Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2011

Especialistas falam sobre os mitos e as verdades relacionados à água


Foto: Reprodução/Stock.Xchng Beber água ajuda a desintoxicar o organismo

Tatiane Moreno

Quem é que nunca ouviu afirmações como "beber água gelada pela manhã emagrece" ou que "sentir muita sede à noite é sintoma de diabetes".

Para esclarecer as dúvidas sobre esse líquido tão importante para a sobrevivência humana o eBand conversou com dois especialistas: a nutricionista Débora Almeida, especialista em reeducação alimentar no consultório Butantã e Academia Contours, e Leonel Fernandes, nefrologista (especialista em doenças do sistema urinário) do Hospital Santa Cruz. Ambos atuam em São Paulo.

 
Veja abaixo o que cada um diz sobre as polêmicas que envolvem a água:


Beber água gelada pela manhã emagrece.

Débora Almeida: Mito. Para ocorrer o emagrecimento é necessário ter uma alimentação equilibrada (isso inclui beber água seja gelada ou em temperatura ambiente) com a união da atividade física.
Leonel Fernandes: Mito. Não conheço nenhum trabalho a respeito.

Consumir dois litros de água por dia é o essencial para todas as pessoas. Nem mais, nem menos.

Débora Almeida: Mito. É essencial beber no mínimo dois litros de água por dia, mas existem casos em que há uma necessidade maior ou menor.

Leonel Fernandes: Mito. Não para todas as pessoas . O indicado seriam dois litros no total dos líquidos ingeridos durante o dia.

Quando se sente muita sede à noite significa que a pessoa está com diabetes.

Débora Almeida: Mito. Nem sempre, mas um dos sintomas de diabetes é o fator da sede a qualquer hora do dia.
Leonel Fernandes. Mito. Pode ser, mas também é possível que isso ocorra devido ao fato da pessoa dormir com a boca aberta.

Isotônicos podem substituir a água.

Débora Almeida: Mito. Não, os isotônicos têm uma função diferente da água. Além de repor sais minerais, eles também contêm energia proveniente do carboidratos.
Leonel Fernandes: Verdade. Sim, pois é líquido e além disso rico em sais minerais. Mas não podemos esquecer que essas bebidas contêm açúcar como fonte calórica e podem engordar.

Beber muita água ajuda a controlar o peso.

Débora Almeida: Meio mito, meio verdade. Pode contribuir, mas na maioria das vezes o indivíduo pode confundir a sede com fome. Uma das minhas orientações nutricionais é beber no mínimo dois litros de água por dia porque assim, além de hidratar, evita fazer essa confusão.

Leonel Fernandes: Meio mito, meio verdade. Pode inibir a fome por algum tempo por dilatar o estômago e provocar saciedade.

Água é a melhor forma para nos hidratarmos.

Débora Almeida: Verdade. Sim, a hidratação é água.

Leonel Fernandes: Verdade. É mais barata e de fácil alcance.

Beber água desintoxica o organismo.

Débora Almeida: Verdade. Ajuda a não reter toxinas no corpo. Quanto mais clara for a urina, melhor. Isso prova que o corpo está hidratado.

Leonel Fernandes: Verdade, pois aumenta a frequência urinária.

A água de torneira é melhor que a engarrafada.

Débora Almeida: Mito. É muito melhor água mineral de boa qualidade e temos várias hoje no Brasil que podemos confiar. Galão tenho minhas dúvidas, mas sempre recomendo de garrafa.

Leonel Fernandes: Mito. A água engarrafada seria mais pura. A água da torneira depende do estado da tubulação para chegar até o domicílio e também do estado de limpeza da caixa de água da residência.

Beber de 5 a 8 copos de água diariamente reduz as chances de infecção urinária e pedra nos rins.

Débora Almeida: Verdade. Uma das prevenções é o ato de beber água. Sempre recomendo oito copos cheios.

Leonel Fernandes: Verdade. Evita que a urina se concentre e forme cristais e também aumenta a frequência urinária, aumentando a lavagem do canal da urina.

Beber água em jejum emagrece.

Débora Almeida: Mito. Não existe comprovação científica, mas o ato de acordar e beber um belo copo de água ajuda a dar início ao belo dia.

Leonel Fernandes: Mito.

Beber água durante ou logo após a refeição aumenta a barriga.

Débora Almeida: Mito. O que acontece é a diluição do ácido clorídrico, o que demora mais a digestão. O recomendado é não beber mais que 200 ml na refeição. Também é ideal mastigar bem para não sentir sede neste momento.

Leonel Fernandes: Mito. Não faz a chamada barriga de cerveja. Em crianças beber muito líquido durante as refeições pode diminuir o apetite

Nenhum comentário: