Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

Saúde controla qualidade da água mineral consumida em Sergipe

Em Sergipe, existem oito fontes de distribuição de água mineral, todas licenciadas pela Divisa, que faz também a fiscalização do transporte em parceria com a Polícia Rodoviária Federal

Periodicamente, técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam a coleta da água produzida nas oito fontes de água mineral em Sergipe, todas licenciadas pela Divisa. O acompanhamento nas indústrias é feito através da coleta da água das fontes e reservatórios e então enviados para análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Em relação às pequenas distribuidoras que funcionam nos municípios, a responsabilidade de fiscalização compete às vigilâncias municipais, inclusive na capital.

No início de agosto, o diretor da Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo, se reuniu com técnicos da Divisa da SES e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), para traçar estratégias de fiscalização sobre o consumo de água mineral em Sergipe. Através de ações eficazes entre diversas instituições parceiras, será possível exercer um controle mais rígido sobre a distribuição de água nos municípios sergipanos e avaliar a qualidade da água consumida pela população.

Dos 75 municípios sergipanos, 35 ainda não enviaram ao Lacen uma amostra da água consumida pela população. Nosso objetivo não é criticar, mas fazer um levantamento dos locais que ainda não realizam o controle da qualidade da água para auxiliá-los no que for preciso, afirmou Pádua Pombo.

Água mineral

Em Sergipe, existem oito fontes de distribuição de água mineral, todas licenciadas pela Divisa, que faz também a fiscalização do transporte em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o monitoramento da qualidade através de análises microbiologicas e fisico-químicas realizadas pelo Lacen.

Fiscalização popular

Além das instituições oficiais, o consumidor também pode ser um parceiro da Vigilância Sanitária no combate às irregularidades da atividade de água mineral, adotando alguns cuidados. Um deles é a observação da data de validade do garrafão, das condições higiênicas do vasilhame (se estiver muito arranhado ou remendado, não aceitar o produto) e da cor da água, que deve ser transparente e limpa.

As denúncias podem ser feitas na própria Vigilância Sanitária localizada na Rua Urquiza Leal, bairro Salgado Filho, pelo e-mail covisa@saude.se.gov.br ou mesmo pelo telefone através do (79) 3225-3800 da Vigilância e do 0800 -286 -3000 da Ouvidoria da Saúde Sergipe.

Nenhum comentário: