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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Consumo de água mineral cresce com avanço da classe C

A expansão da renda da população vai impulsionar o consumo de água mineral neste e nos próximos anos.

As vendas devem atingir 7,24 bilhões de litros no final de 2010, com aumento de 15,7% sobre o ano anterior, segundo projeções da consultoria Lafis.

Para 2011, a alta esperada é de 11,2%. Ambos os resultados vão superar o ritmo de crescimento do PIB brasileiro, que está estimado pela consultoria em 7,2% e 5,2% para 2010 e 2011, respectivamente.

O aumento da massa salarial e mudanças nos hábitos de consumo, principalmente da classe C, são os principais motivos para a expansão da bebida, segundo Renata Alves, analista da Lafis. "As pessoas passaram a consumir produtos que antes eram considerados supérfluos, como a água mineral." Outro fator que tem influenciado é a forte atuação de multinacionais, com aquisição de fontes de água e investimentos em embalagens.

O consumo per capita no Brasil ainda é baixo quando comparado ao de outros países. Em 2009, foi de 32,7 litros por ano, ante 106 litros nos EUA, segundo a Lafis.

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