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quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ouro Fino surpreende em ação de marketing

Fabricado pela Ouro Fino, uma das mais tradicionais indústria de água mineral do Paraná, o energético Insano Extreme Energy Drink recebeu apoio da Agência Listo! nas estratégias de comunicação para a 9ª Networking Night – feira promovida pela Amcham Curitiba – Câmara Americana do Comércio.


A Ouro Fino foi uma das empresas patrocinadoras do evento e tinha um estante estratégico na entrada da feira. A intenção, é claro, era marcar presença e divulgar o novo produto. Assim, a Agência Listo desenvolveu ações pré-evento e no estande onde, além de desenvolver a comunicação visual do espaço, movimentou a visitação com degustação de drinks com energético.

Para impactar o público já na semana anterior à feira, a Listo! organizou para a Ouro Fino, junto à Amcham, guerrilhas nos principais edifícios comerciais da cidade para promover o evento e o energético. Na ação diferenciada foram distribuídas garrafas de Insano com um material atrativo: uma gargaleira com personagem, que ligava o produto ao evento.

Além disso, a Listo! inovou com uma mecânica inusitada durante 9ª Networking Night: para que visitantes e expositores passassem pelo estande da Ouro Fino, um plano de check in foi elaborado, imitando o Foursquare – rede social digital por geolocalização. Ao ir até lá, os visitantes recebiam comprovantes de check in na passagem pelo local. E ao final, ganhavam um brinde.


Água mineral é campeã de vendas no primeiro bimestre


O produto que registrou o maior aumento nas vendas no primeiro bimestre deste ano, ante o mesmo período de 2010, foi a água mineral. A bebida teve alta de 32,7% nos dois primeiros meses do ano, de acordo com levantamento da empresa Nielsen.

O segundo maior crescimento de vendas no período foi o de vinho, com 29,1%. Em compensação, a comercialização de sabão em barra foi responsável pela principal queda: 12,8%.

A empresa analisou 134 categorias de produtos, que movimentaram um volume de dinheiro 2,3% maior no primeiro bimestre de 2011.

No mesmo período do ano passado, o crescimento ante 2009 havia sido de 7,5%. Na média, o preço dos produtos não sofreu alteração entre abril de 2010 e o mesmo mês deste ano.

Fonte: Folha de São Paulo

Água Mineral Timbu aplica o recurso de Logística reversa em 100% dos materiais que utiliza

A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final.

A indústria paranaense Água Mineral Timbu aplica a logistica reversa em praticamente 100% dos seus materiais. Segundo a diretora da empresa, Maria Alice Silveira Carneitro, “a empresa não joga nada fora. Ou é reutilizado, ou devolvido para os fornecedores ou encaminhado para reciclagem”, comemora.

Pequenas atitudes, muitas vezes iniciativas dos funcionários, chamam a atenção. Com uma receita encontrada na internet, os funcionários da empresa desenvolveram uma vassoura de garras pet. Além de usar um material que seria jogado no lixo, a vassoura é ótima e está sendo usada todos os dias dentro da Timbu.

Caminhando pela fabrica, que fica em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, é possível perceber o reaproveitamento de materias. Os lixos espalhados pelo terreno são feitos de galões vencidos, cortados e pintados. Os sacos de lixo são os plasticos onde os galões vem embalados. Em uma pequena casa, uma garrafa pet com água e cloro foi colocada no telhado, fazendo com que a luz entre naturalmente na casa e gere economia de energia.

Um espaço exclusivo é destinado ao lixo reciclavel. Uma vez por mês, uma empresa de reciclagem vai até o local recolher o material. A empresa ainda recolhe óleo de cozinha dos funcionários e devolve barras de sabão feitas com o material.

Segundo Maria Alice, os colaboradores da fábrica estão acostumados com as ações e trazem sugestões sempre que encontram. “Se cortarmos apenas a rosca das tampas das garrafas pet, podem servir para lacrar pacotes de bolacha e sacos de farinha, por exemplo. São boas ideias que colaboram com o dia a dia e com o planeta”, afirma.

A empresa realiza parcerias com seus fornecedores para devolver o material usado em embalagens e receber um desconto na proxima compra. Por exemplo, os plasticos que envolvem os protótipos das garrafinhas pet são devolvidos para o fornecedor para embalar novamente. As caixas de papelão são usadas como divisórias para armazenar o estoque.


Os papeis usados no escritório são usados frente e verso, ou picotados e encaminhados para reciclagem. No lago no terreno da empresa, um funcionário construiu um dec com galões de 20 litros vencidos. Agora, os colaboradores vão testar outra receita: construir um aquecedor de água com garrafas pet. “Quando ficar pronto, a ideia é testar na prória empresa e se der certo, podemos ampliar para a residencia dos funcionários”, explica a diretora.

Sobre a Timbu:

A Água Mineral Timbu foi fundada em 1962 pelo empresário Samuel Silveira, com sede no município de Almirante Tamandaré. Empresa familiar, a Timbu conta 80 funcionários e tem como carro chefe o galão de 20 litros. Com uma moderna linha de envase, engarrafa desde copos descartáveis de água até galões. Em 2001, ampliou seu espaço para engarrafamento de galões de 20 litros, são 800 m2 de área de descarga, lavagem e higienização, envase e carregamento de galões, que possibilita aos distribuidores descarregar sua carga em aproximadamente 45 minutos e carregar de novo uma carga média de 450 galões. Em abril de 2009, conquistou a certificação ISO 9001:2008.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mudanças na legislação de água mineral no RN reúne químicos do setor


Os químicos profissionais da área de qualidade das indústrias de água mineral do Estado estão hoje e amanhã reunidos no auditório da Fiern. Eles participam de um debate de atualização da legislação e de mudanças exigidas pela Anvisa no setor de águas com uma palestra de Petra Sanchez – Presidente do Comitê Científico da Associação Brasileira de Indústria da Água Mineral (Abinam).


Hoje no RN 60% da população consome água mineral em garrafões de 20 litros. São 18 fontes que geram nove mil empregos diretos e indiretos no Rio Grande do Norte.


Fonte: Assessoria de Imprensa



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fruki instalará um centro de distribuição em Canoas

Área de 40 mil m2 já foi adquirida e obras começam em setembro

Jefferson Klein

FRUKI/DIVULGAÇÃO/JC

Segundo Eggers, conclusão do projeto é prevista para abril de 2012Para dar condições estruturais ao seu processo de crescimento de vendas, a Fruki vem investindo nos últimos anos em seu sistema logístico. Um dos próximos passos dessa estratégia será a construção de um centro de distribuição em Canoas. O grupo já adquiriu uma área de cerca de 40 mil metros quadrados no município para implementar o empreendimento. De acordo com o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, as obras deverão ser iniciadas até setembro e a conclusão do projeto deverá ocorrer por volta de abril de 2012. O dirigente relata que o complexo absorverá um investimento entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.

A melhoria da sua condição de logística no Rio Grande do Sul é fundamental para as projeções do grupo. Eggers ressalta que a empresa planeja aumentar sua participação no mercado gaúcho de água e refrigerantes, para depois focar outras regiões do Brasil. "Queremos ganhar o mundo, mas antes pretendemos crescer no Estado", afirma o executivo.

Atualmente, segundo o dirigente, a companhia detém uma participação de 12,5% do mercado de refrigerantes no Rio Grande do Sul e de 19% do de água. Sem revelar números, Eggers informa que a empresa quer incrementar em 8% seu volume de vendas neste ano, em relação a 2010, e crescer o mesmo percentual novamente em 2012, em comparação a 2011.

As plantas de produção da Fruki estão localizadas em Lajeado e possuem, no momento, uma capacidade para fabricar aproximadamente 300 milhões de litros por ano de água e refrigerantes. Eggers diz que, por enquanto, não será necessário aumentar a capacidade das unidades para atender à previsão de elevação de demanda. Outra novidade enfatizada pelo dirigente é o lançamento, que acontecerá ainda neste mês de julho, do Frukito Uva. Hoje, a empresa conta com a linha desse repositor energético nos sabores frutas cítricas, tropicais e vermelhas.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Início da exploração de água mineral em Sobradinho segue sem previsão

 (Economia)

 
O secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Sobradinho, Idelfonso Barbosa, e o químico Mário Augusto Lazzari, estiveram ontem na Câmara para falar sobre a situação da Hidromineradora Santo Expedido, que há mais de sete anos vem anunciando que deseja explorar água mineral em Sobradinho. Pelo relato dos dois, desde a cedência da área em 2004 estão sendo seguidos os trâmites burocráticos e os prazos previstos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.

Barbosa destacou que a competência de legislar sobre áreas de superfície é do município, porém, a autorização para explorar o subsolo é da União. A Hidromineradora Santo Expedito de Campo Bom obteve o direito de explorar até 70 hectares do subsolo do aqüífero Guarani, e já teve publicado no Diário Oficial da União, o reconhecimento de que a água encontrada em Sobradinho é mesmo mineral. Mário Augusto salientou que em nenhum momento, o processo esteve paralisado.

Conforme ele, a empresa está providenciando agora as licenças prévias de instalação e de operação, cujo prazo, é de até um ano e meio. Depois disso, é preciso aguardar a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral. Ainda não há, portanto, prazo previsto para que a empresa se instale em Sobradinho e inicie a exploração e o envasamento da água mineral.


Fonte: Rádio Sobradinho