Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fábrica de água em Friburgo, RJ, é reconhecida internacionalmente


Empresa fica localizada em zona rural do município.
São produzidas 30 mil garrafas de água mineral por mês.

Do G1 Região Serrana
1 comentário
Uma fábrica sustentável situada na região de Macaé de Cima, zona rural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, produz 30 mil garrafas de água mineral por mês.  A empresa foi erguida em uma área de mata atlântica e tem como premissa a sustentabilidade. Em quatorze anos o proprietário se tornou referência internacional em produção sustentável.  Atualmente, o local possui 600 mil metros quadrados de área verde, mas quando o proprietário, Ricardo Freitas, adquiriu a propriedade, há 14 anos, o local estava todo desmatado. Ele, então, fez um reflorestamento plantando 50 mil árvores e, com isso, conseguiu preservar as nascentes.
Aquecimento solar fábrica Friburgo (Foto: Reprodução Intertv)Aquecimento solar fábrica Friburgo
(Foto: Reprodução Intertv)
O empreendedor explica que a ideia inicial era montar um espaço terapêutico para pessoas com problemas causados por estresse. Só que observando melhor a região, ele encontrou um manancial e resolver abrir o negócio.
O sítio tem nove nascentes. Quatro delas com água classificada como mineral, mas apenas uma tem o registro para o aproveitamento industrial. Nela, é possível captar 36 mil litros de água por hora. Mas a empresa utiliza apenas um sexto dessa capacidade com o objetivo preservar a capacidade de renovação da fonte.
Luz de led  (Foto: Reprodução Intertv)Luz de led (Foto: Reprodução Intertv)
A sustentabilidade está presente em cada detalhe da propiedade,  desde o projeto arquitetônico até a forma de captação da água. Na área de produção, as paredes são de vidro - uma forma de aproveitar a iluminação natural - as poucas lâmpadas que existem são de led, entre o teto e o telhado há um espaço aberto, por onde o vento passa, equilibrando a temperatura do local e a água é aquecida com energia solar.
A empresa, criada em 2004, tem clientes em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro.  "Lucro e preservação ambiental podem caminhar lado a lado é só ter vontade e atitude", diz Ricardo.

Nenhum comentário: