Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Água na porta da Loja


Entregar Água Mineral é prestar um serviço ou prestar um favor?
A cada vez que um cliente entra numa loja de água mineral e é abordado por um vendedor(a) com a tradicional pergunta "em que posso lhe ajudar?" ou " que água voce gostaria ?" esse dilema se repete: o vendedor/atendente está prestando um serviço ou está prestando um favor para esse cliente? E no momento que a loja vende a água mineral e deve entregar a bombona na casa do cliente, o entregador está prestando um favor ou um serviço? Obviamente você que está lendo esse artigo irá responder com a lógica, que o vendedor/entregador deverá prestar um serviço ao cliente, afinal o cliente é o centro da distribuidora e estamos todos ali para servi-lo, para agradá-lo e satisfazê-lo em suas necessidades. Mas na prática nem sempre é essa a impressão que fica nos milhares de atendimentos nas distribuidoras por esse Brasil. Como acontece um mau atendimento? De modo geral o mau atendimento acontece pela frieza do atendente, pelo olhar, pois ali você já percebe se a pessoa tem boa vontade ou não, na entrega da água mineral, da forma como é entregue. Ouvi diversos relatos de más lembranças de entregas de clientes meus, mas duas delas merecem um comentário. A primeira de um entregador de uma máquina de lavar roupa que a cliente havia comprado de uma loja. Entregou, montou, fez tudo certo, mas na saída roubou um bolo que a senhora havia feito e estava esfriando para o chá das cinco com as colegas. Imaginem a situação. A senhora ligou para a loja e contou o fato delicadamente para o gerente pedindo para verificar se havia migalhas de bolo na cabine do caminhão. O vendedor conferiu E HAVIA. Outro foi um montador que ao ir montar um roupeiro numa casa sugeriu logo de saída para o cliente que se ele desse uma gorjeta no final do trabalho eles montariam mais rápido e com mais capricho. O mau atendimento acontece pela demora na entrega, nem sempre a pressa do cliente está na sintonia do entregador, nas respostas mal dadas, pela falta de educação, PELA FALTA DE ATENÇÃO, alguns vendedores conversam com quatro pessoas ao mesmo tempo em que atendem e acontece exatamente porque essas pessoas tem uma visão que estão prestanto um favor para o cliente e por isso dão as cartas. Fazem a hora que querem, como querem e do jeito que querem. Na cabeça deles o cliente é que precisa da loja e deles e não o contrário. O foco é sempre eles e a loja, depois o cliente. Você já não teve essa sensação de entrar numa loja e sentir que está atrapalhando? Então experimente ser o primeiro cliente quando a loja abrir numa segunda feira ( você irá ouvir um "começou cedo") ou quando a loja estiver para fechar ou quando os vendedores estiverem conversando. Primeiro os meus horários, minhas necessidades, as normas da empresa, depois o cliente. Pensar assim é prestar um favor. Quantas pessoas tem essa visão aí na sua cidade? Quem sabe até na sua distribuidora...

Nenhum comentário: