Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010



          O início do ano é a época onde traçamos metas e fazemos promessas, e grande parte dessas promessas é: “Este ano eu emagreço!”. Aqui na therelli não foi diferente, dois de nossos colaboradores (incluindo eu) traçaram esta meta, seja para este ano ou como objetivo de vida ter uma alimentação e hábitos mais saudáveis.Eu, por exemplo, estou tirando de vez o refrigerante da minha vida (incluindo os lights/diets) e colocando mais água no meu dia-a-dia, desta forma tive um encontro magnífico com a àgua com gás. Confesso que odiava, mas hoje sou amante desta bebida, com um limãozinho e gelo é imbátivel!


         Água com gás é uma boa pedida para quem quer manter a forma, se hidratar e possuir hábitos mais saudáveis, sem perder o prazer de beber algo gostoso. Mas ai vem os mitos: água com gás faz mal, água com gás é a mesma coisa do refrigerante, etc, etc e etc. Sim, eu também me questionei destas coisas e fui atrás pesquisar sobre os mitos e verdades sobre este assunto. Pesquisei em vários sites e encontrei um texto, da coluna “Gourmet do portal IG” que resumiu todos as outra fontes que achei. Dê uma olhada e veja que ter uma vida mais saudável e de quebra perder uns quilinhos, pode ser algo prazeiroso também!

MITOS E VERDADES SOBRE A ÁGUA COM GÁS

(fonte: Portal IG – Coluna Gourmet)
Água é excelente de qualquer modo – mas a água com gás pode ser inserida no seu dia-a-dia para dar umas bolinhas a mais de prazer.

Tem quem adore o efeito das bolhas na boca e seja fã incondicional da água com gás. E tem que não curta muito esse diferencial. Só não vale ser aquele tipo de gente que se apega em mitos para acreditar que a água com gás é “pior” do que a natural. A nutricionista Samara Regina Andrade, de São Paulo, tira dúvidas muito comuns quando se trata da água gasosa.

A água com gás é diferente da natural? Verdade

A água com gás contém gás carbônico na composição. Hoje, a maioria das marcas à venda em mercados é do tipo gaseificada artificialmente, um processo industrial igual ao dos refrigerantes, no qual retira-se o oxigênio do líquido e injeta-se, no lugar, o gás carbônico, para dar o efeito frisante. Mas existe também a água com gás natural – chamada carbogasosa ou carbonatada. Essa surge do aquecimento subterrâneo. As fontes em geral ficam em regiões próximas de vulcões ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre. Ali, os dutos de magma atravessam as rochas até alcançarem os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água, e então o calor intenso quebra as moléculas dos minerais contidos na água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido naturalmente. O gás, nesse tipo de água, é bem mais suave.

Então a água com gás não é tão saudável quanto a natural? Mentira

A água com gás tem as mesmas propriedades de hidratação que a água sem gás, a água natural. E como forma de manter o corpo hidratado – com algo entre 1 e 2 litros de líquidos diariamente – optar pela água com gás é uma boa forma de variar. Ela só não pode ser a única fonte de hidratação, pois o gás em excesso pode acabar irritando a mucosa do estômago das pessoas que já são predispostas a problemas gastrintestinais.

A água com gás engorda e nos deixa inchados? Mentira

Água, sendo com ou sem gás, não possui calorias. Portanto, não engorda nem incha. Muitos se confundem com isso porque os refrigerantes, esses sim, engordam – mas não é o gás o responsável por isso, e sim as calorias do açúcar contido na bebida.

A água com gás servida com o cafezinho serve para “limpar” a boca? Verdade

Aquele copinho de água com gás que hoje acompanha os cafezinhos em bares e restaurantes mais sofisticados não deve ser bebido depois do café, mas sim antes, para limpar as papilas gustativas. Como as papilas são sensíveis, quando “limpas” nos permitem aproveitar melhor o sabor do cafezinho. Aliás, a água com gás funciona da mesma forma para os vinhos – bebendo um pouquinho antes, o sabor da bebida é melhor apreciado.

Nenhum comentário: