Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fruki anuncia nova fábrica em setembro

 
Diretoria recebeu mais de 30 propostas para abrigar indústria de chás e energéticos
 
O diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, está sem pressa para de­finir onde será instalada a fábrica de chás, sucos e energéti­cos. A empresa analisa a proposta de 30 municípios interessados na nova planta. Ele descarta fazer o anúncio antes de setembro.

Eggers aguarda um levantamen­to elaborado pelo governo estadu­al sobre os índices de incentivos como o Fundopem e Integrar/RS que cada município pode conceder. Estes benefícios são essenciais para a empresa decidir onde será feito o investimento de R$ 30 milhões.

fO empresário não confirma, mas dois municípios são os principais candidatos para receber a nova unidade: Fontoura Xavier, no Alto da Serra do Botucaraí, e Paverama, no Vale do Taquari.

Os dois prefeitos estão confiantes quanto à decisão de Eggers. Ambos ofereceram área de 20 hectares, próxima da BR-386, abastecimen­tos de energia elétrica e de água su­ficientes para atender a demanda. A diferença está na distância com Porto Alegre e o incentivo fiscal.

O prefeito de Fontoura Xavier, José Godoy da Rosa, tenta seduzir o empresário pelos incentivos fiscais. O município tem direito a conceder 80% do Fundopem/Integrar, por es­tar em uma das regiões com baixo índice de desenvolvimento estadual.

Acrescenta que investiu R$ 1 mi­lhão para construir um distrito in­dustrial e garante que tem empre­sas interessadas em se instalar no município caso o investimento da Fruki se concretize. A negociação com a empresa começou em feve­reiro e tem o apoio dos prefeitos de Arvorezinha, Pouso Novo, São José do Herval e de Espumoso.

Elemar Rui Dickel, prefeito de Pa­verama, tenta sensibilizar Eggers de outra maneira, pois o incentivo por meio do Fundopem é baixo em relação ao da concorrente: 44%. Acredita que a proximidade com a capital – cerca de cem quilômetros de distância – pode facilitar o esco­amento da produção para o restan­te do estado. Para ele, a duplicação pode servir como incentivo.

Outro fator apontado por Di­ckel para atrair o investimento é a origem de Eggers. O empresário nasceu em Paverama, e o prefeito espera que isso sensibilize a inves­tir no município – um dos menos desenvolvidos do Vale do Taquari.

Nova fábrica
Em 2012, a empresa criará uma nova linha de produtos que será lançada no ano seguinte. Entre eles, sucos de frutas, chás, energéticos e bebidas à base de soja. O empreen­dimento será composto de ilhas de produção que no primeiro momento empregarão cerca de 50 pessoas.

Nenhum comentário: