Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Efeito cambial faz receita da Danone cair 1,7% no trimestre

PARIS - A francesa Danone viu a receita cair 1,7% no terceiro trimestre, conforme as vendas de água mineral e iogurte fora da Europa sofreram com a desvalorização de algumas moedas perante o euro.
A empresa, dona da água Evian e dos iogurtes Activia, teve faturamento de 3,78 bilhões de euros (US$ 5,7 bilhões) entre julho e setembro, abaixo dos 3,85 bilhões de euros do mesmo período do ano passado.
Em nota, a Danone afirmou que a debilidade do peso mexicano, da libra esterlina, do rublo russo e do zloty polonês tem boa parte da responsabilidade pela queda na receita. A empresa teria tido aumento de 4,1% no faturamento trimestral ajustado - ou seja, se fossem excluídos o impacto cambial e o efeito da venda de uma de suas unidade de bebidas no ano passado.
O segmento de laticínios, a maior divisão, reportou vendas ajustadas 2,3% maiores. O aumento do volume comercializado compensou a queda de preços durante o trimestre, graças a descontos para o consumidor e campanhas publicitárias.
Também em termos ajustados, as vendas de água mineral subiram 4,6% no trimestre, conforme a maior demanda em países emergentes como Indonésia, México e Argentina compensou a menor procura em países desenvolvidos.
O resultado do trimestre deixou a receita da Danone nos nove primeiros meses de 2009 2,1% menor do que a de 2008, em 11,3 bilhões de euros. A companhia disse estar no caminho para atingir as metas de melhora nos lucros deste ano, incluindo a de ter 4% de crescimento de vendas no segundo trimestre e a de ter um aumento de mais de 10% nos lucros por ação, ambos em bases iguais e ajustadas de comparação.
(Associated Press)

Nenhum comentário: