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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Antônio Anastasia garante atendimento de principais reivindicações de Araxá



Anastasia garantiu que Governo do Estado está trabalhando para atender todas as reivindicações de Araxá

As principais lideranças políticas de Araxá foram recepcionar o governador do Estado no Aeroporto Romeu Zema

O governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia está em Araxá onde participou da abertura do 11º Congresso Internacional do Rotary Clube, no Tauá Grande Hotel nesta quinta-feira, 28. Na sua chegada a cidade ele reuniu no Aeroporto Romeu Zema todas as autoridade políticas do município.


Foram recepcionar o governador, que veio a Araxá pela primeira vez depois das últimas eleições, o prefeito Jeová Moreira da Costa, o deputado estadual Bosco, o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos Oliveira e representando o deputado federal Aracely de Paula, a sua filha e ex-secretária de Educação Giovana de Paula Mesquita. Lideranças empresariais e sindicais de Araxá, além de alguns vereadores e representantes da comunidade também estavam presentes no aeroporto durante o desembarque de Anastásia.

Em entrevista coletiva a imprensa araxaense o governador destacou a importância de ter todas as lideranças do município ao seu lado e também falou sobre algumas reivindicações de Araxá junto ao Governo do Estado.

“Quero aproveitar esta minha vinda a Araxá, que é uma das cidades que mais visito no Estado e sempre com muita alegria, para agradecer o prefeito Jeová Moreira, o ex-prefeito Antônio Leonardo, o deputado estadual Bosco e o federal Aracely de Paula que são lideranças políticas que me deram uma vitória tão expressiva junto com o povo de Araxá. É claro que nós sabemos que as pessoas politicamente são distintas em relação às eleições estaduais e depois as municipais. São questões locais, mas eu fico muito orgulhoso de ter neste momento o apoio para o meu governo de todas as forças políticas que atuam em Araxá e que querem o bem da cidade”, destacou.

Ele comentou sobre a escolha do nome de Antônio Leonardo para assumir a vice-presidência da Codemig. “Nós tínhamos assumido o compromisso com Araxá de levarmos para a direção da Codemig um filho da terra. O ex-prefeito Antônio Leonardo tem uma grande experiência administrativa e tenho certeza que vai colaborar muito na administração desta empresa. Estou muito feliz de ter este araxaense ao meu lado. Assim como também a vereadora Edna Castro que vai nós assessorar em Belo Horizonte”, complementou.

Anastasia disse que em breve a Água Mineral de Araxá deverá ser relançada no mercado. “Já estamos em pleno envasamento das águas de Caxambú, estamos agora ultimando o lançamento da água de Cambuquira, depois será a vez de Lambari e Araxá. Acredito que entre o final deste ano e os três primeiros meses de 2012 teremos as quatro principais águas minerais de Minas sendo comercializadas”.


O governador falou também sobre a questão da mineração no Estado. “Estamos nos empenhando muito junto ao governo federal para mudarmos o Marco Regulatório da Mineração que permitirá ao Estado e aos municípios mineradores receberem mais recursos oriundos dos chamados royalties da exploração mineral. A presidenta Dilma Rousseff assumiu conosco publicamente um compromisso de encaminhar a proposta de modificação o que será fundamental para o futuro de Minas Gerais e é claro de Araxá também”, garantiu.

Em relação às reivindicações apresentadas pelo deputado estadual Bosco pedindo a instalação em Araxá da Superintendência Regional de Ensino e a construção de um novo trevo no Distrito Industrial o governador afirmou que são necessidades importantes do município e que o seu governo vai atender dentro de um critério de prioridades. “Estamos recebendo diversas reivindicações e estas que nos foram apresentados pelo deputado Bosco são importantes. Vamos analisá-las porque elas e várias outras dependem de recursos financeiros e os investimentos são graduais. Tratam-se de obras importantes e no caso do trevo do Distrito Industrial já fizemos inclusive todo o projeto e agora iremos estudar recursos para sua execução”.


Antônio Anastasia encerrou a coletiva falando sobre as possibilidades de Araxá participar da Copa do Mundo de 2014 recebendo alguma seleção. “Araxá tem todas as condições para ser uma sub-sede da Copa do Mundo do Brasil. É uma cidade com um belo aeroporto feito pelo nosso governo, tem uma excelente rede hoteleira e um povo muito hospitaleiro. Araxá ainda tem o seu estádio de futebol, tem tradição de hospitalidade e, portanto, tem todas as condições para ser uma forte candidata. E claro que isso dependerá não do Estado, mas sim do interesse da Fifa e das seleções estrangeiras. No momento em que houver a primeira fase destas escolhas o governo do Estado será parceiro da Prefeitura para o que for preciso no que tange aos melhoramentos necessários”, completou.

domingo, 17 de abril de 2011

Grupo Rafael Tenório inaugura fábrica de água mineral Verdes Mares

Empreendimenro visa gerar mais de 150 empregos indiretos


Maciel Rufino

Levar um produto de qualidade é a principal meta do Grupo Rafael Tenório com o lançamento da água mineral Verdes Mares. Há mais 18 meses, o empresário Rafael Tenório trabalha com empenho para alcançar a excelência no seguimento de água mineral em Alagoas.

Na manhã deste sábado (16), Tenório reuniu amigos, empresários e clientes na sede da fábrica, localizada no Distrito Industrial, parte alta de Maceió, para anunciar o novo empreendimento.

“Esse empreendimento é um antigo sonho meu. Há mais de cinco anos pensava entrar para o seguimento de água mineral e, hoje posse ver esse sonhe concretizado”, afirmou o empresário, complementando que a nova indústria do estado irá gerar em torno de mais 150 empregos indiretos.

A água Verdes Mares conta com duas linhas de produção. A linha dos descartáveis será distribuída em estabelecimentos comercias em todo o estado, e a linha retornável, que será vendida diretamente na fonte. “A partir desta segunda-feira (18), os produtos já estarão espalhados por todo o estado.Nós vamos proporcionar, não só mais uma marca de água mineral em Alagoas, mas um produto que os consumidores possam viver com mais saúde”, destacou Rafael Tenório.

A diretora da água mineral Bianca Tenório, destacou a importância do novo empreendimento do Grupo Rafael Tenório. “Observamos o grande potencial nessa área e vamos preencher as lacunas da água no estado”, observou Bianca.

Geração de empregos

O grupo empresarial gera cerca de 550 empregos e, vai proporcionar aos jovens que buscam a sua primeira vaga no mercado de trabalho. Para a gestora de Recursos Humanos, Rosangela Mendes, o diferencial do grupo é valorização dos funcionários, com os cursos de capacitação, treinamentos internos, valorizando sempre a capacitação dos funcionários.

“Nós não contratamos só um funcionário, nós contratamos e proporcionamos diversos cursos, que vão do serviço geral à diretoria da empresa. Esses cursos são importantes para aperfeiçoar e qualificar os funcionários, e para que eles saibam a importância que eles têm na empresa”, enfatizou a gestora de RG.

Fotos:















sábado, 16 de abril de 2011

ALERTA AO CONSUMIDOR

          A Associação dos Distribuidores de Água Mineral do RS (Adamrs), em face do rebimento de denúncias, faz um alerta ao consumidor final:




FIQUE ATENTO AO PREÇO DA ÁGUA MINERAL, POIS PREÇO MUITO ABAIXO DO PRATICADO PELA MAIORIA DAS DISTRIBUIDORAS SUGERE PROBLEMAS.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Venda de água mineral cai 10% em março no Estado

 Pelotas, sexta-feira, 15 de abril de 2011, 12h38min


twitterbloguerfacebookorkutFoto: Paulo Rossi

Em Pelotas alguns distribuidores confirmam a redução e outras contestam a informação

.Por: Tânia Cabistany

taniac@diariopopular.com.br

As vendas de água mineral tiveram queda de 10% no Estado no mês de março, em relação a fevereiro. De acordo com a Associação de Distribuidores de Água Mineral do Rio Grande do Sul, normalmente acontece o contrário e a comercialização aumenta no período em igual percentual da baixa registrada. Em Pelotas há controvérsia. Alguns distribuidores confirmam a redução, outras contestam informações nesse sentido.

A Associação de Distribuidores de Água Mineral do Rio Grande do Sul aponta que março foi chuvoso e além disso teve o Carnaval na primeira semana, o que provocou a pausa nas vendas. Para a entidade, o resultado foi o pior dos últimos dez anos.

De acordo com a Associação, o desempenho teve reflexos na contratação de trabalhadores gaúchos. As distribuidoras abriram apenas metade das vagas que geralmente são criadas em março e a previsão é de que neste mês muitas distribuidoras dispensem 15% dos funcionários. Não é o caso em Pelotas.


A proprietária de uma fonte de água mineral na região, Maria da Graça Costa, destaca ter participado de reunião em Porto Alegre, e um dos assuntos em pauta foi a queda nas vendas no mês de março, sem motivo aparente.

Fábricas podem mudar de mãos, inclusive uma de Água Mineral

por Marco Aurélio Mello – marcoaurelio@ojornal-al.com.br

A negociação vinha acontecendo sob o mais absoluto sigilo, mas, agora, próximo à finalização das conversas, o assunto veio a público. O grupo Renosa, franqueado da Coca-Cola no Centro-Oeste está praticamente com a mão em mais três fábricas do mais popular refrigerante no mundo, localizadas no Nordeste, região tratada como de importância estratégica para a empresa americana no Brasil.

O grupo do Centro-Oeste já atua no Maranhão desde 2006, quando adquiriu a Empresa Maranhense de Refrigerantes e, assim, poderá ampliar suas atividades aos demais estados nordestinos. As fábricas em negociação são da Conviver, nome que soa familiar para os alagoanos, afinal a sede do grupo está na capital alagoana. E foi, exatamente, o Estado de Alagoas que mais recebeu investimentos de seus proprietários. Além de produzir o refrigerante, há também a água mineral Crystal, outra marca forte do grupo.

Entre os três empreendimentos no Nordeste, está a unidade de Maceió, a primeira fábrica “verde” da América Latina, inaugurada no ano passado, após investimentos de R$ 90 milhões.

Só com a aquisição da fábrica de Maceió, o grupo Renosa passa a atuar nos estados de Alagoas, Sergipe e parte da Bahia.

As informações no mercado são de que o grupo Conviver vai manter seus negócios no ramo têxtil e de cosméticos. A empresa fabrica e distribui o refrigerante desde 1977 e no ano que vem completa um século de atividade em diferentes setores.

Por enquanto, o silêncio é a palavra de ordem quanto à negociação.

Já o grupo Renosa passou a expandir sua atuação no ramo de fabricação da Coca-cola, a partir do ingresso de três sócios sul-africanos em 2005.

Quarto maior mercado mundial para o refrigerante, no País, a Coca-cola que chega aos lares brasileiros saem de 44 fábricas, controladas, se a aquisição se confirmar, por 15 grupos empresariais. Em apenas cinco anos, as vendas da bebida americana cresceram no Brasil, 2,3 vezes acima do PIB.

A empresa americana anunciou em fevereiro que vai investir R$ 2,5 bilhões este ano no País e mais R$ 11 bilhões até 2014. No ano passado, o faturamento foi de R$ 17,7 bilhões no mercado brasileiro, 7% a mais que 2009 e um volume de vendas 11% maior.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vital do Rêgo quer água mineral excluída do aumento do IPI





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O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) protestou contra o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a água mineral. O aumento, em torno de 15%, é uma das medidas compensatórias previstas na Medida Provisória (MP 528/11) que corrigiu em 4,5% a tabela do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF) para os anos de 2011 a 2014.

Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador informou que apresentará medidas para que o Senado discuta o aumento do imposto sobre a água mineral, que para ele é injusto. O parlamentar entende que o consumo da água não é eletivo, como o de cerveja e refrigerante, que também tiveram seus impostos majorados.

Vital do Rêgo informou que a Agência Nacional de Águas (ANA) prevê um colapso no abastecimento caso este não seja ampliado. Esse colapso, informou o senador, pode afetar 1.896 municípios brasileiros que já operam com sobrecarga. Para ser evitado, são necessários investimentos de urgência da monta de R$ 18 bilhões. Ele lembrou que esse colapso pode acontecer durante a Copa do Mundo de 2014 e/ou a Olimpíada de Verão de 2016, a serem disputadas no Brasil.

O senador afirmou que o Brasil é o quarto maior produtor de água engarrafada do mundo, com 17 bilhões de litros anuais. Em consumo, é o terceiro, atrás apenas de Estados Unidos e México. O mercado cresce no Brasil cerca de 10% ao ano, enquanto a média mundial é de 7,5%.

O senador afirmou que, em municípios atingidos por catástrofes, a água mineral é a mais urgente terapêutica médica.

Ele protestou pelo fato de um garrafão de 20 litros ser vendido na fonte por R$ 0,90 e chegar ao consumidor a R$ 5,60.

Vital do Rêgo informou ainda que a renúncia de receita com a correção da tabela do IRPF será de R$ 1,61 bilhão, em 2011; R$ 2,36 bilhões, em 2012; e R$ 2,58 bilhões, em 2013. Como medidas compensatórias, além do aumento do imposto de bebidas engarrafadas, o governo aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre compras com cartão de crédito no exterior de 2,38% para 6,38% sobre o valor da compra.

Da Redação / Agência Senado

Bebidas Fruki tem balanço positivo em Santo Ângelo


O desempenho do Centro de Distribuição da Fruki em Santo Ângelo surpreendeu a direção da empresa diante dos resultados altamente positivos. A informação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Nelson Eggers, durante encontro com o vice-prefeito Adolar Queiroz, na tarde de terça-feira, 12. Na oportunidade foram apresentados dados referentes ao ano de 2010.

Segundo Eggers, a instalação do centro de distribuição na Capital das Missões foi fundamental para o projeto de expansão da marca no Estado. O diretor revela que no ano passado a linha de produtos das Bebidas Fruki teve um crescimento de 20% nas vendas em território gaúcho.

Em seu encontro com Queiroz, Eggers revelou ainda que a empresa adquiriu uma nova área para a construção de um centro de distribuição em Canoas, visando fortalecer as atuação da Fruki na região metropolitana.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Água mineral para todas as residências em Castello Branco

Projeto deve estar concluído em 2012.

A Prefeitura de Presidente Castello iniciou a construção do reservatório de água que vai atender as comunidades de linha Imigra, linha Rancho Grande, linha Taquaral e linha Ramal Durigon. São 5.491 metros de canalização. A intenção da administração municipal é levar água mineral (proveniente do poço profundo da comunidade de São Luiz) para todas as residências do município a partir de 2012. Será a primeira cidade catarinense a oferecer esse abastecimento diferenciado aos moradores.

O prefeito de Presidente Castello Branco, Claudio Sartori, explica que a preocupação é melhorar a qualidade da água distribuída à população. A expectativa é de que todas as obras estejam concluídas até o final do ano. Sartori acrescenta que o projeto que pretende distribuir água mineral para todas as residências é pioneiro no país. "Queremos encerrar esse projeto para iniciarmos a instalação do balneário", conclui.

Balneário

A Prefeitura de Presidente Castello Branco dá continuidade ao projeto de implantação do balneário. Os recursos já estão garantidos. Na primeira fase serão investidos cerca de R$ 3 milhões. Restam apenas alguns encaminhamentos burocráticos (legalização dos terrenos). A administração municipal planeja a construção de piscinas com ondas e outras estruturas para atender os banhistas. Além disso, estão previstas (em parceria com a iniciativa privada) construções de hotéis e restaurantes. Os preparativos para a exploração turística já iniciaram. Uma das medidas é trabalhar o tema turismo nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto deverá ser iniciado em 2012 na comunidade de linha São Luiz. "Nossa intenção é trabalhar forrtemente a partir do ano que vem para alavancar o crescimento do município", finaliza Sartori.


Pavimentação

A Prefeitura de Castello Branco iniciou no final do ano passado, a pavimentação asfáltica dos acessos às comunidades de linha Imigra, linha Cabeceira Dois Irmãos, linha Ramal Durigon e linha Rancho Grande. Serão investidos cerca de R$ 140,000,00. A inauguração será marcada para os próximos dias



Higienização em galões reduz riscos de contaminação da água

Foto: Wildes Barbosa/O Popular/Futura Press


 Consumidor deve verificar se a distribuidora de água mineral preza pela higiene


Eduardo Djun

cidades@eband.com.br

Qualquer um que tenha preocupação com a própria saúde sabe que a boa qualidade da água é muito importante para o bem-estar. Mas será que a água que sai da fonte tem a mesma qualidade da água que chega aos galões e garrafinhas?



Comprar água mineral de galões de 20 litros ou de garrafas de 1,5 litro não é garantia de se estar levando para casa um produto puro e saudável. Para o professor de Vigilância Sanitária da FSP (Faculdade de Saúde Pública) da USP, Pedro Manoel Germano, o consumidor deve ficar atento se a empresa de água mineral é de confiança. Indústrias sérias prezam por uma boa higienização quando reaproveitam os galões de 20 litros.



Germano alerta que, mesmo quando a água é transportada em boas condições, há o risco de ela ter sua qualidade alterada por ter ficado em um ambiente de temperatura oscilante ou exposto ao sol. “Dependendo de onde veio e de como foi transportada, a água pode trazer uma porção de pequenos problemas de origem ambiental, principalmente agentes bacterianos”, afirma.



Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a água contaminada é responsável por cerca de 80% das doenças e por mais de um terço dos óbitos nos países em desenvolvimento.



As bactérias mais comumentes encontradas em galões de água são as coliformes fecais. Essas bactérias podem vir dos próprios funcionários que entregam esse tipo de produto. “Em casa, no momento da recepção, há a possibilidade de alguém não ter lavado as mãos adequadamente e mexer no recipiente sem qualquer tipo de cuidado higiênico”, afirma Germano.



O especialista destaca ainda a importância de tomar alguns cuidados com a higiene para evitar doenças. “O princípio mínimo de higiene é lavar adequadamente os recipientes com água e cloro. Feito isso, a partir do momento que ela é distribuída para jarras ou embalada em vasilhames, é importante que estes também estejam higienizados e limpos”. Germano recomenda ainda limpar regularmente o suporte para os galões.



Sem o devido tratamento, essa água contaminada pelas bactérias coliformes fecais pode prejudicar a saúde principalmente de crianças, idosos e mulheres grávidas. De acordo com o professor, as pessoas que estão convalescendo de viroses ou hepatite também são vulneráveis à ação da bactéria.

sábado, 9 de abril de 2011

Capacitação no setor de Água Mineral

           Funcionários das indústrias de água mineral do RN participam de um curso de capacitação no Auditório da Fiern. O Sicramirn quer qualificar ainda mais os participantes nas boas práticas de higiene e controle no processo de manipulação do produto.

         A coordenação é da empresa paulista de consultoria em água mineral Ozoxi.

Produtores de água mineral querem redução de ICMS para competir no mercado Capixaba


Alíquota é de 17%. Disputa é acirrada. As marcas de fora conseguem cobrar valores iguais ou menores as das indústrias capixabas

Letícia Cardoso - Gazeta Online

NotíciaEnviar por e-mail Produtores de água mineral no Estado querem que o governo diminua a alíquota de ICMS cobrada sobre o produto. Atualmente, cada empresa paga 17% só com este tributo o que tem causado uma disputa acirrada no mercado já que as marcas de fora estão conseguindo cobrar valores iguais ou menores que as marcas capixaba.

Nesta terça-feira (29) representantes das empresas participaram de uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e fizeram a reivindicação diretamente ao presidente, o deputado Atayde Armani (DEM). O parlamentar se comprometeu a levar o pleito dos empresários até o governador.


"A reivindicação dos empresários é de suma importância. Não quero que o Estado perca dinheiro, mas é preciso controlar mais os produtos que chegam de fora. Temos que proteger os industriais do nosso Estado. Se não fizermos isso, vamos sofrer uma concorrência desleal perdendo até mesmo postos de trabalho", afirmou o deputado.

O superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral no Estado, José Ângelo Rambalducci, explicou que hoje as 12 empresas de água mineral capixabas não conseguem vender os produtos fora do Estado. Segundo ele, o valor final da água ficaria muito superior a qualquer outra marca local.





Nery pede exoneração do DNPM

O atual diretor, Miguel Nery, pediu sua exoneração nesta sexta-feira. Vai assumir posto no Ministério do Desenvolvimento, a convite do ministro Fernando Pimentel. Entra no lugar o peemedebista Sérgio Dâmaso, superintentende da diretoria em Minas Gerais.

O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, já aprovou a escolha de Dâmaso, nomeação reivindicada pelo PMDB.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Exploradora de água mineral terá que pagar R$ 404 mil de CEFEM


Extraído de: Advocacia-Geral da União - 05 de Abril de 2011

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a cobrança de mais de R$ 404 mil de empresa exploradora de água mineral, em Recife (PE), a título de Compensação Financeira para a Exploração de Recursos Minerais (CFEM), referentes ao período de 01/01 a 08/05.

Por meio das Procuradorias Regional Federal da 5ª Região (PRF5) e Federal junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (PF/DNPM), a AGU suspendeu no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) liminar da 3ª Vara Federal de Pernambuco, que cancelava a cobrança da compensação em favor da Água Mineral Santa Clara S/A.

A decisão de primeira instância foi obtida na ação anulatória movida pela empresa, contra a Notificação Fiscal de Lançamento de Débito para Pagamento (NFLDP), emitida pelo DNPM, para cobrar dívidas de 2001 a 2009. Ela pedia a prescrição das parcelas cobradas pelo departamento de 2001 a 2005, conforme o artigo 1º, do Decreto nº 20.910/32, que prevê cinco anos para a cobrança de créditos da União.

As procuradorias, na defesa, explicaram, que a CFEM não tem natureza de tributo, por isso, não caberia a aplicação das normas comuns ao direito privado para fins de contagem do prazo prescricional. Ou melhor, do tempo legal para a cobrança da contribuição financeira. Além disso, o DNPM poderia notificar o devedor em relação à última cobrança, que foi em janeiro de 2011. Assim, teria ainda cinco anos para propor ação de execução das dívidas da empresa.

Observaram que a liminar impediria o DNPM de adotar medidas punitivas de qualquer espécie contra a empresa, tais como: negar certidão negativa de débito, inscrever o seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) ou qualquer outro.

A PRF5 e a PF/DNPM ressaltaram, ainda, que a compensação financeira incide sobre exploração de um bem público - objeto de domínio público do Estado - naturalmente cercado por um conjunto de regras.

O TRF5 acolheu os argumentos, mantendo a cobrança da compensação pela Água Mineral Santa Clara S/A.

A PRF5 e a PF/DNPM são unidades da Procuradoria Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Agravo de Instrumento nº 112837-PE (0000077-47.2011.4.05.0000) - TRF-5ª Região

Patrícia Gripp

ÁGUA DE LUSO COM NOVA IMAGEM



A Água de Luso, água mineral natural e primeira marca nacional em águas engarrafadas, apresentou a nova visão, que passa pela renovação da sua imagem, nova assinatura e nova campanha. “Água de Luso, Gerações Saudáveis”, é a nova assinatura da campanha, que tem como objectivo apelar aos hábitos saudáveis, às famílias Portuguesas, ajudando-as no seu dia-a-dia.
A nova imagem resultou da conjugação da modernização do logótipo, e do reforço dos valores fundamentais inerentes à marca como o Património, Origem e Tradição. Segundo Alberto da Ponte, “Nos últimos anos a comunicação de Luso passou essencialmente por produtos de inovação como Formas Luso e Ritmo Luso.
Ao fim de 6 anos, achámos que chegou a altura de voltar a comunicar a marca mãe. Luso é a referência das águas engarrafadas em Portugal e, como tal, tem a responsabilidade de se modernizar e de se adaptar às novas necessidades dos Consumidores.” Acrescenta, ainda, “Desde sempre que a Água de Luso aposta em inovação.
Com este novo posicionamento será mais uma oportunidade para a marca apostar em produtos inovadores e que vão ao encontro das necessidades dos Consumidores dos dias de hoje.” A nova campanha Água de Luso contou com um investimento de cerca 2.500.000,00 euros, estará presente em televisão, internet e outdoors durante a primavera e o verão.
Assenta numa plataforma de comunicação que se baseia num conjunto de histórias sobre o bem que a água de Luso faz aos consumidores. O tom e a linguagem utilizados são muito próximos do consumidor e reforçam a importância da passagem de hábitos de geração em geração.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

REUNIÃO MENSAL

Hoje 05/04/2011, como sendo a primeira Terça-Feira do mês, teremos a nossa tradicional reunião.

Local: Av A. J. Renner 1342, Bairro Humaitá/Porto Alegre

Horário: 20:00 horas

Portaria nº 128, de 25 de março de 2011


Altera a Portaria DNPM nº 387, de 19 de setembro de 2008, publicada no DOU de 23 de setembro de 2008.

O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL - DNPM, no uso da competência que lhe confere o art. 17, I, VIII e IX, da Estrutura Regimental do DNPM, aprovada pelo Decreto nº 7.092, de 2 de fevereiro de 2010, Considerando que a identificação da data de validade do garrafão-plástico retornável (10 e 20 litros) registrada, também, em formato adequado, e na parte superior do garrafão, facilita o entendimento e a visualização do usuário-consumidor de água mineral e potável de mesa;

Considerando que se faz necessária incluir a comprovação da certificação da fabricação dos garrafões retornáveis de 10 e 20 litros para conhecimento do usuário-consumidor de água mineral e potável de mesa; e

Considerando que a incorporação dessas demandas se afina e se ajusta ao entendimento firmado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, por intermédio da Nota Técnica nº. 61/2010 - CGAJ/DPDC/SDE; resolve:

Art.1º O art. 5º da Portaria nº 387, de 19 de setembro de 2008, publicada no DOU de 23 de setembro de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 5º Além do estabelecido nas normas técnicas da ABNT referidas no art. 4º desta Portaria, os vasilhames retornáveis devem trazer impresso de forma indelével e legível na parte superior do garrafão, entre o gargalo e o anel de reforço superior:

I - a data limite de 03 (três) anos de sua vida útil, especificada na forma "Data de Fabricação" e "Prazo de Validade" expressos segundo a escrita usual: mês/ano; e

II - o número de certificação da embalagem que atesta a sua conformidade com as normas técnicas da ABNT NBR 14222 e 14328 e o nome do instituto técnico responsável pela emissão do certificado."

Art. 2º Esta portaria entra em vigor no prazo de 90 (noventa) dias da data de sua publicação.

MIGUEL ANTONIO CEDRAZ NERY



sábado, 2 de abril de 2011

Vendas de água mineral crescem 15% com galão que traz validade


O crescimento nas vendas de galões ocorreu após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros

Agência BOM DIA

Os comerciantes que trabalham na distribuição de água comemoram o crescimento nas vendas de galões após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros.

“Até então, havia desconfiança da qualidade do produto pelos consumidores. Voltamos a ter credibilidade e o reflexo disso é o crescimento do mercado”, avalia Carlos Lancia, presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais).

As embalagens devem ser trocadas a cada três anos para preservar a qualidade do produto que chega ao consumidor.

Segundo o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o uso prolongado do recipiente pode ocasionar danos ao consumidor devido à fragilidade da embalagem. Segundo ele, as empresas fornecerão um novo galão para quem estiver com material vencido.

No início, as regras do DNPM sofreram resistência do setor, que foi à Justiça, que decidiu que as regras devem ser seguidas.

Segundo dados da Abinam, 98% dos fabricantes e distribuidores cumprem as determinações. “Como o mercado é bastante competitivo, não havia outra solução que não a adequação às normas”, completa Lancia.

Pela portaria 358, em vigor desde abril do ano passado, saíram de circulação os garrafões com data de fabricação anterior a 2007. Os novos devem trazer a informação em relevo.

Consumo/ No Brasil, há 480 empresas fabricantes de água mineral. Desse total, 115 marcas estão localizadas no estado de São Paulo, que é responsável por 29% do consumo do país, com dois bilhões de litros por ano.

Ao comprar um garrafão, o consumidor deve verificar, além da validade, o estado de conservação, se o lacre e rótulos estão intactos e o seu condicionamento.

Não se deve comprar vasilhames que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente. Se a validade estiver vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de Jundiaí.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

MINERADORAS RECLAMAM DA COMPESAÇÃO FINANCEIRA - CEFEM

BRASÍLIA - A disputa bilionária travada entre a Vale e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por conta do pagamento da compensação financeira pela exploração de minério de ferro, é apenas o lado mais visível de um problema enfrentado por todo o setor de mineração. Interpretações díspares da lei e cobranças abusivas afetam até mesmo empresas que trabalham com argila, água mineral e calcário.

Uma das principais reclamações feitas por associações empresariais é a decisão do DNPM de alterar a fórmula de cálculo da compensação e aplicar a nova regra retroativamente para o período de 1991 a 1999. A alteração foi anunciada em 2000, mas o órgão, ligado ao Ministério de Minas e Energia, não fez nenhuma botificação durante quase uma década.

No fim de 2009, diante do risco de decadência da cobrança, o DNPM publicou uma "lista de devedores", sem aviso prévio de cobrança. "Levamos uma pancada via Diário Oficial. Não recebemos nem um aviso, explicando o que devíamos. Nem as Casas Bahia fazem isso. Você recebe pelo menos uma cartinha", lamentou Carlos Alberto Lancia, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam). O número de cobranças também chamou atenção. Todas as 465 empresas do segmento foram incluídas na lista.

No ano passado, o segmento de água mineral pagou R$ 8,8 milhões em royalties, valor muito baixo se comparado com os R$ 708,6 milhões arrecadados com a cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) na extração de minério de ferro. As cobranças feitas pelo DNPM sobre as empresas do setor de água mineral variaram de R$ 50 mil a R$ 20 milhões, segundo explicou Carlos Pedroza de Andrade, advogado da Abinam.

Os valores cobrados pelo governo são um dos pontos que chamam atenção na briga sobre os royalties da mineração. No caso da Vale, os cálculos do DNPM indicam que a maior mineradora do mundo estaria devendo algo próximo a R$ 5 bilhões. O valor é cinco vezes maior que o total arrecadado em 2010 com a cobrança da compensação no setor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: Agência Estado

EM TERMOS DE SABOR, QUAL É A MELHOR ?

A Revista Inglesa Bottledwaterworld faz a seguinte comparação:

" Enquanto a água da torneira transmite a impressão de estar impregnada de produtos químicos , na água Mineral pode-se encontrar o ar da montanha e o frescor da natureza, que deixam em você uma sensação de limpeza e virtude"

Água Mineral apresenta disputa acirrada pela liderança entre as marcas Fonte Ijuí e Sarandi

          Desapareceu outra vez a distância que havia no entre as marcas Fonte Ijuí e Sarandi, na permanente corrida pelo primeiro lugar como nome de Água Mineral. A pesquisa da Qualidata mostra que a Fonte Ijuí perdeu pontos na lembrança mas ainda fica na frente nesse quesito, com 31,9%, contra 30,3% da Sarandi. Na preferência a perda foi mais acentuada, fazendo a Fonte Ijuí ficar apenas 4 décimos de ponto percentual atrás da Sarandi. Tecnicamente as duas marcas estão empatadas na liderança do setor.

Empresários ganham apoio na Ales pela redução do ICMS da água mineral no ES

Com a diminuição do imposto, as empresas garantem mais competitividade e melhor qualidade 

Por Diana De Marchi (redacao@eshoje.com.br)
 
Na tarde desta terça-feira (29), foi realizada uma audiência pública com a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa (ALES), em que foi discutido uma redução no valor tributário do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da água mineral que está sendo cobrado das indústrias e distribuidoras no Estado. A intenção é conseguir que o Governo do Estado diminua o valor do imposto.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Atayde Armani (DEM), o Espírito Santo está em desvantagem aos outros Estados, como Rio, São Paulo e Minas Gerais que competem com a água vendida e distribuída aqui, por apresentarem uma carga tributária menor cobrada sobre a distribuição da mesma atividade comercial. "A questão tributária do país é séria demais e deveria ser igualitária em todos os Estados. Temos que proteger os nossos produtos e competir de igual para igual".

O deputado destacou ainda que o Estado compete com 28 empresas de fora que vendem e distribuem água mineral na região contra 12 empresas capixabas do setor. Além disso, o produto é taxado no Espírito Santo como uma bebida qualquer, como refrigerante e cerveja. "Taxar um produto supérfluo elevadamente é justo. Eu não acho justo taxar um alimento, como a água, que faz parte da cesta básica do brasileiro".

Empresários do setor afirmam que com a alta do ICMS e a grande concorrência que sofrem traz retornos negativos para a economia. Eles destacaram ainda que correm o risco de perder funcionários para as outras empresas concorrentes e o mais importante, perderem dinheiro.

Entretanto, o deputado Atayde Armani, disse que planeja ações que possam tranqüilizar e beneficiar os empresários. "O documento será elaborado de acordo com o que os empresários pretendem e será assinado pelos cinco deputados presentes nesta comissão. Depois o documento vai ser encaminhado as Secretárias da Fazenda e de Desenvolvimento e também a Casa Civil".

O presidente da Associação das Indústrias e Distribuidores de água mineral do Estado (Aidames), Josimar Rodrigues Vieira, disse que a queda no valor do ICMS é importante para a competitividade que o setor sofre com as empresas de fora. "O consumidor terá uma água de qualidade e mais oferta vinda da própria região. A taxação no Espírito Santo limita a produção. O consumidor compra menos do que gostaria e as empresas vendem menos. O governo também deixa de arrecadar".

O governo anunciou nesta segunda-feira (28) um aumento na carga tributária (CAIU PELO DECRETO 7455 ) sobre cervejas, refrigerante e água. O presidente da Aidames alegou ainda que, infelizmente a carga tributária é o que mais pesa. "Estamos fazendo uma análise do reajuste para que seja feito um preço de venda, o que seria repassado para o consumidor, claro. Vamos tentar repassar um valor compatível, que possa atender a todas as classes consumidoras".

Também membro da comissão e líder do Governo na Casa, o deputado Marcelo Coelho (PDT) diz que apóia a redução do ICMS e todas as questões levantadas pelos empresários. "Um relatório recente da OMS constatou que 6% de todas as doenças do mundo são decorrentes da água. O setor precisa de apoio, que é justo. Por isso eles têm todo o meu apoio".

Água mineral de Araxá está prevista para o segundo semestre


Bosco se reúne com presidente da subsidiária Águas Minerais de Minas.

         O deputado estadual Bosco se reuniu com o presidente da empresa Águas Mineirais de Minas (subsidiária da Copasa), Ademir Lucas, e com o superintendente executivo Eduardo Raso, para tratar sobre a recomercialização da água mineral de Araxá. O galpão com os equipamentos estão prontos desde 2008, mas, segundo Raso, as normas rígidas exigem que a canalização do poço até a engarrafadora deve ser em aço inox, em subistituição à antiga tubulação plástica, ou seja, 90% do cronograma está concluído.
Além disso, o superintendente afirma que a qualidade da água está em permanente monitoramento pela empresa.

“O presidente Ademir Lucas assegurou que a nossa mantém-se em perfeitas condições e dentro dos melhores padrões de consumo”, comentou Bosco.

O deputado disse na oportunidade que o Araxá aguarda com bastante ansiedade a retomada de operação pela estatal mineira. “A marca Araxá é forte e reconhecida nacional e internacionalmente.”

Ainda durante a reunião, o deputado fez duas sugestões para serem consideradas no relançamento da água. “A inclusão do engarrafamento de 20 litros tradicionalmente utilizado em nossa cidade e região com consumo significativo, e também a gaseificação da água de nossa cidade, como a própria empresa já faz com a produção de outras fontes que explora.”

O presidente da subsidiária garantiu que o parlamentar araxaense será informado de todas as ações e cronograma do projeto Araxá.

Em busca de patrocínio para o Ganso

O presidente do Araxá Esporte Clube, Dailsom Lettieri, e o supervisor Cleber Américo da Conceição, o ex-zagueiro Clebão, também participaram do encontro para viabilizar, com o apoio de Bosco, patrocínio da subsidiária ao clube para a disputa da Segunda Divisão do Mineiro. A proposta será encaminhado para análise da presidência e do conselho de administração.

Água pro Japão

         O governo japonês procura mais fornecedores de água mineral para importar, pois as águas das torneiras não são recomendáveis ao consumo principalmente para as crianças. A Coca-Cola do Japão pretende importar água mineral da Coreia do Sul. Outras empresas japonesas como Suntory e Kirin estão importando o produto da Europa.

       E o Brasil ?