Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de março de 2010

Lançamento Rede I

         A Associação dos Distribuidores de Água Mineral do Rio Grande do sul participou, ontem, 23, do lançamento da rede de informática Rede I. Um belo evento formado por 13 empresas que começam a trabalhar no sistema de redes de cooperação.

Sobre o Redes de Cooperação

         O Programa Redes de Cooperação é uma iniciativa do Governo do Estado para desenvolver a cultura do associativismo entre micro e pequenas empresas. O Programa integra o Departamento de Desenvolvimento Empresarial, da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul – Sedai.

         A ideia central de uma rede de cooperação é reunir empresas com interesses comuns. A formação em rede permite a realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas comuns e viabilizando novas oportunidades de negócios que, isoladamente, não seriam possíveis. As redes são formadas por blocos de pequenas empresas que compartilham, por exemplo, marketing, conhecimentos, compras, vendas, e assim, reduzem custos e se fortalecem.

         O Programa é desenvolvido por meio de convênios firmados entre o governo do Estado e universidades gaúchas, para que, com a articulação comunitária em suas regiões transfira a metodologia da formação de redes de cooperação. Entre as conveniadas, a Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), desenvolve e dá assistência às redes de cooperação criadas na Região Metropolitano do Delta do Jacuí, que abrange as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e Viamão, e na Região Litoral, atendendo mais 21 municípios dessa área.

Nenhum comentário: