Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CONFREBRAS 2009 CONSAGRA-SE EM RECORDE DE PÚBLICO, EXPOSITORES E PARTICIPAÇÃO

          A 3ª edição do CONFREBRAS – Congresso Brasileiro de Bebidas superou as expectativas de todos que participaram e estiveram presentes nos dias 11 e 12 de novembro no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo – SP, pois além de cumprir com a sua proposta inicial de contribuir com a união e organização do setor, o evento promoveu palestras sobre temas relevantes ao mercado de bebidas e debateu questões fundamentais para o bom andamento do segmento.
          Foram dias de movimento intenso, devido à quantidade de pessoas, - cerca de 3.000 que participaram de palestras, debates e da feira de negócios -, e expositores que prestigiaram o Congresso, muitos dos quais participando pela primeira vez, como a San Martin e a PreFomax. “Esta é a primeira vez que participamos do Confrebras e acabou sendo uma surpresa. Fizemos bons contatos. Foi uma grata impressão que tivemos do evento esse ano”, revelou Ricardo Stallivieri, gerente comercial da SanMartin.
           Uma das singularidades do Confrebras foi a participação da Caixa Econômica Federal - CEF, que trouxe produtos e serviços especiais aos fabricantes de bebidas. “Para esta edição do evento, nós trouxemos uma linha de crédito diferenciada, para que os associados da Afrebras pudessem adquirir máquinas e equipamentos, bem como linhas para capital de giro, Enquanto no mercado a CEF, normalmente, financia 80% do bem, para os associados da Afrebras, a CEF está financiando até 100% do valor do bem. A ideia é atender a necessidade dos associados que desejam trocar a garrafa PET por engarrafados, ou seja, ela não tem não só cunho econômico, mas também sócioambiental”, revelou o Fernando Tadeu da Costa Passos, gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal.


Prêmio - Programa de Qualidade AFREBRAS (PQA)


          O CONFREBRAS também mostrou os frutos do trabalho da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – AFREBRAS, ao entregar o primeiro Selo de Qualidade AFREBRAS à Frutty Refrigerantes Ltda, representada, na ocasião, pelo diretor Rogério Vilela Silva.
         O Selo é a prova máxima do empenho da empresa em adotar as normas do Programa de Qualidade AFREBRAS, desenvolvido desde 2007 junto ao Centro de Tecnologia SENAI-RJ. A Frutty Refrigerantes é a primeira empresa brasileira a ser certificada, apresentando os requisitos relacionados à segurança alimentar, ou seja, Boas Práticas de Fabricação, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e Atendimento às Exigências Legais, o que acabou por melhorar a produtividade, qualidade e segurança de seus produtos fabricados, beneficiando o negócio, o mercado e o consumidor.


Sabores do Brasil

          Entre as novidades apresentadas no CONFREBRAS 2009 estava o Bar - Sabores do Brasil, que permitiu ao público degustar, gratuitamente, bebidas inusitadas e exóticas de pequenos e médios fabricantes nacionais, como: refrigerantes nos sabores framboesa, caju e banana. O bar foi extremamente comentado e frequentado durante os dois dias do evento.
        “O evento mostrou uma diversidade muito grande de fornecedores e produtores de bebidas, mas o que mais me surpreendeu foi o bar, no qual as pessoas podiam degustar os produtos com os clientes ou com as pessoas que queriam conhecê-los, o que enriqueceu o trabalho de todos”, salientou a gerente de análise sensorial e ciência do consumidor da América Latina da Symrise, Partricia Arnosti.
         Outra novidade desta edição do evento foram os produtos Fraccaroli, que levaram ao Congresso os primeiros sucos de soja com engarrafamento feito diretamente em garrafas PET.

Palestras


         Os dois dias de Congresso apresentaram palestras ilustres, como a da gerente de Novos Negócios da LatinPanel, Tathiane Frezarin, que abordou a Tendência de Comportamento do Consumidor Brasileiro, com Foco na Cesta de Bebidas (não-alcoólicas + cerveja), que mostrou que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e procurando alternativas na hora de escolher os produtos que vão à mesa.
         O primeiro dia do evento também contou com as palestras do economista e ministro da fazenda no período de 1988 a 1990, Maílson da Nóbrega, que abordou as Perspectivas da Economia Brasileira, analisando os motivos que fizeram o Brasil ser um dos primeiros países do mundo a passar quase incólume pela crise econômica, e do diretor da Gonac – Indústria de bebidas, Rafael González, que comparou as dificuldades enfrentadas pelos fabricantes, produtores e distribuidores mexicanos e brasileiros.
        Em seu segundo dia, o Congresso teve como palestrante o sr. Waldemar Niclevicz, o maior alpinista  brasileiro de todos os tempos e um dos mais completos alpinistas da atualidade, que teve como foco: a superação de desafios, o planejamento estratégico, a gestão de riscos e de projetos, o trabalho em equipe, o empreendedorismo, e a prevenção de acidentes. Logo em seguida, foi a vez da fiscal Federal Agropecuário e Coordenadora-Geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – MAPA, Graciane Gonçalves Magalhães de Castro, mostrar as mudanças no registro, padronização, classificação, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de bebidas, estabelecidas pelo Decreto nº. 6.871/09, tanto por parte do Ministério, quanto do empresário.
         A sessão de debate foi finalizada com o Painel A Indústria de Bebidas no Brasil – Debate sobre os Desafios e Oportunidades do Mercado de Bebidas que contou com a exposição de executivos do setor sobre relevantes temas relacionados ao mercado


CONFREBRAS 2009 - (11) 4221-1555

Nenhum comentário: