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segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fiscalização da SMIC nas Distribuidoras de Água Mineral em 25-01-2012

         Assista o Vídeo  exibido no dia 25/01/2012 no Jornal Band Cidade, onde fiscais da Smic, fazem vistorias no setor de  Água Mineral em Porto Alegre

<http://www.bandrs.com.br/bandcast/index.php?main=vervideo&tab=bandcast&id=7093

Verão Incrível FRUKI

 

Já está valendo a campanha do Verão Incrível FRUKI! A promoção, de abrangência estadual, tem duas modalidades de concursos culturais.

Em ambas o prêmio é nada mais, nada menos que um ano de FRUKI grátis!!!

No PDV os consumidores poderão participar ao criar uma frase que relate seu verão incrível. As urnas, os regulamentos e cupons estão disponíveis nos supermercados participantes.

Na Internet utilizamos o Facebook como principal ferramenta de divulgação. Na Fan Page Fruki Guaraná o concurso é fotográfico. Os 10 autores das fotos que retratam um Verão Incrível que forem mais “curtidas” serão os vencedores.

Entre os materiais que desenvolvemos para divulgação da campanha nos PDVs estão cartazes, móbiles, displays, stoppers, gargaleiras e topos de ilha.


Fonte: Blo do Atitude

Garibaldi quer atrair Bebidas Fruki

 

Prefeitura apresenta propostas para instalação da fábrica no município

A Empresa de Bebidas Fruki SA está voltada a ampliar sua área de produção e busca na Região uma área de terras para execução desse projeto. O Secretário de Planejamento e Indústria e Comércio de Garibaldi, Carlos Mânica, esteve na semana passada visitando o Diretor Presidente da Fruki SA, Nelson Eggers, que recebeu um "dôssier" com 44 páginas contendo todas as vantagens que o município oferecer, além de uma área de terras com água potável, ponto primordial das necessidades para a definição desse objetivo e de se localizar próxima a Rodovia Rota do Sol.

O secretário Carlos Mânica confirmou a presença do empresário Nelson Eggers em Garibaldi tão logo o mesmo voltar de viagem programada para a Europa afim de conversar diretamente com o prefeito Cirano Cisilotto.

Em recente pronunciamento, o empresário Eggers disse que a empresa exporta pouco no momento, mas para 2012 contruirá prédio em Canoas para melhor distribuição, numa área de 12 mil metros quadrados e que busca essa área para ampliar e diversificar a linha de produção com sucos, chás, energéticos e bebidas à base de soja. Para 2013 deverá também ampliar a fábrica sede de Lajeado. A Fruki representa 13 % da produção de bebidas no Estado do Rio Grande do Sul, pretendendo
atingir 21% em breve.

Fonte: Benito Rosa/RSCOM/Garibaldi

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sustentabilidade ajuda empresa a ganhar mercado de Água Mineral


Brasília - No município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, a empresa de água mineral Cristalina ganhou confiança e credibilidade no mercado não só pelo seu criterioso processo de produção, mas também pela preocupação com o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa do empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior é um dos destaques da série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. Composta por interprogramas exibidos nos intervalos da programação da emissora, a série mostra casos como o de Djalma, que alavancou os negócios com a implantação de ações sustentáveis em seu empreendimento.

A história da empresa começou em 1992, quando o pai do empresário comprou uma propriedade em Macaíba para criar gado e plantar mamão. Ao construir um poço destinado ao abastecimento e plantio, ele descobriu uma fonte de água de excelente qualidade. Foi aí que os planos mudaram.

Dois anos depois, surgiu a Cristalina, com a proposta de oferecer água mineral de qualidade para todo o Nordeste a partir de fontes originadas no lençol freático do local. A empresa logo se destacou por seus cuidados com o processo produtivo e preocupação com o manancial.

Paralelamente ao sucesso do produto, o empresário também se preocupava com a redução de desperdícios e o reaproveitamento da água. Um exemplo é a reutilização da água da lavagem dos vasilhames na limpeza e nos jardins da propriedade. “Um empreendimento sustentável, onde existem controle e monitoramento contínuo, é uma empresa respeitada. Consequentemente, as ações trazem resultados favoráveis à sobrevivência dessa empresa”, afirma Djalma.

Atualmente, a Cristalina também possui poços no município de Apodi, região oeste do estado. A água passa por análises diárias nos próprios laboratórios das fábricas, para garantir o alto nível de pureza do produto, que é comercializado também nos estados do Pará, Ceará e Maranhão.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Smic vistoria comércio de água mineral


25/01/2012 17:45:00

        A equipe de fiscalização localizada (SFAL) da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) realizou na tarde desta quarta-feira, 25, mais uma ação Água Mineral. Foi verificada a regularidade administrativa dos estabelecimentos de comércio, distribuição e armazenamento de água mineral, em atenção à lei 12/75 e à lei n.º 9944/2006. Foram realizadas 13 vistorias nos bairros Mont´Serrat, Floresta e Higienópolis, sendo emitidas duas notificações de irregularidade, um auto de infração e um auto de notificação.


Texto de: Aline Brum
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Divulgada lista de águas minerais indicadas para consumo humano no Ceará



 No Ceará, há 46 empresas de águas minerais e de águas adicionadas de sais com registro no Ministério da Saúde após terem passado por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). Estão de acordo com os padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e portanto indicadas para o consumo humano.

       Com a divulgação da lista das águas , a Secretaria da Saúde do Estado quer que os consumidores tenham acesso a informação segura de qual água deve levar para casa e qual água não deve comprar. As águas e empresas que não aparecem na lista estão irregulares junto a vigilância sanitária da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa.

       Águas minerais naturais, segundo o Código de Águas do Brasil, no artigo 1º, “são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que confiram uma ação medicamentosa”. O código destaca que as águas minerais naturais são classificadas segundo as características permanentes e ainda conforme as características inerentes às fontes. Já água purificada adicionada de sais são preparadas artificialmente a partir de qualquer captação , tratamento e adicionada de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada com dióxido de carbono de padrão alimentício.

Fonte: Sesa

RELAÇÃO DAS EMPRESAS DE ÁGUAS MINERAIS,
COM REGISTRO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Empresa/ Marca
Localidade
01Litorágua Águas Minerais Ltda
Marca:Litorágua
Aquiraz/CE
02Agro Comercial Acácia Ltda
Marca: Acácia
Ipu/CE
04Mineradora de Água Límpida
Marca: Límpida
Aquiraz/CE
05São Felix Ind. De Mineração Ltda
Marca: Pacoty
Pacoti/CE
06São Geraldo Águas Minerais Ltda
Marca:São Geraldo
Juazeiro do Norte/CE
07Serrabella Mineração e Abastecimento de Água Ltda
Marca:Serrabella
Crato/CE
08Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda
Marca:Indaiá
Fortaleza/CE
09Florágua Ind. E Com de Águas Minerais
Marcas: Adorágua
São Gonçalo do Amarante/CE
10Ypióca Aguas Minerais Ind. E Com.
Marca: Naturágua
Fortaleza/CE
11Serra Grande Industria de Mineração Ltda-ME
Marca: Serra Grande
São Benedito/ CE
12Nevágua Ind. e Com. De Águas
Marca: Neblina
Guaramiranga/CE
13Mais Sabor Mineração Ltda
Marca: Acquality
Aquiraz/CE
14Orvalho da Serra Com e Ind. De Recursos Minerais LTDA
Marca: Orvalho da Serra
Guaraciaba do Norte/CE
15Bringel & Carvalho Ind. de Bebidas Ltda
Marca:Castelo
Barbalha/CE
16Maranhão Mineração Ltda
Marca: Olympia
Pacoti / CE
17Mawir Águas Ind. E Com. Ltda
Marca: Cambará
Crato/CE


RELAÇÃO DAS EMPRESAS DE AGUAS ADICIONADAS
DE SAIS COM REGISTRO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Empresa/Marca
Local
01J. Secundino de Oliveira
Marca: Clareza
Fortaleza/CE
02Cristalina Alimentos e Bebidas Ltda
Marca: Santa Sophia
Fortaleza/CE
03José Irapuan Freitas Maciel Filho - ME
Marca: São Francisco
Fortaleza/CE
04Aguas Leves Ind. Com. de Águas
Marca: Bonágua
Fortaleza/CE
05Nossa Agua Ind. Com. de Água
Marca: Nossa Agua
Aquiraz/CE
06Agroindustrial Mota Ltda
Marca: Hialina
Senador Pompeu/CE
07Minerágua Captação, Trat. Distr. de Água Ltda.
Marca: Ouro Azul
Fortaleza/CE
08Augusto e Silva Água Ltda.
Marca: Fortágua
Fortaleza/CE
09Midol - Mineração Dolomita Ltda
Marca: Ricca
Fortaleza/CE

10
Cachoeira das Águas Ind. E Com. de Águas
Marca: Apodi
Tabuleiro do Norte/CE
11Top Águas Ltda
Marca: Sagrada
Aquiraz/CE

12
L.W. Agropecuária e Industrial
Marca: Clara
Aquiraz/CE
13Iracema Ind. e Com. de Águas Ltda
Marca: Iracema
Forteza/CE

14
Alipio Cavalcante Mota -ME
Marca: Santiago
Fortaleza-CE
15Clarafina Ind. e Com. de Água
Marca: Clarafina
Fortaleza-CE
16WA Industria e Comércio
Marca: Plurágua
Fortaleza/CE
17Renágua Ind. e Com. de Água Ltda
Marca: Renágua
Fortaleza/CE
18S.A. de Vasconcelos – ME
Marca: São Gonçalo
São Gonçalo/CE
19A. S. Verçosa – ME
Marca: Santa Marta
Fortaleza/CE
20Fortalina Ind. e Com. de Água
Marca: Fortalina
Fortaleza/CE
21Akiágua Ind. e Com. ee águas Ltda
Marca: Akiágua
Fortaleza/CE
22Floralda Águas Envasadas Ltda
Marca: Lipe
Caucaia/CE
23Quixeramobim Águas Ltda
Marca: Quiágua
Quixeramobim/CE
24Aquavi Ind. e Com. de Água Ltda
Marca: Aquavi
Pacatuba/CE
25Cachoeira da Serra Ind. e Com. de Água Ltda
Marca: Cachoeira
Maracanaú/CE
26Francisco das Chagas Pontes Filho
Marca: Água Primavera
Fortaleza/CE
27M. Garcia Com. e Ind. de Águas Ltda
Marca: Pingo Azul
Maracanaú/CE
28Mayara Alves de Saúde - ME
Marca: São Mateus
Fortaleza/CE
29Perola Ind. e Com. de Água Ltda
Marca: Perola
Fortaleza/CE
30Purazul Ind. e Com. de Água Ltda
Marca: Purazul
Caucaia/CE

Atualizado em: 26 de dezembro de 2011

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Justiça determina que garrafões de água mineral tenham data de validade

 

A água sem gás tem limite de um ano. Já a água com gás, de três meses, no máximo. Garrafas plásticas não devem ser reaproveitadas.


Os consumidores brasileiros devem ficar atentos. Empresas que não respeitavam a data de validade dos garrafões de água mineral foram derrotadas na Justiça e agora vão ter que aceitar as regras determinadas pelo órgão que regulamenta o setor.
Água, em si, não tem prazo de validade. Só quando é armazenada, industrializada. Será que os consumidores dos mais de oito bilhões de litros vendidos por ano no Brasil sabem disso? “Com sinceridade, olhei só o preço”, revela um consumidor.

“A partir de um ano podem alguns microorganismos naturais, da própria água, se desenvolver. Não há risco à saúde, mas ela vai perder aquelas características, o paladar que você já está acostumado com sua água”, explica a bioquímica Petra Sanchez.
A água sem gás tem limite de um ano. Já a água com gás dura menos, exatamente porque vai perdendo as bolhinhas: no máximo três meses. Descartáveis, as garrafas plásticas não devem ser reaproveitadas.

Mas 57% da água mineral são consumidos em recipientes retornáveis, de até 20 litros. A vida útil deles, estabelecida pelo departamento nacional de produção mineral é de três anos. Algumas empresas resistiram a isso até o fim do ano passado, quando foram derrotadas na Justiça.

Em três anos, vasilhames são reutilizados, em média, 150 vezes. É claro que eles se desgastam mais por fora, pelo transporte, mas a própria lavagem, por dentro, também pode provocar certas ranhuras que comprometem a higiene.

“Se ficar, durante a lavagem, alguma bactéria ou alguma célula de algas, quando ela vai para o consumidor e o consumidor expõe à luz, essas bactérias se multiplicam e alteram completamente a qualidade do produto”, afirma a especialista Petra Sanchez. Ou seja, é preciso observar bem as datas de fabricação e vencimento do garrafão.

A água dentro deles também deve ter prazo de validade, estabelecido pelo engarrafador. Ele varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto, a recomendação é consumir em duas semanas.

Fonte: G1

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Água Crystal

Água Crystal lança garrafa com até 30% de material vegetal e leva consumidores para St.Maarten e Fernando de Noronha

Promoção criada pela Átomo Comunicação está presente em mais de 700 lojas em SP e MG.
 
De 12 de dezembro de 2011 a 12 de fevereiro de 2012, a marca de água mineral Crystal realiza a promoção “Crystal, Mais vida em você”, que sorteará 01 viagem para a ilha de St.Maarten, no Caribe, 06 viagens para Fernando de Noronha e 28 Day Spa para casal. A ação tem como objetivo disseminar a consciência ambiental e estreitar o relacionamento com os consumidores
 
Utilizando a tecnologia PlantBottle, a garrafa PET possui até 30% de sua matéria-prima em origem no etanol da cana de açúcar, e não no petróleo, reduzindo em cerca de 20% as emissões de dióxido de carbono.
 
Marca da Coca-Cola Brasil, a Água Crystal é uma bebida natural, saudável e de alta qualidade, destinada a pessoas interessadas em qualidade de vida e principalmente preocupadas com o meio ambiente. Por este motivo, a escolha dos destinos da promoção.
 
Para participar da promoção, os consumidores devem comprar um dos produtos Água Crystal, em uma das lojas participante e preencher o cadastro, informando o cupom fiscal via hotsite: http://www.crystalmaisvidaemvoce.com.br/.
 
Para cada produto cadastrado, o consumidor recebe uma determinada quantidade de números da sorte que garantem a participação em um sorteio via Loteria Federal, para concorrer aos prêmios.
 
Praças participantes e premiações: • São Paulo: 01 viagem para St.Maarten / 03 viagens para Fernando de Noronha |• Minas Gerais: 03 viagens para Fernando de Noronha |28 Day Spa Casal no Spa Mais Vida|.O regulamento completo da promoção está em http://www.crystalmaisvidaemvoce.com.br/
 
Átomo Comunicação-Fundada em Abril de 2002 por Odilon Machado, profissional de Marketing que dirigiu marcas como Itautec Philco, Malory e Moulinex, conta com equipe mista de executivos de marketing e profissionais de agência. Atualmente com 39 colaboradores, suas áreas de Planejamento, Mídia, Criação, Operação e Logística trabalham juntas para refinar a estratégia de comunicação. Focada na necessidade do cliente a proposta busca sempre a disciplina de marketing certa para o projeto.

Fonte: Portal Fator

Disputa pela fábrica da Fruki envolve pelo menos 30 cidades

Clarisse de Freitas

Pelo menos 30 municípios gaúchos já procuraram a Fruki oferecendo áreas para a instalação da nova unidade industrial da empresa. O empreendimento faz parte do plano de expansão da fabricante de bebidas de Lajeado, que inclui a ampliação da linha de produção na matriz e a construção de um novo centro de distribuição em Canoas, cujas obras devem começar em fevereiro. No total, a companhia está investindo R$ 60 milhões, sendo R$ 30 milhões para a fábrica a ser construída e R$ 15 milhões para cada um dos outros projetos.

Quem estuda as propostas das cidades interessadas em receber a planta industrial é o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers. "Pessoalmente, eu gostaria que a nova fábrica não ficasse muito distante de Lajeado porque algumas partes da infraestrutura, como laboratórios, manutenção, treinamento e recursos humanos, vão permanecer na matriz", indica, sem citar quais as propostas parecem mais atraentes até o momento.

Segundo o empresário, a previsão é aplicar cerca de R$ 30 milhões na construção de uma nova planta industrial para ampliar a linha de produtos da empresa. Devem ser produzidos sucos, chás, bebidas vitaminadas, energéticos, isotônicos e à base de soja. "Esse é um mercado incipiente, tem produtos até desconhecidos aqui", observa Eggers. "A previsão é de que as operações da nova planta comecem no final de 2013, início de 2014", diz o executivo, ao projetar que serão gerados cerca de 40 postos de trabalho - a maior parte na produção e, alguns, na administração.

Obra em Canoas deve começar em fevereiro

As obras do novo centro de distribuição da Fruki devem começar nas próximas semanas em Canoas. "Adoraria que fosse ainda em fevereiro", diz o diretor-presidente da companhia, Nelson Eggers, ao ressaltar que o investimento de R$ 15 milhões na Região Metropolitana é o passo inicial de um projeto de expansão da companhia. A empresa irá construir, em terreno próprio de 40 mil metros quadrados de área (próximo às instalações da Petrobras), uma estrutura de 15 mil metros quadrados que irá abrigar o departamento comercial e terá, no pátio, estacionamento para 200 caminhões.

As operações feitas atualmente em Cachoeirinha serão transferidas para esse novo local até o final do ano, segundo o cronograma das obras. "Estamos em Cachoeirinha em um prédio que não é nosso e que está ficando pequeno. Vamos transferir para uma área própria, com capacidade para atender ao crescimento de pelo menos cinco anos", aponta o empresário. Segundo Eggers, os investimentos feitos em Canoas serão financiados com recursos próprios e terão apenas os incentivos municipais.

O centro de distribuição terá capacidade para abrigar até 200 trabalhadores, divididos basicamente entre a equipe de vendas (sobretudo vendedores externos), e a estrutura logística (entregadores e motoristas). A partir de Canoas serão atendidos os 10 mil clientes atuais da Fruki na Região Metropolitana e, segundo Eggers, essa será a base para a conquista de mercado. Atualmente, a marca possui cerca de 13% do mercado de refrigerantes e 18% do mercado de água mineral.

Esses produtos, feitos na unidade de Lajeado, terão suas linhas de produção ampliadas em 2014, na etapa final da expansão da Fruki. "O nosso volume de vendas cresceu, em 2011, 8,5% e deve crescer outros 8% em 2012. Para dar conta desse crescimento orgânico, planejamos daqui a dois anos ampliar a capacidade em até 40%. Nessa etapa devemos aplicar outros R$ 15 milhões", diz o empresário.
Para realizar o investimento, o empresário diz que ainda estuda as fontes de financiamento. "Estamos conversando com o governo do Estado e é provável que tenhamos benefícios do Fundopem e que o investimento seja feito com recursos do Bndes, via Badesul", detalha. Mesmo que a direção da empresa não aponte as cidades que disputam o investimento, fontes do mercado apontam localidades com maior potencial para ficar com a fábrica, como Espumoso, Paverama e Casca.

O prefeito de Espumoso, Zelindo Signor Neto (PDT), afirma que o município possui uma área de 25 hectares, próxima à zona urbana, que pode ser transformada em distrito industrial para receber a empresa. "Entendemos que temos alguns pontos que podem ser avaliados negativamente pela Fruki, como a localização. Mas temos como grande vantagem a qualidade da água, a oferta de uma área nobre e uma comunidade de 12 mil habitantes na área urbana extremamente pacífica", enumera o chefe do Executivo.

Já Paverama apela às emoções do empresário Nelson Eggers. "Nelson é filho de Paverama e temos certeza de que ele considera com carinho a possibilidade de instalar a fábrica aqui", afirma o prefeito Elemar Rui Dickel. Segundo ele, será concedida à empresa toda a infraestrutura necessária para a instalação e a administração municipal já tem em vista uma área que pode ser cedida para a nova fábrica.

Ari Domingos Colvilla, chefe do gabinete do prefeito de Casca, Alan Chagas, revela que o município apresentou à Fruki uma oferta bastante estruturada. A cidade, que abrigou uma subsidiária de refrigerantes da Brahma até a década de 1980, se propõe a oferecer um terreno e toda a infraestrutura para ficar com a nova fábrica. "Queremos reativar o setor de bebidas porque aqui temos água abundante e de boa qualidade", completa.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

REPORTAGEM DA RBS TV SOBRE AUMENTO DAS VENDAS DE ÁGUA MINERAL


Assista na íntegra a reportagem da RBS sobre o aumento do consumo de Água Mineral no RS, observando que o consumo de 50 mil litros é do mercado todo e não da Distribuidora:

Venda de água mineral aumenta 50% em algumas regiões do Estado em função do calor


Os preços variam entre R$ 7,50 e R$ 12,50

Em Porto Alegre e região Metropolitana, o consumo de água mineral em garrafas e bombonas aumentou 30%. No interior, principalmente nas cidades que sofrem com a seca, o crescimento foi de 50%, segundo dados da Associação dos Distribuidores de Água Mineral do Rio Grande do Sul. Com a alta nas vendas, o produto também sofreu um reajuste: cerca de 20% mais caro que no ano passado.

O vice-presidente da Associação, Leandro Greff, afirma que é importante o consumidor verificar se o distribuidor de água mineral é confiável. A forma mais segura é saber se a empresa tem álvara da prefeitura. Além disso, o local de armazenamento também deve ser observado: as garrafas não podem estar no chão ou no sol.


Para uma água ser considerada confiável para consumo, a garrafa tem de estar lacrada e rotulada, com data de validade de até 3 anos e a população não deve se deixar iludir pelo preço baixo. O Rio Grande do Sul é o quarto maior consumidor de água do país e conta hoje com 22 indústrias de água mineral e 400 distribuidoras regularizadas.




Fonte: Thaís Salvagni / Rádio Guaíba

http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=380990

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Saiba onde encontrar a Água Mineral Itati no litoral gaúcho

Quem estiver aproveitando o verão no litoral gaúcho pode encontrar a Água Mineral Natural Itati por lá também! A distribuição dos produtos está sendo feita nos municípios de Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa e Xangri-lá. Confira onde encontrar, e aproveite a qualidade da Itati!

Em Imbé e Tramandaí, você encontra a Itati na Inbeer Conveniências e Cerveja Express (Av. Fernandes Bastos; 439. Tele-entrega: (51) 3684-1030).


Em Capão da Canoa e Xangri-lá, a distribuição está sendo realizada pela Agiligás Tele-água (Av. Paraguassu; 537. Tele-entrega: (51) 3625-5202).


Além da presença nos lares do litoral, a Itati também vai realizar durante toda a temporada ações nas principais praias, com degustação de água. Aproveite o veraneio com a Itati!

Fonte: http://www.itati.com.br/

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fotos Água Mineral Vida Leve

































Todos querem uma nova fábrica para a Fruki

Uma nova fábrica está nos projetos da Fruki para o próximo ano. A empresa vai construir uma nova unidade exclusivamente para a produção de sucos e chás, além do energético Frukito, atualmente envasado em Lajeado.

Pacote de investimentos deve somar cerca de R$ 60 milhões.
Para facilitar a logística, a ideia é implantar a unidade no trecho compreendido entre Lajeado e Porto Alegre.

A indústria já recebeu inúmeras propostas de municípios que oferecem uma série de benefícios. Alguns, inclusive, fora do eixo previamente escolhido para a unidade.

Mas não param por aí os investimentos da indústria de refrigerantes, que vai ampliar a capacidade da fábrica de Lajeado e construir um centro de distribuição em Canoas.

Fonte: Zero Hora - Maria Isabel Hammes

Fruki: crescimento movido pela TI

ERP atualizado e processo de vendas 50% mais rápido graças a um projeto em mobilidade são algumas das contribuições da TI da Fruki para acompanhar o crescimento da companhia em 2012.

A empresa, de Lajeado RS, a 112 quilômetros de Porto Alegre, normalmente destina 0,5% do seu faturamento à área de tecnologia.

"No próximo ano vai ser um pouco acima", diz Marciano Schorr, gerente administrativo e financeiro da Fruki, sem precisar de quanto será o aumento.

Projetos para 2012

Um dos primeiros projetos de 2012 é ampliar a nova aplicação de vendas para os gerentes e supervisores da empresa.

Hoje, 100% da equipe de vendas, composta por 160 pessoas, usa o novo programa, na plataforma Android, rodando em modelos Motorola Defy.

"Foram mil horas de trabalho envolvendo dois profissionais da TI e mais quatro de outras áreas. O retorno é muito mais em termos de qualidade do atendimento, mas prevemos que o tempo para efetuar as compras caia pela metade", diz Schorr.

Quando utilizada por todos os envolvidos em vendas, o app será utilizado por mais de 200 pessoas.
Além da mobilidade, a Fruki vai migrar a plataforma do seu ERP, da Datasul, para a nova versão, que vai agregar um módulo de BI à ferramenta.

A mudança vai demandar também investimentos em infraestrutura de banco de dados e servidores.
"Nos últimos três anos crescemos 60%. Investir em TI é relevante para garantir esse crescimento", garante Schorr.

Novos investimentos

No início de dezembro, a Fruki anunciou que investirá R$ 60 milhões do início de 2012 até meados de 2014 para construir uma nova fábrica.

O plano é diversificar o portfólio e aumentar a fatia no mercado gaúcho de refrigerantes.

Além disso, a expansão da matriz pretende desafogar as linhas de refrigerantes e de água mineral em embalagens PET, que no verão já operam no teto da capacidade e serão ampliadas em 100% e 50%, respectivamente, até 2014.

O tamanho da nova fábrica ainda não está definido, mas estima-se um aporte de R$ 30 milhões, investidos numa área de 20 hectares a no máximo 30 km de distância de Lajeado.

A construção deve começar no segundo semestre de 2012 e durar um ano.

Com capacidade de produzir 300 milhões de litros por ano em Lajeado, a Fruki prevê uma receita bruta de R$ 160 milhões em 2011, frente aos R$ 139,1 milhões de 2010.

Há três anos, a Fruki trocou o ERP, dentro de investimento anual estimado em R$ 1 milhão em TI. Hoje, a equipe de TI tem nove profissionais. Ao todo, a empresa tem 700 empregados.
Fonte: Baguete

Defesa Civil do RJ envia água mineral vencida para Vitimas da Chuva




A Defesa Civil Estadual enviou para Italva, nesta quinta-feira (5), no norte do Estado do Rio de Janeiro, garrafas de água potável vencidas há um mês para a prefeitura do município. Das 785 garrafas de um litro e meio, 755 estavam com o prazo de validade vencido no último dia 4 de dezembro.

A cidade está em estado de emergência e com cerca de 6.000 pessoas desalojadas, quase metade da população. Por causa dos alagamentos, o município está sem o único hospital – a Santa Casa de Misericórdia – e também a única farmácia popular.

De acordo com o prefeito de Italva, Joelson Soares, caso o governo do Estado não envie ajuda, em breve, ele decretará estado de calamidade pública. O rio Muriaé corta a cidade e está acima de seu nível normal.

- Precisamos de remédios e de médicos, que são de fora e não conseguem chegar à cidade por causa das interdições da BR-356. Precisamos de mais apoio, a situação é complicada.

O abastecimento de água na cidade também está comprometido porque as bombas da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) estão submersas no alagamento. Soares pede que a população evite consumir água das torneiras. As agências bancárias e os Correios também estão fechados.

- Já tem gente com diarreia e vômito.

O coronel Sérgio Simões, comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que esteve em Italva nesta quinta, disse que a água foi encaminhada pela Cruz Vermelha para que a defesa distribuísse. 
Por meio de nota, a Cruz Vermelha informou que manter um controle rígido das doações e que um lote de águas vencidas estava misturado às caixas com prazo válido. A organização lamenta o episódio e classificou o caso como isolado.

Fonte: r7.com