Publicado em 5 de janeiro de 2011 por itati
Em nossa caminhada rumo a Qualidade Total, utilizamos em nosso dia-a-dia diversas ferramentas para que possamos realizar nosso trabalho e alcançarmos nosso objetivo. Vejamos algumas delas e quais os seus efeitos práticos na vida da empresa e de seus colaboradores.
A primeira delas é a Ferramenta PDCA (Plan – Do – Check – Action). Ou seja, Planejar, Fazer, Conferir, Agir corretivamente. São acões simples que todos os colaboradores são convidados a fazerem no seu dia-a-dia para identificar as Oportunidades de Melhoria Continua (não utilizamos a palavra “problemas”), e assim aumentar a eficiência e a produtividade no ambiente de trabalho.
Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é emitida uma RNC – Relatório de Não-Conformidade. Através deste relatório, qualquer um dos colaboradores da empresa pode relatar e informar alguma situação que não esteja transcorrendo de forma adequada no processo produtivo, ou informar situações que possam ser analisadas e por apresentarem uma oportunidade de melhoria.
Um exemplo disso foi o processo que levou a instalação de climatizadores na área industrial da Itati. Durante a reunião do GMC – Grupo de Melhoria Contínua – da área industrial, foi relatado pelos líderes que um dos motivos da queda na produtividade nos dias em que a temperatura estava muito elevada era o fato do calor excessivo dentro da área de produção. O calor estaria provocando o desgaste acelerado dos colaboradores, especialmente nos períodos do verão, fazendo com que a produção não atingisse suas metas.
Instalação dos climatizadores
Além disso, o calor excessivo estaria aumentando o giro de pessoal (turnover) em alguns setores, pois os colaboradores não estariam conseguindo trabalhar plenamente satisfeitos.
Após diversas discussões e a realização de alguns estudos para definir a alternativa mais adequada para melhorar as condições de trabalho na área industrial, optou-se pela instalação de climatizadores que fazem as aspersão de água no ambiente.
Tal sistema, além de possibilitar uma redução da temperatura ambiente em torno de 5 a 10 graus Célsius, proporciona uma grande economia de energia se comparada a sistemas convencionais de condicinamento de ar (ar refrigerado), pois utiliza apenas um motor de baixo consumo para impulsionar o ventilador e aspergir as micro-gotículas de água no ambiente.
Climatização: ambiente mais agradável
No caso da Itati, o sistema foi projetado e instalado para que cada aspersor possa operar de forma independente conforme a necessidade, maximizando desta forma a economia de energia do sistema.
Assim, podemos ter uma breve noção de como algumas ferramentas são utilizadas no Programa de Qualidade Integrada Itati (QI2) , e seus efeitos práticos no ambiente de trabalho.
Aspersão de gotículas de água reduz a temperatura ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário