Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

CHAVEZ ESTUDA PRIVATIZAR EMPRESAS DE ÁGUA MINERAL

CARACAS




Eduardo Mayorca/EfeAto. Em Caracas, começa congresso do Partido Comunista

O governo da Venezuela está preparando um decreto para nacionalizar empresas de engarrafamento de água mineral no país, segundo informou ontem o jornal El Universal.

O diário afirma que, antes de partir para Cuba para a segunda fase de seu tratamento, no mês passado, o presidente Hugo Chávez cobrou de seu vice, Elias Jaua, e do ministro do Meio Ambiente, Alejandro Hitcher, um projeto sobre a exploração de mananciais de água potável explorados por empresas privadas.

Chávez teria assegurado a seus subordinados que tinha certeza de que essas companhias não pagavam ao Estado o preço justo pela concessão. Conforme relato do colunista Nelson Bocaranda, crítico do chavismo, o presidente desqualificou a explicação de seu ministro do Meio Ambiente sobre os valores pagos pela exploração. "Não minimize o problema, Hitcher", teria dito Chávez. "A água é nossa, é da república. Isso, sim, viola a Constituição. E não meu tratamento em Cuba."

Em seguida, o presidente pediu que Jaua acelerasse o decreto de nacionalização. O jornal diz que a medida já está pronta. A primeira empresa na mira do governo seria a Polar, que fabrica a água Minalba (homônima, mas sem relação com a vendida no Brasil).

Repaginado. Desde que assumiu publicamente que tem câncer, Chávez tem mudado sua imagem pública. O tradicional uniforme militar e a camisa vermelha foram aposentados. Por causa da quimioterapia, o líder raspou os cabelos.

O discurso também está mais moderado. O presidente pediu a seus partidários que troquem o lema "Pátria socialista ou morte" por "Viveremos e venceremos". Os longos pronunciamentos foram substituídos por mensagens no Twitter e transmissões de reuniões com ministros.

Agora, a um ano das eleições presidenciais, Chávez fala em dialogar com setores que antes antagonizava, como a classe média e o empresariado. "Temos de extirpar males, como o sectarismo e o dogmatismo. Isso faz mal", afirmou. O presidente participaria pela TV do 14.º Congresso do Partido Comunista da Venezuela, iniciado ontem. / REUTERS, EFE e AP

Nenhum comentário: