Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

Vendas de água mineral crescem 15% com galão que traz validade


O crescimento nas vendas de galões ocorreu após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros

Agência BOM DIA

Os comerciantes que trabalham na distribuição de água comemoram o crescimento nas vendas de galões após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros.

“Até então, havia desconfiança da qualidade do produto pelos consumidores. Voltamos a ter credibilidade e o reflexo disso é o crescimento do mercado”, avalia Carlos Lancia, presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais).

As embalagens devem ser trocadas a cada três anos para preservar a qualidade do produto que chega ao consumidor.

Segundo o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o uso prolongado do recipiente pode ocasionar danos ao consumidor devido à fragilidade da embalagem. Segundo ele, as empresas fornecerão um novo galão para quem estiver com material vencido.

No início, as regras do DNPM sofreram resistência do setor, que foi à Justiça, que decidiu que as regras devem ser seguidas.

Segundo dados da Abinam, 98% dos fabricantes e distribuidores cumprem as determinações. “Como o mercado é bastante competitivo, não havia outra solução que não a adequação às normas”, completa Lancia.

Pela portaria 358, em vigor desde abril do ano passado, saíram de circulação os garrafões com data de fabricação anterior a 2007. Os novos devem trazer a informação em relevo.

Consumo/ No Brasil, há 480 empresas fabricantes de água mineral. Desse total, 115 marcas estão localizadas no estado de São Paulo, que é responsável por 29% do consumo do país, com dois bilhões de litros por ano.

Ao comprar um garrafão, o consumidor deve verificar, além da validade, o estado de conservação, se o lacre e rótulos estão intactos e o seu condicionamento.

Não se deve comprar vasilhames que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente. Se a validade estiver vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de Jundiaí.

Nenhum comentário: