Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Destinos para as garrafas PET

Do Jornal do Commercio

A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) disponibilizou em seu site (www.abipet.org.br) endereços para entrega de garrafas e outras embalagens PET, cooperativas e comércio de reciclagem do País. Acessar o Sistema para Destinação Adequada do PET (Levpet) é muito simples. Basta digitar o endereço de casa ou do trabalho, por exemplo, e o mapa mostra pontos e cooperativas mais próximos, através do Google Maps. Em todo o País, foram cadastrados cerca de 1.200 pontos, sendo 45 em Pernambuco. O número tende a crescer, já que o Levpet é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa que conheça um novo ponto pode acrescentá-lo à base de dados.

“É um projeto focado na educação ambiental e na disseminação de informação. Queremos que as pessoas cadastrem novos pontos de coleta e ajudem a divulgá-los entre vizinhos e familiares. Qualquer entidade pode se cadastrar como ponto de coleta, inclusive casas assistenciais que recolhem lixo reciclável para obter recursos e desenvolver ações sociais”, explica o presidente da Abipet, Auri Marçon.

Em 2009, o mercado brasileiro consumiu 521 milhões de toneladas de PET, um crescimento de 7,4% em relação a 2008, quando o consumo foi de 485 toneladas. Os dados de 2010 ainda não foram fechados, mas estima-se que o consumo tenha atingido 565 toneladas. Os refrigerantes são responsáveis por 61% das embalagens produzidas no Brasil, seguidos por água mineral (14%) e óleos comestíveis (13%).

Em dezembro, a Abipet apresentou os dados do Censo da Reciclagem do PET no Brasil. Os números da pesquisa mostram que o País é o segundo maior reciclador do material no planeta, com 55,6% de aproveitamento, perdendo apenas para o Japão, que reaproveita 77,9% do PET produzido. Os dados mostram, ainda, que o Brasil é o país melhor preparado para a reciclagem de PET no mundo, com a maior variedade de aplicações para o material reciclado.

Durante o censo, foram entrevistas 462 empresas recicladoras e aplicadoras em todo o País, sendo 11 em Pernambuco. Em 2009, o volume de PET reciclado no Brasil chegou a 262 milhões de toneladas. Das empresas pesquisadas, 37% disseram que compram as garrafas PET de catadores, 19% adquirem com cooperativas e 44% buscam outros meios.

A Prefeitura do Recife realiza a coleta seletiva semanalmente em 45 bairros da cidade. Além disso, existem 107 pontos de coleta de material reciclado na capital pernambucana. Por dia, são recolhidas 200 toneladas de resíduos recicláveis na cidade.

Nenhum comentário: