Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Água mineral: CLANDESTINOS


Clandestinos aproveitam falta de fiscalização para montar esquemas gigantescos de comercialização, principalmente, de galões.
Se o crescimento anual de 10 a 15% torna o mercado de água mineral muito atraente para os empresários, também faz deste filão um alvo constante dos clandestinos. Aproveitando a falta de fiscalização, eles conseguem montar esquemas gigantescos de comercialização, principalmente, de galões. Alguns cuidados simples podem evitar que você compre água de clandestinos, produzida sem nenhuma garantia de qualidade ou higiene. Não compre galões sem rótulo ou sem a marca da empresa no lacre e desconfie de preços extremamente baixos. Galão de 20 litros de água mineral por menos de R$ 4 (NO RS MENOS DE R$ 7,00) é motivo para desconfiar. Outra atitude importante é ler o rótulo e procurar informações sobre o fabricante. Para comprovar se a empresa é legalizada, é necessário ter em mãos todos os números de registro que constam do rótulo do galão de água.
Conheça as principais causas da contaminação da água mineral e como comprar com segurança
Pegar o telefone com um conhecido e encomendar galões de água mineral é o método mais usado pelos consumidores, mas há o risco de comprar água contaminada, ainda que seja de marca conhecida. Segundo o diretor de alimentos da Vigilância Sanitária, William César Latorre, as grandes empresas que trabalham com água mineral têm, geralmente, mais condições de fazer a assepsia dos galões, mas tudo o que foi feito na indústria pode ser posto a perder por estocagem inadequada. Por ser retornável, o galão passa por um processo delicado de limpeza, mas há o problema da contaminação no ponto de venda, conforme ressalta o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral, Ricardo Signorelli. Ouça Latorre e Signorelli, entrevistados pela repórter Madeleine Lacsko. Eles destacam que é necessário atenção ao transporte do produto e que a exposição ao sol prejudica a qualidade da água e dificulta a assepsia dos galões. Também há o problema dos clandestinos, que aproveitaram o crescimento do mercado para vender água em galões, muitas vezes, sem nenhuma condição de higiene.
Água mineral: 1 em cada 3 galões tem micróbios
Análises rotineiras comprovam que 1 em cada 3 galões de água mineral apresenta irregularidades, na maioria das vezes, contaminação por bactérias. Em São Paulo, as amostras são colhidas nos pontos de venda e analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz. Os resultados revelam a presença de micróbios que podem causar doenças; entre os microorganismos mais encontrados estão os coliformes fecais. Ouça a notícia.

Nenhum comentário: