácil de ser absorvida pelo organismo”, revela a especialista Roseli Rossi. Viu só? Quem disse que água é tudo igual!

Mineral

O que é: É proveniente de fontes naturais e, dependendo do local, oferece maior ou menor quantidade de minerais

Por que beber: Não contém substâncias químicas e aditivos

Está liberada! Ao contrário das demais, não há desvantagens

Mineral com gás

O que é: Originária de fonte natural com dióxido de carbono

Por que beber: Embora gaseificada, não contém aditivo químico e é mais leve que gaseificada artificialmente

Pense bem! Pode causar desconforto em quem possui sensibilidade gástrica

Gaseificada

O que é: Produzida artificialmente; adiciona-se dióxido de carbono no envase

Por que beber: É especialmente boa opção para drinques

Pense bem! Em alguns casos, dificulta a digestão e é contra-indicada para quem sofre de gastrite e refluxo

Adicionada de sais

O que é: Captada da fonte, é purificada por processos químicos e recebe dosagens de sais

Por que beber: A quantidade extra de minerais é bem-vinda ao organismo

Pense bem! Passa por processo de adição de substâncias químicas e o excesso pode sobrecarregar o sistema renal

Aromatizada

O que é: Produto obtido a partir de água adicionada de aroma de frutas

Por que beber: O gostinho é um atrativo para quem não tem hábito de ingerir líquido

Pense bem! Não contém a naturalidade da água proveniente da fonte

Água saborizada ou flavorizada

O que é: Água mineral acrescida de sabor de frutas, sais, conservantes e adoçantes; em geral, com gás carbônico

Por que beber: Contém quantidade reduzida de gás se comparada a um refrigerante, além de apresentar calorias reduzidas

Pense bem! Como um refrigerante comum, por ter aromas e adoçantes artificiais, também demora mais para ser absorvida pelo organismo

Tônica

O que é: Refrigerante que possui quinino, substância de sabor amargo

Por que beber: Por causa do gosto característico, é boa pedida para drinques

Pense bem! Além dos malefícios de um refrigerante, o quinino exige açúcar ou adoçante em abundância na composição para a bebida ficar saborosa

Com Fibras

O que é: Mineral com adição de fibras

Por que beber: É um complemento para pessoas com dificuldade em consumir alimentos fontes de fibras

Pense bem! Um copo oferece apenas 5% da necessidade diária de fibras de um adulto com base em uma dieta de 2.500 calorias



BEBIDA QUE VALE OURO

O consumo mundial de água chegou a 206 bilhões de litros em 2007 – dados da consultoria Zenith Internacional


Bebidas dos deuses

A mais cara! Nos restaurantes descolados pelo mundo, as águas premium tomam até o lugar do vinho na mesa. E a Bling H2O é a que ganha maior destaque (US$ 40). Criada por um produtor de Hollywood, não demorou muito para as estrelas se renderem ao charme dos cristais Swarovski que decoram a garrafa.

Vinda do mar! Em breve nos supermercados brasileiros, a H2Ocean é uma água dessalinizada, por um moderno processo de nanofiltragem, com nada menos que 63 minerais na composição, uau.

TESTADO! “NO PRIMEIRO GOLE, PARECE SER MENOS REFRESCANTE QUE A ÁGUA COMUM. DEPOIS, ESSA SENSAÇÃO DESAPARECE, MAS FICA UM LEVE GOSTINHO NA BOCA COMO DE UMA ÁGUA SALOBRA E DEIXA UM SABOR ESTRANHO. MAS QUEM SABE NÃO É O FUTURO?”

Patrícia Monteiro, Repórter


Água saborizada caseira

Ingredientes:

2 litros de água mineral (sem gás),
1 ramo de folhas de hortelã e
Cubos de gelo a gosto

Modo de fazer

Coloque a água em uma jarra e acrescente as folhas de hortelã com os cubos de gelo. Leve à geladeira por uma hora antes de servir.

Dica Pense Leve

Se preferir, coloque rodelas de limão com hortelã; pedaços de maçã; casca de limão e rodelas de laranja; pedaços de melão com hortelã; ou fatias de pepino e gengibre.

(Fonte: Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição clínica)

Quem tem mais sede?

Consumo per capita de água no mundo (em litros)


Emirados Árabes  280
Itália 200
Espanha 142
Alemanha 140
França 135
Arábia Saudita 131
Brasil 35

Fonte Zenith Internacional

Nenhum comentário: