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sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alemanha: cerveja mais barata que água mineral

        O preço da cerveja na Alemanha, bebida que é considerada um símbolo do próprio país, caiu a pique no início do ano, devido à quebra no consumo, e já está, em alguns casos, abaixo do preço da água mineral.
          Nos supermercados de baixo preço, uma grade de cervejas, com 20 garrafas de meio litro, chega a ser vendida a 3,77 euros, ou seja, uma garrafa do dourado líquido custa 19 cêntimos, e um litro de cerveja 38 cêntimos.
          Lars Seyfrid, porta-voz da Campanha pela Boa Cerveja, a célere resposta dos apreciadores a esta situação, disse à Lusa que, "a estes preços, ninguém pode produzir uma boa cerveja".
        Nos cálculos de Seyfrid, para a bebida ser fabricada de acordo com o Reinheitsgebot (imperativo da pureza), que data de 1516 e estipula que a cerveja só possa ser fabricada com produtos naturais, cada garrafa de meio litro terá de custar, pelo menos, 28 cêntimos.
       A questão que se põe, assim, é saber se o comércio a retalho está a vender cerveja abaixo do preço da produção, o que viola as leis contra a concorrência desleal, ou se a qualidade da cerveja piorou, acusações que os supermercados "discounter" negam.
        "O preço de venda está abaixo do preço de compra, obviamente, e a qualidade é a mesma de sempre", disse um porta-voz da cadeia de lojas Netto, explicando que os retalhistas estão a levantar directamente o produto nas cervejeiras, para lhes aliviar os "stocks", obtendo assim preços mais favoráveis.
        Para o consumidor alemão, sobretudo para os bons bebedores, a redução de preços é uma bênção, e paradoxalmente deve-se a uma quebra sensível no consumo no país que chega a ser identificado como a pátria da cerveja.
       Em 1990, cada alemão bebia em média 143 litros de cerveja por ano, valor que actualmente é de apenas de 111 litros.
       Como o número de cervejeiras se mantém estável há vários anos, começou a haver muita cerveja no mercado, excepção feita ao Verão de 2006, em que a Alemanha acolheu mais turistas por causa do Mundial de Futebol, disputado sob uma onda de calor pouco habitual, e a cerveja chegou a esgotar-se.

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