Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

Em Rio Claro Vigilância Sanitária faz alerta sobre a venda irregular de galões de água mineral

HIGIENE:
Venda irregular de galões de água mineral

QUEM COMPRA ÁGUA DE GALÃO VISANDO SAÚDE E HIGIENE DEVE ESTAR ATENTO QUANTO À VENDA DO PRODUTO EM LOCAL IMPRÓPRIO PARA O COMÉRCIO




JORNAL CIDADE

A venda dos galões de água mineral e natural é permitida somente em locais que comercializem alimentos ou bebidas

Ana Ligia Noale

Quem compra água mineral ou natural de galão visando saúde e higiene deve estar atento quanto à venda irregular do produto em depósitos de gás de cozinha, postos de gasolina, borracharias ou locais não autorizados para esse tipo de atividade. Isso é o que alerta a Vigilância Sanitária de Rio Claro.

Vários procedimentos são adotados desde a captação até o envasamento do produto para que se atendam às normas sanitárias, mas somente isso não basta para que a água chegue ao copo do consumidor de forma segura. Afinal, de nada adianta ter todos os cuidados na indústria se, durante o transporte e venda do produto, os devidos cuidados também não forem adotados.

No ano passado, três empresas da cidade foram notificadas e, destas, uma foi autuada pela venda de galões de água em local impróprio para o comércio de produtos alimentícios.

Para o coordenador da Vigilância Sanitária, Agnaldo Pedro da Silva, o problema da comercialização de água em depósitos de gás e postos de gasolina reside no perigo da manipulação incorreta do produto. “Normalmente, o mesmo funcionário que abastece e fica com resíduos de gasolina, álcool ou óleo nas mãos também manipula os galões.”

Agnaldo frisa que “a contaminação cruzada acontece quando os micro-organismos são transferidos de um local para o outro por intermédio de utensílios, equipamentos e mãos, portanto a venda de galões de água deve ser restrita a comércios especializados na venda de produtos alimentícios”.

Para garantir a segurança alimentar da água mineral ou natural de galão, a dica do coordenador da Vigilância Sanitária é verificar o transporte do produto, que deve ser feito por veículo com cobertura e proteção lateral, em boas condições de higiene e que não permita a incidência solar nos galões. Nesse sentido, o veículo não deve transportar água juntamente com outras cargas que comprometam a qualidade, como botijões de gás ou produtos para saneamento.

Além disso, a venda dos galões de água mineral é permitida somente em locais que comercializem alimentos ou bebidas. “O armazenamento dos galões deve ser em paletes ou prateleiras, longe de produtos saneantes ou qualquer substância tóxica que possam comprometer sua qualidade. Protegida da incidência direta de luz solar; em local limpo, arejado e reservado exclusivamente para esse fim”, acrescenta o coordenador.

Dúvidas ou reclamações devem ser apresentadas à Vigilância Sanitária pelo telefone 3533-1275.



Nenhum comentário: