Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cabinda inaugura fábrica de água mineral

Cabinda - Uma fábrica de água mineral denominada "Tchiowa" foi inaugurada sexta-feira, na localidade de Tchimutiako, arredores da cidade de Cabinda, no quadro das festividades do 34º aniversário da Independência Nacional, assinalado no dia 11 de Novembro.
O investimento feito no empreendimento, uma iniciativa privada, está orçado em nove milhões e 500 mil dólares norte-americanos, sendo dois milhões financiados pelo banco BIC e os restantes por fundos próprios.
A fábrica, construída em dois anos, tem capacidade para, numa primeira fase, produzir 50 mil garrafas de água mineral por dia. Prevê, nos próximos três anos, aumentar gradualmente a produção para a casa das 100 e 120 mil garrafas/dia.
A fábrica emprega actualmente 42 trabalhadores e deverá atingir, nas próximas duas semanas, 93 postos de trabalho directos.
Certificado pelo Instituto Nacional de Controlo de Qualidade Alimentar, adstrito ao Ministério da Saúde, o produto da fábrica será canalizado para o mercado de Cabinda (primeira prioridade), campo petrolífero do Malongo, Soyo (base do Kwanda, no Zaire) e Luanda, numa segunda fase.
O governador provincial, Aníbal Rocha, que presidiu o acto de inauguração do empreendimento, que ocupa uma área de 12 mil 264,25 metros quadrados, disse que Cabinda orgulha-se por ganhar esta unidade fabril que engrandece o parque industrial do país e da província em particular.
"Foi um investimento produzido por filhos desta terra. Grande parte dela feito com recursos próprios e da sua boa vontade, conseguindo trazer para a população de Cabinda um empreendimento que vai tocar muito na vida dos seus habitantes”, disse Aníbal Rocha.
Já o proprietário da fábrica, Francisco Raul Rocha, disse que a fábrica funcionará com absoluta autonomia técnica, produzindo todos os componentes para a produção de garrafas, importando unicamente os rótulos e a resina granulada, o que torna a fabrica numa unidade de produção dinâmica e competitiva na produção de águas engarrafadas.

Nenhum comentário: