Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Formação de uma Rede de Telecentros para apoio às Micro e Pequenas Empresas da Mineração

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia – SGM e a Associação Telecentro de Informação e Negócios – ATN firmaram Termo de Parceria para a edição 2010 do Projeto Rede de Telecentros para Apoio à Atividade de Mineração. Na edição 2009 essa ação conjunta capacitou cerca de 400 pessoas em conteúdos de Empreendedorismo e Gestão para Telecentros. Para 2010 a previsão e capacitar cerca de 12.000 pessoas em empreendedorismo, uso do Portal de Apoio ao Pequeno Produtor Mineral – PORMIN (www.pormin.gov.br) e cursos técnicos da área de mineração, além da formação de uma rede com cerca de 1.000 unidades de Telecentros para apoio ao setor mineral!

        A ATN é a parceira da Sociedade Civil responsável pela execução do Projeto Rede de Telecentros para apoio à atividade de mineração, que tem por finalidade criar um ambiente informacional, composto por Telecentros de diferentes iniciativas governamentais (federal, estadual e municipal), do setor privado e do terceiro setor, que já estão em operação no País, para a oferta de conteúdos de interesse das Micro Empresas – ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP.

         O principal objetivo do Projeto é o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte na área de mineração, através do estímulo ao desenvolvimento dos negócios existentes e da criação de novos empreendimentos, ações que surgem do amplo acesso à informações técnicas, serviços e oportunidades de negócios propiciados pela Internet, além de permitir a realização de cursos e treinamentos presenciais e à distância para os empresários e os trabalhadores do segmento de mineração.

         O Projeto pretende levar novas possibilidades para os Telecentros, estendendo a rede de apoio ao setor mineral, formando uma rede extensa e atuante em municípios onde há alguma atividade do setor mineral.

         Segue abaixo a descrição de alguns dos objetivos do Projeto para ano de 2010:

           1. Articulação de uma rede de Telecentros para apoio a microempresas e empresas de pequeno porte da área de mineração.

        2. Capacitação à distância para os gestores, colaboradores e usuários de Telecentros em empreendedorismo, para contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios da área de mineração.

         3. Oferta de cursos técnicos da área de mineração para os usuários da rede de Telecentros.

         4. Capacitação presencial em empreendedorismo para os dirigentes do setor mineral.

        Meta 1 – Dia 20/05/2010 ocorreu o pregão presencial para contratação de empresa especializada para execução da articulação de uma rede de Telecentros para apoio a microempresas e empresas de pequeno porte da área de mineração, a qual todos os Telecentros que aderirem aos cursos técnicos e/ou de empreendedorismo serão convidados para aderir também à Rede de Apoio. A ganhadora da licitação foi a empresa Sistemas de Ensinos Dr. Micro (www.drmicro.com.br), todos os interessados podem acessar o site da Dr. Micro por meio do link: http://www.drmicro.com.br/Empreendedorismo/ para saber mais de como aderir à Rede de Apoio.
       Meta 2 – A capacitação à distância para os gestores, colaboradores e usuários de Telecentros em empreendedorismo terá os cursos ministrados pela empresa Sistemas de Ensinos Dr. Micro (www.drmicro.com.br), ganhadora da licitação que ocorreu em 03/05/2010. Para acessar os cursos basta preencher a ficha de adesão aos cursos disponível no link: http://www.drmicro.com.br/Empreendedorismo/.
        Meta 3 – Para os cursos técnicos estamos em fase de seleção para contratação de empresa especializada para sua execução, em breve teremos o ganhador e informaremos para todos vocês.
         Meta 4 – A capacitação presencial ocorreu com êxito em Dezembro de 2009 e pode ter mais informações e fotos conferidas pelo link: http://www.redeaplmineral.org.br/eventos/workshop-telecentros-minerais/ e http://www.redeaplmineral.org.br/multimidia/banco-de-imagens/workshop-telecentros-minerais-12-2009.

         Em 2010, esperamos contar com sua participação para esse novo formato de Projeto no qual sua parceria é muito importante.

          Para mais informações de como aderir à rede e/ou ter os cursos disponibilizados em seu telecentro, entre em contato com a colaboradora Rosiana Souza pelo e-mail educ-rosiana@atn.org.br ou com a Dr. Micro pelo email comercial@drmicro.com.br, pelo site www.drmicro.com.br ou direto ao link: http://www.drmicro.com.br/Empreendedorismo/. Será muito bom contar com sua participação a favor dessa Rede de Telecentros, e assim fortalecermos ainda mais essa parceria que trabalha para o crescimento e desenvolvimento do seu Telecentros e sua comunidade.

Nenhum comentário: