Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Presidente da Fruki conta histórias de sucesso a lideranças empresariais


Autoridades compuseram mesa principal na Fruki

uploads/destaques/2010-10/1288030474.jpg
Realizada na sede de Bebidas Fruki, a reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) reuniu nesta segunda-feira, dia 25, mais de 120 associados, lideranças empresariais e representantes da imprensa e entidades diversas no salão de eventos da empresa. O palestrante do encontro, diretor-presidente e presidente do conselho consultivo da Fruki, Nelson Eggers, compartilhou histórias de empreendedorismo e aproveitamento de oportunidades no mundo dos negócios com os convidados.

Terceira força do mercado gaúcho, a Fruki detém hoje 12% do segmento de refrigerantes no RS, com meta de chegar aos 20% nos próximos anos. No aspecto referente aos valores institucionais, o diretor-presidente, enfatizou a busca por excelência em gestão através, principalmente, da capacitação de toda a equipe. A empresa é referência nacional na qualidade de suas instalações industriais, produtos e serviços.

Oportunidades
Discorrendo sobre as oportunidades e os desafios na gestão, Eggers relatou histórias em que ficaram claras a perspicácia, o espírito empreendedor e a sensibilidade para as oportunidades que surgem no dia-a-dia da vida das organizações. Por exemplo, em 1992, através da parceria com outro grande fabricante de refrigerante, a Fruki aprimorou o desenvolvimento técnico na produção de guaranás e introduziu sua marca no mercado gaúcho.

Em 1996, a simples leitura de uma nota de jornal por Eggers, que noticiava a visita de diretores de uma multinacional de bebidas ao então governador do RS, Antonio Brito, fê-lo antever que haveria uma possível mudança do Fundo Operação Empresa (Fundopem). Acompanhando a legislação e mudanças do Fundo, o empresário conseguiu atrair um novo investimento para a Fruki, obtendo assim uma significativa evolução na sua operação.

A Fruki dá ênfase à sustentabilidade ambiental no desenvolvimento de seus negócios. Além do aproveitamento da água da chuva, os pavilhões industriais trabalham com iluminação natural ao longo do dia. Eggers salientou a busca de inovação contínua em gestão através da adesão ao PQGP e iniciativas e uso de ferramentas avançadas como gestão de pessoas, industrial, comercial e de distribuição, treinamento na Fundação Dom Cabral, mapeamento e redesenho de processos, alinhamento da tecnologia de informação ao negócio, boas-práticas-de-fabricação (BPF), analise dos perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e governança coorporativa.

Liderança
O presidente da Acil, Valmor Scapini, destacou a liderança e participação de Eggers na vida associativa empresarial. Lembrou aos presentes que foi na gestão do líder da Fruki na presidência da ACIL, em 1981, que a entidade expediu o primeiro documento oficial do Vale do Taquari pedindo a duplicação da BR-386.  

Entre dezenas de lideranças, a reunião teve a presença da prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso; presidentes da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ito Lanius, e da CIC Vale do Taquari, Ardêmio Heinnek; vice-presidente regional da Federasul, Paulo Hoppe; e do secretário da Indústria e Comércio de Lajeado, Carlos Alberto Martini.

Fonte: Ass. de Imprensa Acil
Foto: Marcelo Gouvêa

Nenhum comentário: