Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

Empreendedora individual é premiada


Programa apoiado pelo Sebrae-MG estimula a formalização e a geração de renda no bairro Jardim Teresópolis, em Betim


A comerciante Regiane Verônica Gomes, moradora do Jardim Teresópolis, conquistou em dezembro o prêmio de Empresária do Ano, na categoria Empreendedor Individual. O prêmio foi concedido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Betim (ACIABE) com o propósito de premiar empresas e empresários que se destacam em Betim por promover o crescimento econômico do município, gerar emprego, renda e contribuir com programas de responsabilidade e valorização cultural, social e econômica. Regiane foi indicada ao prêmio por ter sido a primeira empreendedora a se formalizar no município, através da Lei Geral do Empreendedor Individual.

Regiane possui um armarinho e há sete meses abriu, em conjunto com seu marido, o segundo empreendimento: uma distribuidora de água mineral, que vem crescendo a passos largos. No primeiro mês de funcionamento (julho), vendeu pouco mais de 300 galões de água mineral de 20 litros. No mês de novembro as vendas ultrapassaram os quatro mil galões.

A formalização de Regiane como empreendedora individual é fruto do trabalho de orientação feito pelo Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, apoiado pelo Sebrae-MG. “Como o comércio é a principal vocação econômica da região, nós realizamos uma série de ações para fortalecer este setor da economia. E a regularização dos empreendimentos é o primeiro passo”, explica Luciana Silva, gestora da área de Geração de Trabalho e Renda do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis.

Em função desse trabalho, muitas outras conquistas estão sendo alcançadas pelos empreendedores da região. Hoje é comum encontrar comerciantes na comunidade que possuem máquinas de cartão de crédito. Outro benefício da regularização do empreendimento é a possibilidade de emitir notas fiscais. “Os restaurantes, por exemplo, não podiam fornecer para empresas porque não tinham como emitir notas fiscais. Com a regularização, esse problema acaba e a cartela de clientes desses empreendedores pode aumentar”, ressalta Luciana.

Desde 2008, mais de 156 empreendedores do Jardim Teresópolis já foram beneficiados pelo programa. Outro aprendizado fruto do trabalho realizado pelo Árvore da Vida é o trabalho em conjunto. No final do ano, pela segunda vez, os comerciantes se uniram para realizar o “Natal Premiado”. Moto, geladeira e TV foram alguns dos prêmios oferecidos na campanha que tinha como objetivo estimular que as pessoas da região façam suas compras dentro do próprio bairro. “Na medida em que mais recursos circulam dentro da comunidade, mais fortalecido fica o comércio local, que pode gerar mais empregos e desencadear vários outros ganhos”, considera Luciana.

A empresária do ano, conta como as orientações que têm recebido estão lhe ajudando a crescer. “Com os cursos de empreendedorismo, minha mente foi se abrindo. Comecei arrumando minha loja, colocando estantes de vidro, balcão, abrindo uma porta maior e fazendo uma vitrine. Depois veio a máquina do cartão de crédito que fez diminuir bastante os pedidos de compra fiada. Hoje eu tenho CNPJ e alvará da prefeitura de Betim, coisas que me dão mais estabilidade”, relata. O Sebrae apóia o programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, realizando palestras, oficinas e capacitações gerenciais.

Sobre o Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis

O Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, idealizado e desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM, foi criado em 2004. Ele visa à inclusão social de crianças e jovens e seus núcleos de relacionamento (família, escola e comunidade) a partir de três eixos: atividades socioeducativas, geração de trabalho e renda e fortalecimento da própria comunidade.

Fonte: Lead Comunicação e Sustentabilidade

Nenhum comentário: