Total de visualizações de página

sábado, 17 de abril de 2010

Copa do Mundo deve elevar consumo de bebidas em cerca de 15% no ES

Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br).

A partir do dia 15 de julho, milhões de brasileiros ficarão atentos aos jogos da Copa do Mundo, na África do Sul. E nesse período alguns setores deverão sofrer um aumento considerável nas vendas, como é o caso da comercialização das bebidas. No Estado, o consumo de bebidas (refrigerante, cerveja e água mineral) deve aumentar cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, proporção superior à média nacional, que terá um aumento de apenas 5%, conforme dados da consultoria britânica BernsteinResearch.

Para o presidente do Sindibebidas (Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado do Espírito Santo), Roberto Kausky, outros motivos além da Copa do Mundo também podem ser levados em consideração para o elevado consumo de bebidas em 2010. "O aumento é consequência de uma conjuntura de fatores, entre eles, o período pré-eleitoral e a pós crise, que revela um motivo positivo da recuperação financeira do país", afirma.

O setor. Aproximadamente 320 das 400 empresas capixabas do setor de bebidas, são produtoras de cachaça (devidamente registradas). Sindicalizadas, são 118. O setor gera mais de 8 mil empregos diretos e representa cerca de 2% do PIB estadual.

O setor de água mineral no Espírito Santo é constituído basicamente de pequenas empresas, sendo que 15 marcas exploram 12 fontes das 14 registradas. A produção do setor capixaba é de cerca de 82 milhões de litros de água por ano, correspondendo a 2% da produção nacional, que é de 4,1 bilhões de litros por ano.

Atualmente a fabricação capixaba é consumida no próprio Estado, pois segundo os empresários do segmento, as empresas têm dificuldades em vender nos Estados vizinhos. Por outro lado indústrias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo têm participação forte no mercado do Espírito Santo. De acordo com o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado do Espírito Santo (Sindibebidas), o Estado possui 15 empresas, entre pequenas e médias, localizadas nos municípios de Linhares, Serra, Alfredo Chaves, Domingos Martins e Pedra Azul.

A cadeia produtiva da indústria de água mineral movimenta fornecedores de máquinas e equipamentos, de vasilhames, rótulos, colas, polipropileno, tampas, lacres, filmes e caixas de embalagens.

Nenhum comentário: