Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

Cursos para Motociclistas



Motociclistas que fazem entregas em domicílio agora são obrigados a fazer um curso, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito

Da Redação do pe360graus.com

Motociclistas que fazem entregas em domicílio agora são obrigados a fazer um curso, que inclui aulas de direção defensiva. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito entrou em vigor este mês. Em Pernambuco, a instituição credenciada para dar as aulas é o Sest/Senat, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. A primeira turma começou neste sábado (20).

Nas salas de aula, capacetes espalhados pela sala mostram que a turma não é uma qualquer. Os alunos estão fazendo o curso de qualificação para motofretistas, que é aquele pessoal que trabalha com a moto fazendo entrega em domicílios. Levam pizzas, remédios, encomendas. Na primeira turma, os alunos aprendem a dirigir a moto com mais segurança, respeitando as leis de trânsito.

Hélio Davino é instrutor e, mesmo sabendo que a turma é formada por quem está acostumado a trabalhar com motos, ele ressalta a importância da qualificação. "Independente da formação, da habilidade que esse profissional tenha, ele requer conhecimentos na parte legal da atividade que ele executa, como também em aspectos comportamentais. Por exemplo, pilotagem defensiva. Ele deve saber como deve se portar no trânsito", explica.

O curso tem 30 horas de aula, sendo 25 teóricas e cinco práticas. Os alunos também entenderam que é importante estar mais preparados para o dia a dia no trânsito. "Vou sair daqui um motociclista melhor do que eu sou hoje. A gente precisa de qualificação, precisamos de pessoas educadas no trânsito e que sabem o que é certo e o que é errado", acredita o motofretista Sérgio Araújo. "Nós temos família, temos esposa. Quando saimos de casa, saimos íntegros. E temos que voltar íntegros", completa o motofretista Maycon Fernandes.

Esta semana, um encontro na Assembleia Legislativa discutiu o aumento de acidentes de trânsito envolvendo as motos em Pernambuco. O médico João Veiga, que preside o Comitê Estadual de Prevenção aos acidentes de motos lembrou que três cidades - Recife, Caruaru e Petrolina - respondem por 45% das mortes em acidentes com motos no Estado.

Outras turmas já estão sendo formadas e o curso deve se tornar permanente no Sest-Senat. "Temos uma turma começando no dia 19 de setembro e estamos fazendo as inscrições", diz a coordenadora de Cursos Sest/Senat, Fátima Costa. Mais Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 2119.0228.

Nenhum comentário: